segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Do blog do John Cutrim: Escândalo nacional - Fantástico flagra caos, abandono e situações desumanas das delegacias maranhenses

Boa síntese do Fantástico - Rede Globo, de ontem, feita pelo John Cutrim. Segue Abaixo. Eis também a matéria para quem ainda não assistiu ou deseja rever. É o melhor governo da vida da Roseana Sarney...!!

John Cutrim - O Maranhão, mais uma vez, foi motivo de vexame nacional. Em matéria veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo – neste domingo (30) – foram exibidas cenas do descaso, da falta de estrutura e do estado de abandono do sistema prisional maranhense. Em um raio-X das delegacias do nosso Estado, a equipe de reportagem do Fantástico flagrou o caos e o tratamento desumano dispensado aos presos nestas unidades. Um verdadeiro escândalo nacional que demonstra falhas graves na política de segurança pública do governo Roseana Sarney.
A primeira delegacia visitada pela equipe do Fantástico, na incursão que fez por vários distritos policiais do interior do Estado, foi a de Bacabal. Lá, um fato deprimente: uma espécie de ‘gaiolão’ era utilizado para armazenar os presos, como se estivessem em um zoológico. Verificou-se que o que era para ser uma cela, mais parecia uma jaula para seres humanos. Foi constatado pelo repórter que não havia água, banheiro e muito menos teto. Se começasse a chover, sem opção, os presos ficavam na chuva.
Os encarcerados relataram ao repórter o sofrimento por qual passavam. “Agorinha, eu rezei para não chover mais. Se cair outra chuva aqui, Ave Maria, nós estamos mortos. Desejava mais morrer do que ficar aqui dentro”, desabafou um preso. (Veja no vídeo acima).
“Ela é destinada ao banho de sol e ao encontro de visitantes. Mas, na verdade, funciona como um depósito para colocar presos”, explicou à reportagem o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, Amon Jessen. (leia mais aqui no John Cutrim)
Aqui, o link para a matéria na Globo.com.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Veja sobre o "mensalão" no PT maranhense: BELEZA DE "AUXÍLIO"


Réu confesso, de acordo com a Veja desta semana, em qualquer partido sério Fernando Magalhães teria sua expulsão dada como certa. Não é o caso do PT/MA sob controle do vice-governador Washington e Cia. 

Magalhães, secretário geral do partido, não só reconhece que recebeu os 32 mil reais dos cofres públicos como afirma não ter feito qualquer curso ou pesquisa para tanto.

Em qualquer comunidade acadêmica séria, já teriam pipocados pedidos de explicação à FAPEMA por parte de entidades de professores, estudantes e técnicos, coordenação de programas de pós, reitoria, vice ou direção regional da SBPC e congêneres. Não tem sido, até agora, o caso da comunidade universitária da UFMA e UEMA.

Além do petista, as denúncias também envolvem ex-prefeitos e aliados políticos do grupo Sarney pelo interior do Estado. Em qualquer Estado Democrático de Direito sério, o Ministério Público, a OAB ou a bancada parlamentar de oposição na Assembléia Legislativa já teria iniciado um processo de investigação ou CPI. Será exemplo disso o Maranhão?

Vamos a ver...


BELEZA DE "AUXÍLIO"




"O Ministério Público do Maranhão investigará a distribuição irregular de bolsas de estudo entre aliados da governadora Roseana Sarney, do PMDB. A Fundação de Amparo à Pesquisa, ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, pagou bolsas de "auxílio à pesquisa" a ex-prefeitos, secretários de estado e lideranças regionais petistas. Em 2010, por exemplo, o secretário geral do PT do Maranhão, Fernando Antonio Magalhães,  levou 32.000 reais. Ele próprio admite que não esteve inscrito em curso algum, nem trabalhaou em nenhum estudo no período. Magalhães recebeu a bolsa até dezembro. Neste mês, não precisou mais dela: foi nomeado assessor do gabinete do vice-governador." - Panorama-Holofote, Revista Veja (edição 2202, p. 36, de 02/02/2011)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Randolfe: o anti-candidato (do Psol e dos maranhenses contrários aos escândalos) no Senado

Dono de uma bancada de dois senadores, o PSOL decidiu “disputar” com o grão-pemedebê José Sarney a presidência do Senado.
Chama-se Randolfe Rodrigues o postulante do PSOL. Elegeu-se pelo Amapá, o mesmo Estado que mandou Sarney ao Congresso.
“Uma segurança nós já temos: o próximo presidente do Senado será do Amapá”, ironiza Randolfe.
Ciente de suas limitações, o novato do PSOL se autodefine como um “anticandidato”. Compara-se a um velho ícone do ex-PMDB:
“Nós carregamos o simbolismo de uma anticandidatura. Navegamos nas mesmas águas que Ulysses Guimarães navegou”.
Formado em História, o senador Randolfe alude um verbete da enciclopédia referente a 1973, ano em que o Brasil respirava os ares da ditadura.
Nessa época, Ulysses liderava um PMDB que ainda se chamava MDB. Sarney militava na Arena, o partido do regime militar.
Ulysses lançou-se na corrida presidencial. Sabendo-se derrotado, discursou assim na convenção do MDB, em 23 de setembro de 1973:
"Não é o candidato que vai percorrer o país, é o anticandidato, para denunciar a antieleição, imposta pela anti-Constituição".
O general Ernesto Geisel prevaleceria sobre Ulysses no colégio eleitoral por 400 votos contra 75.
Mal comparando, dá-se coisa parecida no Senado de 2011. Sarney, agora um morubixaba do PMDB, tornou-se, por assim dizer, um candidato fluvial.
Todos os partidos com assento na Casa escoaram, em movimento lerdo e passivo, para o colo de Sarney.
Não fosse a decisão do PSOL de nadar contra a maré, Sarney seria unanimidade. “Pelo menos dois votos nós teremos”, diz Randolfe.
Sua conta inclui, além do próprio voto, o de sua única colega de bancada, a recém-eleita Marinor Brito (PSOL-PA).
“A anticandidatura não é um gesto fortuito, impõe responsabilidades”, diz Randolfe. Mirando-se em Ulysses, o PSOL deseja como que denunciar uma “antieleição”.
Além do canudo de historiador, Raldolfe é bacharel em Direito e mestre em ciência política. Embora neófito nas artimanhas do Senado, parece dominar a simbologia da Casa.
Ele resume assim a mensagem de seu partido: “Nos últimos quatro anos, o Senado viveu uma gravíssima crise ética e moral...”
“...Seria importante que os senadores sinalizassem para a sociedade alguma preocupação com a mudança. Nós não acompanharemos a maioria”.
Sarney caminha para a tetrapresidência sem o inconveniente de ter de debater um programa para sua “nova” gestão.
Para diferenciar-se, Randolfe esgrime uma plataforma que, no mínimo, lembrará aos 81 senadores que, se quisessem, teriam o que fazer. Consiste em quatro pontos:
1Autonomia: “O Senado tem de ser protagonista da cena política, independente e autônomo. Não pode ser Casa de recepção de medidas provisórias. As que forem aceitas, tem de respeitar os preceitos constitucionais de relevância e urgência”.
2Fiscalização: “O Senado, assim como a Câmara, tem a obrigação de exercer a nobre atribuição constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo”.
3Ética: “O Senado não pode fingir que nada aconteceu. A Casa tem de passar por uma profunda reforma ética: transparência de todos os atos e nomeações, contas na internet, tudo submetido ao controle público”.
4Reformas: “Queremos agilizadar as reformas política e tributária. Não reformas de interesse dos políticos, mas da sociedade. O Congresso não pode ser presa do Executivo. Sua agenda tem de ser a agenda do Brasil”.
Segundo Randolfe, o PSOL não é movido a caprichos. O partido se dispõe a apoiar “outro candidato mais viável, que encarne a mudança”.
Nesta sexta (28), o próprio Randolfe abriu diálogo com colegas de outras legendas. Procurou Lindberg Farias (PT-RJ) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Egresso do movimento estudantil, Randolfe conhece Lindberg da UNE. Os dois pintaram a cara e foram ao alfasto pelo impeachment de Fernando Collor.
Hoje, porém, Lindberg está noutra. Integra uma megacoligação que inclui Collor e, sobretudo, Sarney. Disse que não tem como divergir da posição oficial do PT.
Cristovam, ficou de fazer consultas. A legenda dele, o PDT, compõe a mesma supercoligação. Seu mandachuva, Carlos Lupi, chefia o Ministério do Trabalho.
“Se o diálogo não prosperar, o PSOL terá candidato. Está resolvido”, diz Randolfe, em timbre peremptório.
Sabe que não tem a mais remota chance de prevalecer sobre o candidato fluvial. Mas deseja borrifar na corrente pró-Sarney palavras incômodas:
“No mínimo, o Senado teria de fazer uma autocrítica. Tudo está acontecendo como se nada de extraordinário tivesse ocorrido aqui. A sociedade espera mais”. (Fonte: Blog do Josias de Sousa)

Em 28 de janeiro: 158 anos do poeta e herói cubano José Martí

José Martí nasceu em Havana em 28 de janeiro de 1853 e morreu em Dos Ríos, em 1895.

Foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Além de poeta e pensador, desde a juventude demonstrou simpatia pelas ideias revolucionárias que gestavam entre os cubanos. Para ele, a luta deveria ser uma verdadeira transformação cubana em todos os aspectos: econômico, político e social.

Os ideais de Martí, junto com o marxismo-leninismo, guiam a política de Cuba até hoje. Conheça mais sobre a vida e obra do maior defensor da liberdade da ilha aqui.


Em tempo:

Pela primeira vez no Brasil, uma escola de samba terá como tema Cuba durante um desfile de Carnaval. Em 2011, a iniciativa é da União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC). O samba-enredo tem como tema: “Cuba sim! Em nome da verdade”.





Abaixo O cantor e compositor cubano Joseito Fernandes, em sua última aparição na TV - dica do Portal vermelho-, que transformou em música versos de Poemas Sensillos de Martí, dando origem à talvez mais popular música latino-americana: Guantanamera.


Poesia de Quinta - Número 116

Por Deíla Maia

Pessoal, 

A última Poesia de Quinta foi sobre um tema bem sério e que sempre merece nossa reflexão, a morte. Então, resolvi fazer a de hoje sobre um tema bem mais leve, curioso e engraçado: o PIROCAUJA. 

Para quem não é daqui de São Luís, trata-se de um fruto de maracujá, que nasceu no município de São José de Ribamar, que fica dentro da ilha de São Luís e que ficou famoso por apresentar uma forma bem peculiar. 

Uma imagem vale mais do que mil palavras (frase que reli ontem e que realmente é verdadeira). 
 
 
 
Bem, e sobre este fato, digamos assim, curioso, o dr. José Cláudio Pavão Santana, que foi meu professor de Direito Constitucional na UFMA, é advogado, Procurador do Estado do Maranhão, com um vasto currículo profissional, fez esta bem humorada poesia, que tenho o prazer de compartilhar com vocês agora.
 
Beijos,
Deíla
O pé de maracujá (Em Ribamar)
José Cláudio Pavão Santana
Parece estória de caça,
ou de pesca, sim senhor.
Mas nesta terra de cá
o fato é desafiador.

Nesta terra das palmeiras
onde a "mandança" a uns cabe.
Dá de tudo e mais um pouco.
Pode crer, isto é verdade!

Há estradas que nada liga,
que dá em lugar nenhum.
Mas há muito inaugurada,
como se desse a lugar algum!

Há central de tratamento,
que não tem cano a ligar.
Se liga na propaganda,
a escoamento não dá.

De todas as obras prometidas
Há 72 esperadas.
Elas virão, isto é certo!
Parecidas com a estrada.

Para que não me rotulem
de descrente, demente ou similar.
Vou relatar o ocorrido,
em São José de Ribamar.

Por absurdo que pareça
acaba de acontecer.
Maracujeiro dá falo.
É verdade! Pode crer!

Estampa o jornal de hoje
com destacada figura.
Um pé de maracujá,
sustentando a "criatura".

Se disserem que é invento
mentira ou coisa igual.
Está na primeira página
do Jornal O Imparcial.

Nesta terra quase tudo
tinha a impressão de ter visto.
Político eleito, sem voto,
voto jogado no lixo.

Mas uma coisa agora sei.
Ninguém desminta o que falo.
Nesta terra de intrigas.
até pé maracujá dá falo.


Obs.: Quando o autor diz “Maracujazeiro dá falo”, o falo nesse caso remete a formas que simbolizam um pênis ereto, como a gravata masculina. (nota do autor).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Melhor ainda o filme de Jérôme Perret - Andiroba, uma luta pela terra: NÃO DÁ PRA NÃO VER!

Do professor Wagner Cabral colho a sugestão do filme Andiroba - uma luta pela terra. Excelente sugestão.

O filme de Jérôme Perret, da IDIP Films, revela a luta do povo do Baixo Parnaíba, dos movimentos em defesa do meio ambiente e contra a monocultura de eucalipto em Urbano Santos. Destaque ao grande Padre Vale. Como diz a sinopse:

"No baixo Parnaíba, a madeira de eucaliptos é transformada em carvão e utilizada como combustível na transformação do mineral de ferro. As plantações de eucaliptos em larga escala engendram uma monocultura que transforma a terra num "deserto verde". Os produtores de madeira despejam os pequenos agricultores que são apenas posseiros na suas terras. Sem nenhum outro recurso, fora a terra onde vivem há gerações, esses agricultores perdem seu único meio de subsistência. Refutando essa fatalidade, muitos escolhem resistir para defender sua dignidade e seu direito à terra. Andiroba mostra a luta dessas comunidades camponesas através do olhar e do trabalho de mobilização e de resistência de Vale, um ex-padre. Nessa viagem pelo Estado do Maranhão, tomamos com ele um caminho que parece com sua vida, o caminho de Andiroba".

São seis partes possíveis de baixar no You Tube. Abaixo, as partes 1 e 2.

Neste link (http://www.youtube.com/watch?v=KkeorGmlrY0&hd=1) é possível assistir os demais capítulos.







Muito boa a entrevista de Assange-Wikileaks: não dá pra não de ler!

Ponto para Carta Capital. Leia na íntegra a entrevista com Julian Assange, do Wikileaks. Posições bem firmes pelo fortalecimento da sociedade civil organizada contra os Estados que tudo (creem) poder: DISTRIBUIR INFORMAÇÃO É DISTRIBUIR PODER, opina Assange.

Deveria ser convidado a figuar o principal destaque do Fórum Social Mundial deste ano. 

Confira:
"A manipulação das informações pela mídia é mais perigosa, porque quando um governo as manipula em detrimento do público e a mídia é forte, essa manipulação não se segura por muito tempo. Quando a própria mídia se afasta do seu papel crítico, não somente os governos deixam de prestar contas como os interesses ou afiliações perniciosas da mídia e de seus donos permitem abusos por parte dos governos"

"O WikiLeaks tem uma história de quatro anos publicando documentos. Nesse período, até onde sabemos, nunca atestamos ser verdadeiro um documento falso (...)  Diferente de outras organizações de mídia que não têm padrões claros sobre o que vão aceitar e o que vão rejeitar, o WikiLeaks tem uma definição clara que permite às nossas fontes saber com segurança se vamos ou não publicar o seu material.
Aceitamos vazamentos de relevância diplomática, ética ou histórica, que sejam documentos oficiais classificados ou documentos suprimidos por alguma ordem judicial."
 "Se eu tiver que escolher um só telegrama, entre os poucos que eu li até agora – tendo em mente que são 250 mil – seria aquele que pede aos diplomatas americanos obter senhas, DNAs, números de cartões de crédito e números dos vôos de funcionários de diversas organizações – entre elas a ONU.
Esse telegrama mostra uma ordem da CIA e da Agência de Segurança Nacional aos diplomatas americanos, revelando uma zona sombria no vasto aparato secreto de obtenção de inteligência pelos EUA."  (leia mais)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Folha de São Paulo: "Aliado de Sarney, Silas Rondeau vira alvo central da Polícia Federal"

Já existem elementos, segundo policiais, para indiciar o ex-ministro por suspeita de tráfico de influência no governo 

Segundo a investigação, o ex-titular de Minas e Energia tem prestado consultoria em área de expansão da Petrobras 


LEONARDO SOUZA
DE BRASÍLIA 

O ex-ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) virou um dos alvos centrais do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na Operação Faktor (ex-Boi Barrica).
Investigadores encarregados do caso ouvidos pela Folha afirmam já ter elementos para indiciá-lo sob a suspeita de tráfico de influência em estatais na área de energia, incluindo a Petrobras.
Apadrinhado do senador José Sarney (PMDB-AP), Rondeau ocupa desde 2006 uma cadeira no Conselho de Administração da companhia petrolífera na cota do governo -a presidente Dilma o manteve no cargo.
O ex-ministro recebe R$ 6.670 mensais para participar de uma reunião por mês na estatal. A Folha deixou recados na casa e no escritório de Rondeau, mas ele não ligou de volta.
O nome do ex-ministro já havia aparecido numa primeira fase da operação, mas não como um dos focos principais da investigação.
A PF reuniu uma série de documentos e gravou, com autorização da Justiça, conversas de terceiros que citam a participação do ex-ministro em episódios que caracterizariam o tráfico de influência na Petrobras.
Com base no material apreendido, a PF e o Ministério Público iniciaram uma nova etapa da Faktor no final do ano passado e aprofundaram a investigação sobre o papel de Rondeau nos negócios que envolvem o grupo do empresário Fernando Sarney, filho do senador e principal alvo da operação.
De acordo com a investigação, o ex-ministro tem prestado consultoria na área de energia eólica, ramo em que a Petrobras planeja ampliar seus investimentos.
No inquérito, os policiais afirmam que Rondeau "figura como sócio oculto" de escritórios de consultoria para "mascarar" o recebimento de recursos por serviços prestados a empresas privadas.
"Vou estar com o Silas na terça. Vocês vão ver só uma coisa. Ah, p., ele é do conselho da Petrobras. Vocês vão ver", diz Flávio Lima, empresário ligado a Fernando Sarney e também investigado na Faktor, numa das conversas gravadas pela PF.
No diálogo, Lima cobrava R$ 160 mil de uma empresa.
A Faktor é a terceira operação da PF em que Rondeau figura entre os suspeitos de corrupção e desvio de recursos públicos.
Ele foi obrigado a abandonar a pasta de Minas e Energia em 2007, acusado de receber R$ 100 mil em propina para favorecer empresas privadas em obras federais.
Em 2008, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o ex-ministro por corrupção e formação de quadrilha.
O nome de Rondeau surgiu também na operação Castelo de Areia.
A PF apreendeu um manuscrito que registra o pagamento de R$ 300 mil ao lado da inscrição "Ex. Min. Sil". Segundo a PF, "ao que tudo indica", trata-se de Rondeau.
Num primeiro momento da Faktor, a PF concentrou a investigação em transações do grupo de Fernando Sarney com o setor público.
Ele foi indiciado sob a acusação de formação de quadrilha e falsidade ideológica, entre outros crimes. Na segunda etapa, indiciado sob acusação de evasão de divisas. Ele nega as acusações.(Folha-25/01/2011-aqui, só para assinantes)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Já pensou se a moda pega: Em São Luís, também queremos CERVEJA, FRITAS e GOVERNO!!


Do Blog do Noblat (24/01/2011):

"Belgas protestam e pedem 'cerveja, fritas e governo'

Bate Felix, O Globo

Dezenas de milhares de belgas foram às ruas no domingo para tentar envergonhar líderes políticos que ainda não conseguiram formar um governo mais de sete meses depois das eleições, deixando o país à mercê dos mercados financeiros.
Nos últimos dois meses, os mercados financeiros também passaram a prestar mais atenção ao impasse, aumentando os custos de dívida do país.
Organizadores da manifestação "Vergonha: um grande país sem governo", disseram que mais de 50 mil pessoas participaram da marcha que atravessou a capital Bruxelas. A polícia indicou que foram em torno de 34 mil.
Os manifestantes foram encorajados a vestir branco, uma lembrança da "marcha branca" de 1996 quando 300 mil belgas foram às ruas para pedir melhor proteção às crianças depois que o assassino em série e pedófilo Marc Dutroux foi preso. Branco é visto como a cor da esperança.
"Muitos disseram que foi sem importância, inocente ou raso. Mas deixa eu perguntar: o que há de sem importância em pedir que tenhamos um governo?", disse o estudante e co-organizador Thomas Ryberghs à multidão, que espontaneamente retrucou cantando "sim, podemos."
Uma faixa incluía os alimentos prediletos dos belgas com a exigência, dizendo: "Queremos cerveja, fritas e governo." "

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais direto aos Sarney-Murad impossível: "Máfias e políticos corruptos são frequentadores assíduos dos paraísos fiscais"


Do blog do Emir Sader, hospedado na Carta Maior, o artigo "Os prostíbulos do capitalismo". O sociólogo e primeiro suplente do senador Lindberg Farias (PT/RJ) refere-se aos paraísos fiscais. Caracteriza ele:

"Os chamados “paraísos fiscais” são verdadeiros prostíbulos do capitalismo. Nesses territórios se praticam todos os tipos de atividade econômica que seriam ilegais em outros países, captando e limpando somas milionárias de negócios como o comércio de armamentos, do narcotráfico e de outras atividades similares. Os paraísos fiscais, que devem somar um total entre 60 e 90 no mundo, são micro-territórios ou Estados com legislações fiscais frouxas ou mesmo inexistentes. (...) Eles têm um papel central no universo das finanças negras, isto é, dos capitais originados de atividades ilícitas e criminosas. Máfias e políticos corruptos são frequentadores assíduos desses territórios".

Só para lembrar: "Documentos em poder do executivo suíço Rudolf Elmer mostram que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o marido dela, Jorge Murad, fizeram operações secretas no banco Julius Baer, nas Ilhas do Canal e Ilhas Virgens, dois dos mais conhecidos paraísos fiscais." (O Globo, 20/01/2011).

Acesse aqui o artigo do Blog do Emir.

Gramsci: 120 anos

Abaixo, Ecos deixa os links para dois excelentes textos do Especial 120 anos de Gramsci, publicado pelo saite da Fundação Maurício Grabois (ligada ao PCdoB), acerca de vida e obra de Antônio Gramsci, um dos maiores pensadores marxistas do século XX: "A vida e a obra de Antonio Gramsci", de Augusto Buonicore, e "Atualidade de Gramsci", de Carlos Nelson Coutinho.

Gramsci nasceu em 22 de janeiro de 1891, na ilha de Sardenha - região das mais pobres da Itália. Morreu em 27 de abril de 1937, aos 46 anos, após 10 anos de prisão por conta de perseguição aos deputados comunistas italianos. A prisão tirou-lhe a vida lentamente, fragilizando sua saúde. Ainda assim, durante a prisão escreveu sua principal obra: Cardernos do Cárcere.

Como se dizia antes, NÃO HÁ PRÁTICA REVOLUCIONÁRIA, SEM TEORIA REVOLUCIONÁRIA. Nestes tempos em que se debate mais a gestão do capital do que sua superação, ou se realiza um adesismo rebaixado à oligarquia maranhense, reviver Gramsci é relembrar que a política, sob herança dos sonhos da esquerda, só tem sentido se transformadora da realidade em favor dos explorados. Gramsci buscou sobretudo refletir sobre os caminhos rumo a esse sonho.

Vida longa às idéias de Antonio Gramsci!


Leia abaixo o artigo completo de Augusto Buonicore.

A VIDA E A OBRA DE ANTÔNIO GRAMSCI
Por Augusto C. Buonicore

Sem dúvida nenhuma, o preconceito e o sectarismo estão por trás desse injustificável desconhecimento. Na década de 1990 a estes dois aspectos se juntou outro: a crise da perspectiva revolucionária e a capitulação de vários intelectuais e organizações do campo da luta pelo socialismo. Hoje, mais do que nunca, é necessário resgatar a história e as contribuições teóricas de homens como Lênin e Gramsci. Somente assim poderemos construir alternativas viáveis para a crise do socialismo e para a teoria que lhe serviu de suporte durante todo o século XX: o marxismo. (leia mais)


Leia abaixo o artigo completo de Carlos Nelson Coutinho.

Atualidade de Gramsci
Por Carlos Nelson Coutinho

(...) a atualidade de Gramsci não é, simplesmente, a atualidade própria de todo pensador "clássico" (2). Decerto, no quadro da atual hegemonia neoliberal, não são poucos os que, mesmo no seio da esquerda, tentam mumificar Gramsci, transformando-o num mero "clássico": ele seria atual, mas como todo clássico é atual. Decerto, também Maquiavel e Hobbes, por exemplo, são atuais: todo aquele que leu O Príncipe ou o Leviatã sabe que inúmeras reflexões feitas nessas obras continuam a ser importantes para compreender a política no mundo atual. Mas não é esse o tipo de atualidade de Gramsci: embora também já seja um "clássico", a atualidade do autor dos Cadernos do cárcere - ao contrário daquela de Maquiavel ou de Hobbes - resulta do fato de que ele foi intérprete de um mundo que, em sua essência, continua a ser o nosso mundo de hoje. (leia mais)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Globo - No WikiLeaks: Roseana Sarney fez operações secretas em paraísos fiscais, diz executivo suíço

Por Jailton de Carvalho - O Globo, 20/01/2011
BRASÍLIA - Documentos em poder do executivo suíço Rudolf Elmer mostram que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o marido dela, Jorge Murad, fizeram operações secretas no banco Julius Baer, nas Ilhas do Canal e Ilhas Virgens, dois dos mais conhecidos paraísos fiscais. Na última segunda-feira, Elmer entregou parte dos papéis, uma lista com nomes de dois mil empresários e políticos acusados de movimentação de dinheiro de origem suspeita, ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange. Para Elmer, essa seria uma forma de combater a sonegação, a corrupção e a lavagem de dinheiro em âmbito internacional. Ele foi preso na última quarta-feira sob acusação de quebra de sigilo bancário.
Na relação, obtida pelo GLOBO antes de o material ser encaminhado ao WikiLeaks, constam ainda os nomes de outros brasileiros e de empresários e políticos de outros países. Numa entrevista em Londres, logo depois de receber a lista de Elmer, Assange disse que iria repassar o material para o "Financial Times" e para a "Bloomberg".
Roseana e Murad: emissários de depósito de US$ 10 mil
Os nomes de Roseana e Jorge Murad aparecem associados à Coronado Trust-JBTC, que seria administrada pelo também brasileiro Joseph Brafman. Na lista de Rudolf, Roseana e Murad aparecem como emissários de um depósito de US$ 10 mil.
A transação foi feita numa operação triangular com a Totar Business Corporation, empresa aberta nas Ilhas Virgens para gerenciar a Coronado Trust e, com isso, dificultar ainda mais a identificação dos verdadeiros donos do negócio.
O repasse foi registrado em 27 de setembro de 1993. Roseana e Murad fundaram a Coronado Trust em 1993 e a mantiveram aberta até 1999. Trust é uma espécie de contrato que dá ao titular poderes para fazer movimentações financeiras e patrimoniais em nome de terceiros.
Entre os brasileiros da lista de Elmer estão ainda Luiz Fernando da Cruz Secco e Sônia Silva da Cruz Secco, destinatários de US$ 900 mil. Os dois são do Rio de Janeiro. Aparece também o nome da Fabus Foundation, cujo contato é José Diniz de Souza, também beneficiário de US$ 900 mil. Pelos documentos, a Foundation tem sede em Campinas. Na lista constam ainda nomes de americanos, ingleses, alemães, espanhóis, árabes, chineses, canadenses, argentinos, gregos, irlandeses, libaneses, mexicanos, malteses, peruanos e suíços, entre outros.
Rudolf Elmer tem dito que decidiu vazar os documentos para coibir a sonegação, a lavagem e a corrupção que, para ele, seriam acobertadas em parte por regras do sistema financeiro que opera em paraísos fiscais. Ele trabalhou na sede do banco, na Suíça, e depois chefiou as operações da instituição nas Ilhas Cayman. Num determinado momento, entrou em choque com a empresa e decidiu vazar um dos segredos mais cobiçados: a movimentação de dinheiro de quem tenta pagar menos impostos, esconder patrimônio ou simplesmente escapar de investigações fiscais ou criminais.
Trust teria sido mantida sem movimentação
Procurados pelo GLOBO, Roseana e Jorge Murad confirmaram a existência da Coronado Trust. Segundo o advogado da governadora, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Murad decidiu abrir a Trust no início da década de 90 para proteger o patrimônio. Naquele período, ele teve uma filha numa relação fora do casamento. O advogado disse, no entanto, que a Trust não recebeu ou repassou dinheiro a partir do Julius Baer. Ela teria sido mantida por seis anos sem qualquer movimentação.
- O depósito (que aparece no arquivo de Elmer) foi apenas para custear as despesas da própria Trust - disse Kakay.
Em dezembro do ano passado, Kakay se reuniu com dirigentes do banco Julius Baer na Suíça e obteve uma declaração de que a Coronado não recebeu recursos da Totar. O GLOBO tentou, sem sucesso, localizar Joseph Brafman. O advogado enviou nesta quarta-feira uma mensagem aos defensores de Assange alertando para o risco de divulgação de informações equivocadas sobre Roseana Sarney.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Estado de São Paulo: GRUPO DA FICHA LIMPA 'LANÇA' CANDIDATO AO STF

Por Gabriel Manzano, de O Estado de S.Paulo


SÃO PAULO - Depois do sucesso da campanha pela Lei da Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) decidiu dar outro passo na campanha por maior participação da sociedade na vida política: "lançou" o nome do juiz Marlon Reis, do Maranhão, como candidato à 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Essa vaga surgiu com a aposentadoria, em agosto do ano passado, do ministro Eros Grau. O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, vem sendo apontado como "o grande favorito" para a indicação, que será decidida pessoalmente pela presidente da República. "Mas sua confirmação no posto, por Dilma Rousseff, deixou no ar uma incerteza e estamos aproveitando esse momento para puxar essa discussão, a da escolha de ministros do Supremo, para uma maior participação da sociedade", explica o arquiteto Francisco Whitaker, um dos militantes do MCCE.
Juiz de Direito no Maranhão, Reis destacou-se na defesa de duas leis de iniciativa popular - a que pune compra de votos, aprovada em 1999, e a da Ficha Limpa, do ano passado. Na primeira delas, formou grupos de juízes e promotores, em seu Estado, para fiscalizar a compra de votos. Reis preside, também, a Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe).
Autor da iniciativa, o promotor Affonso Ghizzo Neto, de Santa Catarina, afirma que, "além da qualidade técnica e ética", o nome de Marlon pode "trazer a pressão popular para a indicação do novo ministro do Supremo". Segundo Whitaker, "a receptividade das associações ligadas ao MCCE tem sido enorme".

Poesia de Quinta - Número 115

Por Deíla Maia

Pessoal, 

Apesar de todos os seres humanos (ou a imensa maioria) saber que a morte é algo certo e inevitável, grande parte de nós dificilmente não reflete muito sobre ela, não se prepara... E quando ela chega para nós, ou para alguém muito querido, a dor é imensurável...

Ontem assisti ao último filme do Clint Eastwood, "Além da vida", que faz uma discussão acerca das experiências de quase morte e também das comunicações com os espíritos de pessoas que já partiram desta vida. Muito bem feito o filme. Delicado e arrebatador, em vários momentos. 

Aí acordei com este tema na cabeça e me lembrei do meu poeta predileto, Fernando Pessoa, que tem um breve poema sobre este tema, o qual resolvi compartilhar com vcs. 

Beijos

Deíla
 
Nota do editor do Ecos das Lutas
Com a publicação destas três Poesias de Quinta (113, 114 e 115), corrigimos nossa falha de não ter postado nas duas últimas quintas-feiras este espaço apreciado por nossos leitores e leitoras. Obrigado à Deíla pela continuidade na colaboração.


A morte chega cedo

Fernando Pessoa

A morte chega cedo, 
Pois breve é toda vida 
O instante é o arremedo 
De uma coisa perdida. 
O amor foi começado, 
O ideal não acabou, 
E quem tenha alcançado 
Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte 
Risca por não estar certo 
No caderno da sorte 
Que Deus deixou aberto.

Poesia de Quinta - Número 114

Por Deíla Maia

Pessoal, 

A Poesia de Quinta de hoje é singela, pois fala da imaginação de uma criança, percorrendo caminhos só possíveis na mente criativa de alguém assim.

A poetisa é a Vera Lúcia de Oliveira, paulista, de Cândido Mota, atualmente residente na Itália, onde trabalha como professora universitária. Este poema  faz parte da obra dela "A poesia é um estado de transe", mas eu o "pesquei" da minha querida revista Vida Simples, da edição de janeiro de 2011. 

Espero que gostem. 

Beijos

Deíla


O CORAÇÃO DAS SEMENTES
Vera Lúcia de Oliveira

menina eu penetrava no coração das sementes
e olhava o mundo por baixo das raízes
penetrava nos ramos altos das mangueiras 
por dentro da polpa de um fruto maduro
penetrava em tudo o que é coisa
que gostava de ser visitada
por minha mão e minha
alma de bicho.

Poesia de Quinta - Número 113

Por Deíla Maia

Pessoal, 

Vamos começar o ano bem, com uma poesia/canção do mestre Noel Rosa. Vejam so que poesia simples e bonita. Uma poesia de quem está de bem com a vida. Um ótimo 2011 para todos.

beijos

Deila


Até amanhã

Noel Rosa
Até amanha, se Deus quiser Se não chover eu volto Pra te ver, ó mulher De ti gosto mais que outra qualquer Não vou por gosto O destino é quem quer Adeus é pra quem deixa a vida É sempre na certa que eu jogo Três palavras vou dizer por despedida Até amanha, até já, até logo O mundo é um samba que eu danço Sem nunca sair do meu trilho Vou cantando o teu nome sem descanso Pois do meu samba tu és o estrilho.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Do blogue Marrapá: "Mensalão no PT maranhense?"

Abre aspas:
"Os petistas Fernando Magalhães e Paulo Romão, ligados ao vice-governador Washington Luis, foram beneficiados com pomposas bolsas de estudo da FAPEMA durante o ano de 2010.
Vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior, a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), deveria incentivar a realização de projetos de pesquisa, contribuindo para a formação e fixação de talentos humanos. O órgão distribui bolsas para estudantes que apresentam trabalhos de pesquisa científica. O valor da bolsa não costuma passar de R$ 300.00. Estranhamente, os petistas recebiam entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00 mensais.
Fernando e Romão são ligados a ala derrotada do PT. Durante o encontro que definiria os rumos do PT na eleição de 2010, ambos votaram pelo apoio à governadora Roseana Sarney. A maioria do partido decidiu seguir com Flávio Dino, porém, diretório nacional interveio e entregou o PT a família Sarney.
Fernando é Secretário Geral do PT no estado. O rapaz deve ser estudioso, pois segundo o Portal da Transparência, ele recebeu o incentivo de R$ 32.000,00 referente ao ano de 2010. Seu assessor Romão, não muito dedicado aos estudos, recebeu apenas R$ 16.000,00."  (Blog Marrapa - acesse diretamente aqui). Fechas aspas.

A comunidade acadêmica, sobretudo da UFMA e UEMA, certamente ficará estarrecida. Tinha-se a FAPEMA de Rosane Guerra como tecnicamente correta. Em sendo verdade, trata-se de mais um escândalo protagonizado  pelo petistas neosarneyzstas. Com a palavra a FAPEMA e os petistas Fernando Magalhães e Paulo Romão. 
Ecos das Lutas está à inteira disposição para o contraditório.