sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coerência e alto astral de Chico Alencar animam diferentes gerações da esquerda maranhense

Blog do Ricardo Santos: Chico Alencar do PSOL: “existem possibilidades de alianças com PSTU, PCB, e até PT”


Foto: Ricardo Santos



Participei agora há pouco de uma entrevista com pelo deputado federal Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, juntamente com a jornalista Aline Queiroga, de O Imparcial. Quando cheguei ao auditório do Sindicato dos Bancários, o deputado Chico Alencar já estava falando, ainda assim, pude participar e fazer algumas perguntas. Fiquem com alguns trechos.

Sobre a possibilidade de uma aliança com o PSTU em 2012, foi enfático, “claro que existe, se tiver uma plataforma comum para as lutas, acho que estamos juntos com o PSTU, com o PCB, com base até do PT, e setores de alguns partidos que participam das lutas por reforma agraria, pela democratização dos meios de comunicação, moradia popular”.

 Falou também, que o PSOL acha que os partidos devem se unir pelas lutas internas e por programas que beneficiem o povo, “diferente do que fazem os partidos conservadores”.
Sobre sua vinda ao Maranhão, disse que não houve uma determinação da liderança nacional de seu partido, e ainda que, não tenha sido convidado para visitar a Assembleia Legislativa maranhense, preferiu ver “a representatividade da população”, disse, sobre o auditório lotado que prestigiou sua palestra sobre história, política, e juventude.

Sobre a saída de alguns membros fundadores do PSOL (Paulo Rios, Rezo Jr e outros) que não aceitaram a entrada dos petistas Franklin Douglas e Haroldo Saboia no PSOL, Chico Alencar, disse que a “debandada” que houve é algo que faz parte do processo, e o PSOL não vai ficar no gueto por causa desses, nem vai perder seus valores por causa disso, nem os ideais e causas, prova disso, era que aquele o auditório estava lotado.

O líder do PSTU, Marcos Silva, conversou bastante comigo, ele afirmou categoricamente que vai esperar com paciência, pois, o que vale para o seu partido não é eleição, muito menos mandatos ou votos, mais a conscientização da população.


Acréscimos do Ecos das Lutas:
Foi uma noite memorável, mesmo. Se fosse teatro, diríamos "casa cheia"!

Um encontro de "antigos" e novos da geração que ainda se encanta com a proposta de um projeto de esquerda para o Maranhão, com coerência. Mais que a força do PSOL, do Chico Alencar, ali o evidente clamor por uma proposta que UNIFIQUE as várias frações da esquerda maranhense. 

Só isso explica tanta gente, a pluralidade e alegria dos presentes.

As filiações de Ricarte Almeida (Cáritas, Chorinhos e Chorões), do Francisco Colombo (professor universitário, cineasta) e do João Carlos (radialista) simbolizaram bem a plenária que foi prestigiar Chico Alencar, como os professores da UFMA Flavio Farias, Sirleane Paiva e Santana, os professores de História Joan Botelho, Geraldo Castro (suplente de vereador do PCdoB)  e Marcio Jardim, a esquerda petista (Janete Amorim, Paulo Jorge, Genilson Alves, FredMarx, Nelsinho Brito, David Teles, Benedita Freire, Zé Augusto), os ex-vereadores pelo MDB Ananias Neto e Aldionor Salgado, o juiz estadual Jorge Moreno, o economista Salvador Fernandes (ex-presidente do PT),  os militantes sociais Joel Jacinto (jornalista), Negro Lamar (HipHop), Enock Bezerra (Sindicato dos Bancários), Letícia Viana (MST), Fred Guajajara (Aldeia Guajajara-Amarante), Anibal Lins (Sindjus), Emilio Azevedo, Alice Pires e Altemar (jornal Vias de Fato), militantes dos movimentos sociais em luta (MST, Moquibom-quilombolas, Cimi - acampados no INCRA e grevistas do Sindjus), do D.A de Enfermagem, coletivo estudantil "Vamos à luta", ANEL, CSP-Conlutas, os gabinetes dos deputados Domingos Dutra e Bira do Pindaré, os artistas populares Rejane Galeno e Moisés Nobre e Riva do Vale. Marcos Silva e Biné representando o PSTU e o PCB, respectivamente, e tantos outros. Além, evidente, da militância do PSOL maranhense (representada na mesa dos trabalhos por seu presidente estadual Nonnato Masson, municipal de São Luís, Jean Gaspar e pelo ex-deputado federal constituinte Haroldo Saboia).

Como disse Chico Alencar, ali estava expressiva parte do PIL - Produto Interno Intelectual da Luta do Maranhão!

Corrigido às 19h20min: onde tinha Joan Botelho repetido erradamente, corrigiu-se para Geraldo Castro - professor de História e suplente de vereador pelo PCdoB, como deveria ter sido corretamente publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário