segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Do blog do John Cutrim: Escândalo nacional - Fantástico flagra caos, abandono e situações desumanas das delegacias maranhenses

Boa síntese do Fantástico - Rede Globo, de ontem, feita pelo John Cutrim. Segue Abaixo. Eis também a matéria para quem ainda não assistiu ou deseja rever. É o melhor governo da vida da Roseana Sarney...!!

John Cutrim - O Maranhão, mais uma vez, foi motivo de vexame nacional. Em matéria veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo – neste domingo (30) – foram exibidas cenas do descaso, da falta de estrutura e do estado de abandono do sistema prisional maranhense. Em um raio-X das delegacias do nosso Estado, a equipe de reportagem do Fantástico flagrou o caos e o tratamento desumano dispensado aos presos nestas unidades. Um verdadeiro escândalo nacional que demonstra falhas graves na política de segurança pública do governo Roseana Sarney.
A primeira delegacia visitada pela equipe do Fantástico, na incursão que fez por vários distritos policiais do interior do Estado, foi a de Bacabal. Lá, um fato deprimente: uma espécie de ‘gaiolão’ era utilizado para armazenar os presos, como se estivessem em um zoológico. Verificou-se que o que era para ser uma cela, mais parecia uma jaula para seres humanos. Foi constatado pelo repórter que não havia água, banheiro e muito menos teto. Se começasse a chover, sem opção, os presos ficavam na chuva.
Os encarcerados relataram ao repórter o sofrimento por qual passavam. “Agorinha, eu rezei para não chover mais. Se cair outra chuva aqui, Ave Maria, nós estamos mortos. Desejava mais morrer do que ficar aqui dentro”, desabafou um preso. (Veja no vídeo acima).
“Ela é destinada ao banho de sol e ao encontro de visitantes. Mas, na verdade, funciona como um depósito para colocar presos”, explicou à reportagem o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, Amon Jessen. (leia mais aqui no John Cutrim)
Aqui, o link para a matéria na Globo.com.

Nenhum comentário: