sexta-feira, 13 de março de 2009

Balaiada reúne 400 mulheres em São Luís

O acampamento Balaiada presenciou ontem quinta (12/3) uma grande plenária dos movimentos das mulheres. Cerca de 400 delas reuniram-se à noite para planejar como podem mobilizar-se pela defesa da Democracia no Maranhão.

A plenária heterogêna mostra que o ponto de unidade está sacramentado: a defesa do voto de cada maranhense. A reunião foi organizada por militantes filiadas a partidos como o PDT, PT, PSDB, PCB, PSB e organizações de mulheres do movimento social (MST, moradia, movimento comunitário, estudantil) etc, além de mulheres sem qualquer filiação partidária.

"O caráter suprapartidário e de convocação ampla possibilitou que reunissimos tantas mulheres aqui", comemorou Jô do PDT, uma das organizadoras da plenária.

Na plenária estiveram lideranças das mulheres como Mary Ferreira (PT), professora da UFMA e pesquisadora da participação das mulheres, a vice-prefeita de São Luís Helena Duailibi (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Conceição Marques (PSB), Teresa Plueger e Sandra Torres (PDT), Creuzamar de Pinho (movimento de moradia), Inez Pinheiro e Zaira Sabry (MST), Iguaracira Sampaio (movimento cultural), dentre outras.

Visita a bairros com reuniões de diálogo e mobilização com as mulheres, organização da passeata das mulheres para o dia 31 de março, panfletagem nas feiras da cidade, distribuição do "Manifesto às Mulheres do Maranhão", nova agenda de reuniões foram alguns dos encaminhamentos da plenária das mulheres.

Ao final, cada participante recebeu um fita vermelha. A fita será usada no braço para simbolizar que as mulheres manhenses estão em alerta na defesa da democracia e do voto popular.

Também receberam uma rosa vermelha, onde cada um levantou e cantou, junto com César Teixeira, a música "Oração Latina":

"SOMENTE A ROSA E O PUNHAL
SOMENTE O PUNHAL E A ROSA
PODERÃO FAZER A LUZ DO SOL BRILHAR

E DIGA SIM
A QUEM NOS QUER ACOLHER
MAS SE FOR PRA NOS PRENDER
DIGA NÃO

ÊÊÊÊÊ Ê AH,
COM AS BANDEIRAS NA RUA
NINGUÉM PODE NOS CALAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário