terça-feira, 15 de junho de 2010

Solidariedade a Mané e Dutra: HAROLDO SABOIA

Coluna Haroldo Saboia (JP - 14.06.2010)

DUTRA E MANOEL DA CONCEIÇÃO REAGEM A SARNEY


A greve de fome foi a forma de luta encontrada pelo deputado federal Domingos Dutra e pelo líder camponês maranhense Manoel da Conceição, de 75 anos, para protestar contra a decisão da direção nacional do PT em reproduzir no Maranhão a coligação PT-PMDB e, assim, impor o apoio a candidatura de Roseana Sarney Murad ao governo do Estado.

Manoel da Conceição é o filiado número 2 do Partido dos Trabalhadores logo após Luis Inácio Lula da Silva, o primeiro a assinar a ata de fundação petista. Domingos Francisco Dutra Filho, advogado, filho de lavradores de Saco das Almas, município do Brejo dos Anapurus, é fundador do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Foi deputado estadual e vice-prefeito de São Luis. Exerce seu segundo mandato na Câmara Federal.

Todos sabemos que uma greve de fome é um recurso extremo. Dutra e Manoel da Conceição pela experiência que acumularam ao longo de grandes lutas por esse imenso Maranhão e, no caso do Manoel, pelo mundo afora, têm plena consciência da dimensão do gesto que encetaram.

Em poucas palavras, Manoel e Dutra clamam por respeito não apenas a uma decisão soberana tomada pelo PT maranhense favorável à uma coligação com o PCdoB em torno da candidatura do deputado federal Flávio Dino ao governo do Estado, tendo como vice militante petista e ex-deputada federal Terezinha Fernandes.

Exigem um pouco mais: exigem que a Direção Nacional do PT respeite a história de lutas dos maranhenses que lutaram contra o regime militar e sua cria regional a oligarquia dos sarneys.

Indiferentes e insensíveis aos clamores e às lutas de resistência dos balaios maranhenses, Lula e seu escudeiro José Dirceu empobrecem suas biografias ao se curvarem, mais uma vez, às chantagens, ameaças e choramingas do barrica oligarca José Sarney.


A DIGNIDADE COMO LIMITE

Os principais membros maranhenses da corrente CONSTRUINDO UMA NOVA BRASIL (CNB), majoritária no PT nacional, enviaram longa carta aos dirigentes do partido.

A Carta é assinada por lideranças importantes do movimento sindical e popular do Maranhão. Entre eles o presidente da FETAEMA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão, Francisco Salles de Oliveira, o presidente da CUT-MA, Central Única dos Trabalhadores do Maranhão, Nivaldo Araujo, o presidente do poderoso Sindicato dos Ferroviários, Eduardo Pinto, além de membros da OAB-MA, vários dirigentes sindicais e membros de diretórios estadual e municipais do PT, vereadores, prefeitos ex-prefeitos petistas.

Ao final declararam:
- Só temos um pedido a fazer à Direção Nacional do PT: considerem o resultado do Encontro de Tática Eleitoral e deixem valer o resultado construído no debate e no voto, que assegurou a coligação dos petistas com os comunistas. Pois, os princípios democráticos e o respeito aos fóruns do PT marcam a nossa história de construção de um partido socialista e de massas, que busca a transformação social e a consolidação de uma forma diferente de fazer política.

Não foram atendidos. Como não foi ouvido o legendário líder camponês maranhense Manoel da Conceição que em Carta a Lula, Dilma Roussef e à Direção Nacional do PT afirmou:
- Tudo precisa ter algum limite e tal limite é a nossa dignidade. O que está sendo imposto a nós petistas do Maranhão extrapola todos os limites da tolerância e fere de morte a nossa honra e a nossa história.


RUY, UM HERÓI MARANHENSE I

Ruy Soares Frazão, maranhenses de São Luis, nascido em São Luis em 1941, cursou engenharia até o quinto ano sendo obrigado a deixar a Universidade Federal de Pernambuco para assumir o cargo de auditor fiscal da Receita Federal, conquistado por concurso público. Em 1966, Ruy optou por retornar à sua terra natal: foi trabalhar na Receita, na cidade de Viana.

Militante da JUC, Juventude Universitária Católica, depois da AP, Ação Popular, e posteriormente do PCdoB, Partido Comunista do Brasil, Ruy Soares Frazão teve papel importante na organização dos trabalhadores rurais do Vale do Pindaré, liderados por Manoel da Conceição. Manoel acabou preso e baleado pela polícia militar do então governador José Sarney, da ARENA, partido de apoio à ditadura militar.

Ruy teve que se afastar do Maranhão e, condenado a dois anos de prisão pela Justiça Militar de Pernambuco, passou a viver na clandestinidade.


RUY, UM HERÓI MARANHENSE II

Em 24 de maio de 1974, Ruy Soares Frazão foi preso em Petrolina, Pernambuco. Com sua esposa Felícia, mãe de seu único filho Henrique Ruy hoje com 37 anos, Ruy confeccionava peças de artesanato que eram comercializadas na feira de Petrolina, local em que foi preso.
Suas últimas palavras, dirigidas aos colegas feirantes: “Avisa Licinha” (Felícia, sua esposa). Ruy, morto nas masmorras da ditadura militar , está entre os desaparecidos políticos brasileiros.

RUY, UM HERÓI MARANHENSE III

A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos promoveu esta semana sessão solene, no Liceu Maranhense, com a presença do ministro Paulo Vannuchi, em homenagem a Ruy Frazão, Manoel da Conceição e outros maranhenses. Roseana Sarney Murad tentou por todos os meios cancelar a solenidade. Sem sucesso. Esbarrou na determinação e na dignidade de Paulo Vannuchi, fiel aos seus compromissos históricos.

DÍVIDA IMPAGÁVEL

Do deputado Domingos Dutra:
- O presidente Lula já conseguiu pagar a dívida externa brasileira, mas não consegue quitar a fatura que o coronel José Sarney lhe apresenta desde a sua primeira eleição em 2002.


ECOS DAS LUTAS

O jornalista e professor Franklin Douglas anuncia a volta do blogue ECO DAS LUTAS. Franklin, dirigente petista, informa ter concluído as sessões de quimioterapia e diz: “vamos aos últimos exames para confirmar nossa vitória contra o Linfoma. O combate agora é ao outro câncer, aquele oligárquico que vitima o povo maranhense”.

Nenhum comentário: