segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Enquete sobre navio Vale Beijing no Ecos.

Vale Beijing a 7km da costa: parece que sai mais "barato" ao capital deixar  afundar... mas qual será o preço a ser pago pelo meio ambiente?
Deixe seu voto, na enquete do Ecos das Lutas: "Na sua opinião, qual é a instituição mais omissa no caso do navio cargueiro Vale Beijing?"

Com essa enquete, o blogue inicia 2012 demarcando um assunto pouco repercutido na imprensa local: o que de fato está acontecendo com o supercargueiro da Vale, depois de sofrer rachaduras nos dois lados do casco?

Após ser carregado com quase 260 mil toneladas de minério de ferro e tem 7.000 toneladas de óleo combustível, o supernavio virou barquinho de papel na Baia de São Marcos.

Diante de uma situação tão complicada e desastrosa para o que pode vir a acontecer com o meio ambiente do litoral maranhense, o blogue quer saber de você qual a instituição mais omissa nessa questão:

Alternativa 1 - A Assembleia Legislativa - cuja Comissão de Meio Ambiente nada diz, nada cobra? Ela é composta pelos deputados Léo Cunha (PSC), Gardênia Castelo (PSDB), Alexandre Almeida (PSD), Magno Bacelar (PV), Carlos Filho (PV), Manoel Ribeiro (PTB) e Eliziane Gama (PPS);

Alternativa 2 - A Capitania dos Portos;

Alternativa 3 - O Governo do Maranhão, cuja Secretaria de Meio Ambiente, dirigida por Vitor Mendes (PV), também nada diz, nada vê...;

Alternativa 4 - O IBAMA;

Alternativa 5 - O Ministério Público.

Voz "atuante" à favor do Meio Ambiente, desde que em Brasília, o Deputado Federal Sarney Filho (PV) nada diz... o mesmo acontecendo com a "oposição consentida" e o prefeito da capital, que também deveria posicionar-se ante a situação - sua filha inclusive é integrante da comissão de Meio Ambiente da Asssembleia.

Que dirão os pré-candidatos a prefeito de São Luís, São José de Ribamar e Raposa: praias cheias de óleo e um acidente ambiental não serão pautas importantes, sobretudo em ano eleitoral?

Ambientalistas do Maranhão e do mundo, gritemos!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil e principalmente o maranhão estão e sempre estiveram nas mãos de pessoas inescrupulosas que só visam seus próprios interesses e lucros. Infelizmente não temos de quem cobrar, haja vista, termos políticos não digo descompromissados, e sim verdadeiros analfabetos, pois, sequer conhecem as leis, como exigir que cobrem soluções. Temos um executivo rançoso, que dispensa até comentários, tal a idiossincrasia, mas o pior é termos homens que se dizem conhecedores do direito, mas são verdadeiros capachos do executivo, pelos seus rabos presos. De todos o MP é o mais vergonhoso, além da sua inoperância nos faz acreditar que de MP só temos o nome, pois, de atuação nunca vi tamanha onicompetência e covardia.

Anônimo disse...

Todo mundo faz vista grossa , esquece q tem várias pessoas q sobrevivem da pesca e do turismo costeiro.E esse papo de q essas mineradoras se preocupam com o meio ambiente é tudo mentira depois dessa ameaça de desastre ambiental todos teram certeza de q politica d sustentabilidade terá outro significado, o mais negativo possível!

Anônimo disse...

Se fizesse o mal só para os homens pouco me importaria, pena que quem é atingido diretamente é o meio ambiente, lamentável.

Anônimo disse...

No meu entendimento, todos que foram citados tem parcela de culpa. Acredito que nós temos que fazer algo urgente, antes que o óleo e o minério derrame, se não já começou e estão no embromando até esquecermos.

Anônimo disse...

O Brasil e principalmente o Maranhão estão e sempre estiveram nas mãos de pessoas inescrupulosas que só visam seus próprios interesses e lucros. Infelizmente não temos de quem cobrar, haja vista, termos políticos não digo descompromissados, e sim verdadeiros analfabetos, pois, sequer conhecem as leis, como exigir que cobrem soluções. Temos um executivo rançoso, que dispensa até comentários, tal a idiossincrasia, mas o pior é termos homens que se dizem conhecedores do direito, mas são verdadeiros capachos do executivo, pelos seus rabos presos. De todos o MP é o mais vergonhoso, além da sua inoperância nos faz acreditar que de MP só temos o nome, pois, de atuação nunca vi tamanha incompetência e covardia.