quinta-feira, 16 de julho de 2009

Poesia de Quinta

Poesia de Quinta - Número 41
Por Deíla Maia

Pessoal,

A Poesia de Quinta de hoje é incendiária, polêmica, do jeito que eu gosto. Traz uma poesia de MAHMOUD DARWISH, considerado por muitos o maior poeta da Palestina.

Ele nasceu em 1942 e morreu há pouco tempo, em 09 de agosto de 2008. Nascido próximo à Galiléia, ele teve seu vilarejo arrasado pelas forças israelenses, na guerra de 1948 e teve que se refugiar por um ano no Líbano. Quando seus familiares voltaram para suas terras, tudo estava transformado em uma colônia agrícola israelense.

A poesia dele reflete bem a dor, o exílio, o orgulho árabe. Bem interessante. Conseguiu refletir muito bem suas experiências por meio dos seus poemas. Gosto de poesias assim: verdadeiras, reais, vivas... Um retrato poético da vida!!!

A Poesia de Quinta de hoje vai especialmente dedicada ao Eduardo, este eterno defensor da causa palestina (e dos sem-teto, sem-terra, sem sem...) rsrsrsrsrs, que me introduziu nesta exótica e bela poesia.

Beijos de paz!!!!!

Deíla


CONFISSÃO DE UM TERRORISTA!
Mahmoud Darwich

Ocuparam minha pátria
Expulsaram meu povo
Anularam minha identidade
E me chamaram de terrorista

Confiscaram minha propriedade
Arrancaram meu pomar
Demoliram minha casa
E me chamaram de terrorista

Legislaram leis fascistas
Praticaram odiada apartheid
Destruíram, dividiram, humilharam
E me chamaram de terrorista

Assassinaram minhas alegrias,
Seqüestraram minhas esperanças,
Algemaram meus sonhos,
Quando recusei todas as barbáries

Eles... mataram um terrorista!

Nenhum comentário: