sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais direto aos Sarney-Murad impossível: "Máfias e políticos corruptos são frequentadores assíduos dos paraísos fiscais"


Do blog do Emir Sader, hospedado na Carta Maior, o artigo "Os prostíbulos do capitalismo". O sociólogo e primeiro suplente do senador Lindberg Farias (PT/RJ) refere-se aos paraísos fiscais. Caracteriza ele:

"Os chamados “paraísos fiscais” são verdadeiros prostíbulos do capitalismo. Nesses territórios se praticam todos os tipos de atividade econômica que seriam ilegais em outros países, captando e limpando somas milionárias de negócios como o comércio de armamentos, do narcotráfico e de outras atividades similares. Os paraísos fiscais, que devem somar um total entre 60 e 90 no mundo, são micro-territórios ou Estados com legislações fiscais frouxas ou mesmo inexistentes. (...) Eles têm um papel central no universo das finanças negras, isto é, dos capitais originados de atividades ilícitas e criminosas. Máfias e políticos corruptos são frequentadores assíduos desses territórios".

Só para lembrar: "Documentos em poder do executivo suíço Rudolf Elmer mostram que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o marido dela, Jorge Murad, fizeram operações secretas no banco Julius Baer, nas Ilhas do Canal e Ilhas Virgens, dois dos mais conhecidos paraísos fiscais." (O Globo, 20/01/2011).

Acesse aqui o artigo do Blog do Emir.

Nenhum comentário: