segunda-feira, 11 de abril de 2011

(mais quatro) PSOL confirma filiações de Haroldo Saboia, Franklin Douglas, Roberval Costa e Wagner Baldez

Roberval, Aline, Professora Socorro, Haroldo Saboia, Franklin Douglas,
Nonato Masson, Valdeny Barros e Wagner Baldez: filiações confirmadas pelo PSOL do Maranhão

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), reunido no último sábado (09.04), aprovou por unanimidade a filiação do ex-deputado federal constituinte Haroldo Saboia, do jornalista Franklin Douglas, dos militantes sociais Roberval Costa e Wagner Baldez.

O Diretório se autoconvocou extraordinariamente, após a desfiliação do grupo liderado pelos professores Paulo Rios e Saulo Arcangeli. "Ao contrário do que quiseram passar, o partido continua e se fortalecerá ainda mais, afirmando seu papel na esquerda maranhense", declarou Valdeny Barros. A reunião, que teve quórum qualificado, disponibilizou aos impugnados tempo de fala para fazer suas defesas.

"Pena que o grupo que saiu não está aqui para ouvir nossos contra-argumentos. Mas quero registrar politicamente: fui a vida toda contra a Ditadura Militar, de oposição à oligarquia que domina o Maranhão, e não me lembro de ter me encontrado com o Professor Saturnino na luta pela Anistia, no Comitê de Defesa da Ilha contra a Alcoa, nas Diretas Já, no Fora Collor. Paulo Rios não fala que estive em várias lutas, inclusive quando de sua exoneração arbitrária da Justiça do Trabalho, que motivou vários discursos meus na Câmara Federal. Em toda a minha vida parlamentar, fui filiado 14 anos ao PMDB, no PDT, e depois 13 anos ao PT. Não fiquei pulando de partido, o Sarney é que foi tomando de assalto os partidos opocionistas. Quando saí do PT, disse: saio do PT pela influência crescente do último coronel  no partido, junto a Lula e ao governo. Pedi filiação ao PSOL por entender que, como partido de esquerda, não tem qualquer influência do oligarca Sarney!", discursou Haroldo Saboia.

Por sua vez, Roberval Costa questionou: "no PSOL não cabe um militante da moradia? da luta popular? da defesa do meio-ambiente? Não cabe um militante histórico da esquerda? Nunca fui do governo Jackson, como me acusaram indevidamente, muito menos sócio do capital, como me caluniaram. Estive nas praças e nas ruas defendendo o mandato do Jackson Lago, outorgado pelo povo maranhense, ao lado do MST, da União de Luta por Moradia, de vários movimentos sociais".

Para Franklin Douglas, a impugnação fundamentou-se em várias inverdades, a mais grave delas: a de que pediram filiação por cima. "Mentira! Pedimos nossa filiação junto ao Diretório Estadual, isso porque não havia Diretório Municipal constituído em São Luís. Mantivemos nosso pedido de filiação pela base, mesmo o estatuto do partido remetendo nossa filiação para a apreciação da instância nacional, dada à condição de ex-dirigente partidário. O Diretório Estadual, em sua maioria, acatou-nos no dia 26 de fevereiro. O que nos impugnaram, o fizeram para criar um bode expiatório para ocultar suas verdadeiras pretensões: abandonar o PSOL antes de serem derrotados dentro do partido". O ex-petista deixou um alerta em sua defesa: desconfiem dos que têm muito espaço nos blogues da oligarquia e no sistema Mirante para nos atacar. Se têm muito espaço lá é porque já não têm credibilidade para travar a luta anti-oligárquica aqui.

Em relação ao militante Wagner Baldez, os membros do Diretório Estadual ratificaram sua defesa através da frase "feliz do partido que ainda consegue seduzir para a luta um jovem militante comunista de 82 anos, como Wagner Baldez". Mesmo os autores tendo se desfiliado, o Diretório entendeu que o processo de impugnação estava aberto e não pertencia mais a eles, mas ao partido. E, por unanimidade, o Diretório Estadual aprovou a filiação de Haroldo Saboia, Franklin Douglas, Roberval Costa e Wagner Baldez ao PSOL do Maranhão.

"Agora são formal e legitimamente filiados ao PSOL, o que suas histórias já lhes garantia", saudou Nonato Masson, Professora Socorro, Reynaldo Costa e Carlos Leen, membros do Diretório Estadual. O processo de novas filiações ao PSOL continua. O partido trabalhará para incorporar aos seus quadros todos os militantes que queiram uma opção de esquerda para o Maranhão.
 
Fonte: Jornal O Imparcial, p.03 e Jornal Pequeno, p. 02 - edições de 11.04.2011

Nenhum comentário: