quinta-feira, 21 de abril de 2011

Um bom artigo sobre o dia de hoje, por Hugo Freitas


Tiradentes: a construção simbólicado herói nacional
Por Hugo Freitas

"A imagem de Tiradentes foi apropriada pelos militares que destronaram o imperador D. Pedro II e impuseram a República pela força das armas, através de um golpe arquitetado por algumas correntes do Exército Brasileiro, descontentes com a situação política do Império, principalmente após a Guerra do Paraguai (1864-1870)."

"Como o novo regime precisava de legitimidade popular, trataram logo de buscar na História do Brasil alguns símbolos que representassem o novo ideário de governo que surgia naquele momento. Encontraram, então, na Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira) o símbolo perfeito: o sacrifício de Tiradentes pelo ideário republicano."
 
"Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca e com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda."
 
"A imagem do "Cristo Cívico" está atrelada à forte religiosidade católica brasileira e à identificação popular com a figura de um mártir sacrificado, tal como Jesus. "Na figura de Tiradentes todos podiam identificar-se, ele operava a unidade mística dos cidadãos, o sentimento de participação, de união em torno de um ideal, fosse ele a liberdade, a independência ou a república. Era o totem cívico. Não antagonizava ninguém, não dividia as pessoas e as classes sociais, não dividia o país, não separava o presente do futuro."
 

Um comentário:

Hugo Freitas disse...

Amigo Franklin, saudações.

Fiquei muito feliz e lisonjeado com a republicação do meu artigo em seu prestigiado blog. Muito obrigado!!!

O presente artigo é uma forma de tentar estreitar a distância entre universidade e sociedade, já que muitas vezes os assuntos debatidos na academia ficam restritos aos seus círculos e pares.

Entendo que fazer ciência só tem sentido se a população tiver "ciência" disso. (Não resisti ao trocadilho... rsrsrs)

Aproveito para desejar-lhe uma ÓTIMA PÁSCOA com as bênçãos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abraços fraternos, companheiro.

Hugo Freitas