Cassado o mandato de governador de Jackson Lago (PDT), deixa o governo o PT aliado da Frente de Libertação.
Empossada, via golpe judiciário, assume Roseana Sarney o Executivo Estadual. Com ela, entra o outro PT, o da política "Lula + Sarney"...
Pela porta da frente saem Joãozinho Ribeiro e Natan Máximo (Cultura), Terezinha Fernandes e Franklin Douglas (Trabalho e Economia Solidária), Ricardo Ferro, Lamartine Serra e Marcio Jardim (Minas e Energia), Silvio Bembem (Igualdade Racial), Joisiane Gamba (Direitos Humanos), Bira do Pindaré (Assessoria Especial do Governador). Deixam também seus cargos Jomar Fernandes, Augusto Lobato, Vicente Mesquita, Socorro Guterres, Hildonjackson Dias, Benedita Freire, dentre outros. Todos entraram no governo sob aprovação da instância estadual do partido.
Pelos fundos, entram José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), os aliados do PT de Helena Heluy, Washington Luiz e Fernando Magalhães. Chegam ao governo sem respaldo partidário... todos compõem a tendência "Construindo um Novo Maranhão", que os reúne na disputa interna do PT e os aliam nacionalmente à tendência de Ricardo Berzoini, José Dirceu, Delúbio Soares e outros. Washington Luiz ganha do governo da oligarquia um mandato de deputado federal, com a ida do deputado federal Waldir Maranhão (PP) para a pasta de Ciência e Tecnologia.
Fiel a Flavio Dino
Uma coisa pode se dizer de Zé Antonio: é claro e assume suas posições. Sua opção por Roseana Sarney, já em 2006 no programa eletrônico de TV da candidata do PFL, distingue-se do esconde-esconde de Washington Luiz e Helena Heluy no palanque de Lula com Roseana em Timon.
O novo secretário do Trabalho de Roseana também foi o principal articulador da aliança PCdoB-PT pela qual Flávio Dino disputou a eleição para prefeito de São Luís. Foi dele o principal tensionamento que colocou o grupo de Washington em xeque pelo apoio a Flávio, rifando a candidatura de Bira-prefeito e a alternativa do PT em apoiar a candidatura de Clodomir Paz (PDT), defendida por alguns adeptos no grupo de Washington.
No empate no número de delegados entre os grupos que defendiam a candidatura própria de Bira para prefeito e a tese do PT apoiar outra candidatura externa ao partido (PDT ou PCdoB), defendida pelo agrupamento de Washington, coube a Zé Antonio forçar a barra pela definição da tendência "Construindo um Novo Maranhão" pelo PCdoB: ou Washington apoiava Flávio-prefeito ou o grupo de Zé Antonio rompia com a tendência. Deu Flávio...
Assim, desde os encontros prévios de decisão da tática eleitoral do PT em São Luís até a coordenação da campanha de rua de Dino (bandeiraços, retornos, logistica etc), José Antonio não dava um passo sem consultar o deputado federal comunista. Terá sido assim para ser Secretário de Roseana Sarney?
Pela Primeira vez zé mamãe vai saber o que significa trabalho, o que não significa que vai fazê-lo. Isso quem não fez aos 20 não começará aos 40!!!!
ResponderExcluirFlávio, como sempre, na máquina. De Zé Reinaldo,que o elegeu, passando por Jackson Lago e agora com a Branca.
ResponderExcluirFátima Silva, servidora do município
Parabéns ao PT que saiu pela Porta da Frente, agora quanto ao PT que entrou pela porta do Fundo isso já era de se esperar, pois sempre foram manipulados e dominados pela oligarquia tão rejeitada em nosso Estado.
ResponderExcluirIsso é jogo çombinado de Helena, maçaxa e Flavio Dino, çaiu a masçara deles, na realidade sao todos sarneysistas desde çriançinha, repito: isso é jogo çombinado, e não adianta Helena Heluy vir çom o seu indefeçtivel "tô querendo entender", Flavio, Helena e Maaxa ... todos no balaio de gato do sarneyismo!!!
ResponderExcluirOlá Franlin, estava sentindo falta dos ecos.
ResponderExcluirNa verdade, como sempre denunciamos, agora se cumpre. Caiu a máscara de H/W.
Vamos resistir e ganhar o PED, pois a militancia nao aceita essa traição.
claudinei rodrigues
Ainda bem que o Claudinei percebeu! Colaborava batendo nos companheiros no blog marrom.
ResponderExcluir