O Estado do São Paulo - Roseana assume, mas Lago recusa-se a deixar palácio Aproximadamente 500 militantes do PDT, alguns ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina, denominados de "balaios" (em alusão a um movimento social do Maranhão do século XIX), invadiram a sede do governo do Estado como forma de protesto pela confirmação da cassação de Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ocupação foi comandada pelo próprio Jackson Lago (leia mais aqui)
Revista Época - "Daqui só saiu à força", diz Jackson Lago
“Daqui só saio à força”, disse Jackson Lago, por telefone, ao site de ÉPOCA. O governador cassado decidiu permanecer no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, na expectativa de que o Supremo Tribunal Federal acate algum dos recursos que seus advogados apresentaram esta manhã contra a decisão do TSE. “Vamos resistir para que o Brasil tome conhecimento da violência cometida contra um governo eleito pelo povo, contra a vontade da oligarquia Sarney”, afirmou. Cerca de 200 manifestantes ligados ao MST, além de deputados, prefeitos e líderes políticos ligados a Lago o acompanhavam na sede do governo. (leia mais aqui)
Folha On Line - TRE diploma Roseana Sarney governadora do Maranhão
Lago disse que resistirá o quanto puder no Palácio dos Leões, sede do governo estadual, para mostrar a contrariedade com a decisão do TSE
"Estamos vivendo um momento triste da vida institucional, não só do Estado, mas do país. É uma violência, um desrespeito à vontade da maioria da população. A oligarquia [da família Sarney], com a apoio da elite institucionalizada, resolveu golpear a vontade da maioria da população", disse ele por telefone hoje para a Folha Online.(leia mais aqui)
G1 - Roseana Sarney toma posse no governo do MA, mas Lago diz que não sai
Segundo a assessoria do ex-governador, ele não concorda com a decisão do TSE e afirmou que vai "resistir até quando for possível". Lago aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre recurso protocolado. Jackson Lago considera a cassação inconstitucional, uma vez que, conforme a assessoria, a lei estadual prevê que uma cassação no segundo biênio do mandato seja seguida de nova eleição. (leia mais aqui)
UOL -Jackson Lago diz que só sairá do Palácio dos Leões "pela força"
Do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, Lago conversou por telefone com o UOL Notícias, pouco antes da posse de Roseana na Assembleia. Ele afirmou que não sairá do local até que a cassação do mandato seja julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ou até que a Assembleia Legislativa do Maranhão realize eleições indiretas para substituí-lo. "Daqui só sairemos pela força. Eu permanecerei no palácio até o STF julgar as ações que temos lá ou até a Assembleia Legislativa cumprir a Constituição do Maranhão, que repete a Constituição Nacional, que diz que, havendo vacância no cargo de governador na última metade do governo, a Assembleia deve fazer uma eleição indireta e escolher alguém para completar o mandato", disse Lago. (leia mais aqui
3 comentários:
INSURREIÇÃO:
de: Penha de Castro.
Se me tiram a comida,
sobrevivo!
Se me tiram a saúde,
Resisto!
Mas,
se me tiram a dignidade,
não sei perdoar, sou insurreição!
Se me dizem que não sou digno de escolher
o meu destino, ainda assim eu sigo,
e para o espanto do tirano,
aquele que tudo tira,
digo:
ESCOLHO SER LIVRE!!!
INSURREIÇÃO:
de: Penha de Castro.
Se me tiram a comida,
sobrevivo!
Se me tiram a saúde,
Resisto!
Mas,
se me tiram a dignidade,
não sei perdoar, sou insurreição!
Se me dizem que não sou digno de escolher
o meu destino, ainda assim eu sigo,
e para o espanto do tirano,
aquele que tudo tira,
digo:
ESCOLHO SER LIVRE!!!
Quero tirar um dúvida, aqui no Rio Grande do Sul, alguns Prefeitos foram cassados e tiveram que fazer nova eleição, esta regra também não caberia para esta situação do Governador Lago.
Ademir Martins Lopes
email amartinslopes@pop.com.br
Postar um comentário