sexta-feira, 8 de maio de 2009

A ESCALA DO PRESIDENTE LULA EM SÃO LUIS E O DRAMA DAS ENCHENTES

Por Haroldo Saboia

Causam repulsa as mais sórdidas tentativas arquitetadas pela Oligarquia Sarney em manipular a passagem do Presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo Aeroporto de São Luis.

Após a Capital do Piauí, onde visitou alojamentos de desabrigados, conversou com populações vitimadas pelas chuvas e sobrevoou vastas áreas atingidas pelas enchentes no território piauiense, o Presidente veio ao Maranhão.

Aterrissou em São Luis para em seguida efetuar rápido sobrevôo de helicóptero sobre os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal, todos no Vale do Mearim. Ao retornar ao Aeroporto de São Luis, o Presidente Lula não poderia ser mais claro, declarou à Governadora de proveta (derrotada nas eleições de 2006 e empossada por força de decisão judicial) e a algumas dezenas de prefeitos presentes, enfaticamente:

“- Recursos só com projetos consistentes” – proclamou.

Como não poderia deixar de ser, a governante de proveta e seu vice, o renomado João Alberto da sempre lembrada Operação Tigre, ouviram cabisbaixos. E o Presidente Lula foi mais além em sua severa advertência:

“-... o dinheiro somente será liberado para os projetos bem elaborados”.

E o Presidente que, em tom didático, como a conter a indisfarçável sofreguidão da Sra.Sarney Murad prossegue:

“- É importante que saibam o que se pode fazer nesse momento. Temos que trabalhar para tirar as pessoas de locais de perigo, tratar da saúde e cuidar da alimentação dessas pessoas atingidas pelas enchentes”. E se dirigindo aos prefeitos:

“-Tem certo ritual para liberar os recursos. Não podemos liberar qualquer verba sem que esse ritual, previsto na lei, seja cumprido. Vamos fazer isso através de Medida Provisória, que será votada no Congresso Nacional, para os prefeitos que cumprirem o que pede a lei. O que posso garantir para todos os prefeitos e para a governadora Roseana Sarney é que não faltará recursos para desenvolver o Maranhão de novo”.

Ouvi reiterados comentários que ao longo de toda a fala do Presidente o Deputado Sarney Filho andava de um lado para outro, peripatéticamente, sussurrando palavras, embora, quase inaudíveis, mas que – me asseguraram - lembravam sua recente bravata:

“- Somente um BILHÃO para reconstruir o Maranhão...! Somente um BILHÃO...! um BILHÃO, UM BILHÃO, UM BILHÃO!”

Estes detalhes, que causam asco, seriam de pronto, rechaçados, desacreditados não fora o próprio teor do noticiário do jornal “O Estado do Maranhão” de propriedade da governadora e sua família.

Seus repórteres não respeitaram a gravidade do momento, esqueceram a dor de milhares de maranhenses e brasileiros. Que fiquem registrados, nestas páginas do JP, alguns exemplos do desprezo do jornal dos Sarneys para com as vítimas do flagelo das enchentes.

Frases de O Estado do Maranhão:

“-A afirmação foi feita em resposta a uma pergunta de O Estado sobre a eterna crise da ala radical do PT, liderada pelo deputado Domingos Dutra....” (OEMA 06/05/09);

“-A governadora Roseana Sarney demonstrou prestígio político, à medida que foi dela a iniciativa de convidar o presidente para vir ao Maranhão....” (OEMA 06/05/09);

“- Presidente, por que o senhor não bota a Roseana como candidata a presidente em vez da Dilma?” (OEMA 06/05/09);

“- Único membro do PT no governo estadual (...) teve ontem um momento de glória. Convocado pela governadora Roseana Sarney, ele foi apresentado ao presidente Lula...” (OEMA 06/05/2009).

E para aqueles que ainda vislumbram no grupo político Sarney-Murad alguma nesga de espírito público, vestígio de compromisso social, resquício de solidariedade humana, eis a ofensa final: verdadeiro ato falho da Oligarquia, sem credibilidade, no comando de um governo ilegítimo.

Está lá nas duas últimas linhas da Edição de quarta, 6, da coluna-editorial “Estado Maior”: “A VISITA DO PRESIDENTE LULA CONSOLIDOU EM DEFINITIVO GOVERNO COMANDADO POR ROSEANA SARNEY”

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero,número e grau.Ela só quer dinheiro não tá nem aí para flagelado.
Faltou o Haroldo Saboia dizer que o Lula se recusou a servir de palhaço indo tirar fotos com Roseana no Palacio dos Leões

Anônimo disse...

A mim tb causa repulsa. Não apenas "as mais sórdidas tentativas arquitetadas pela Oligarquia Sarney em manipular a passagem do Presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo Aeroporto de São Luis", mas também a maneira como vocês petistas do Maranhão continuam salvando a barra do Lula, acahando que ele nunca erra ao se aliar a Sarney. Pra vocês Sarney é que está errado e deve ser criticado ao se aliar ao Presidente. É como se um marido traído resolvesse culpar apenas o amante da mulher...Não se vê nenhuma crítica ao Sr. Inácio Lula da Silva o protetor das oligarquias...Lula pode tudo, está sempre certo? (Arnaldo)

Anônimo disse...

Parabéns ao Haroldo Sabóia!!!! Em poucas linhas conseguiu sintetizar bem o que foi a breve escala do Lula no aeroporto de São Luis!!!!
abraço, Marcio Jardim

Anônimo disse...

Franklin, não sei se por falta de simplicação do blog ou por incapacidade que, reconhecidamente, tenho com essa ferramenta da informática, o fato é que só consigo postar comentários no seu blog na "categoria" dos anônimos, o que me incomoda.
Abraço, mjardim

Franklin disse...

Márcio, para comentar se identificando, tu fazes a opção comentar como com "nome/url". Então tu preenches apenas o campo nome e descosidera o url que o comentário segue postado.

As demais opções é para quem possui conta no google, wordpress etc.

Mas mesmo em anônimo, colocando o nome no teor da mensagem também é possível identificar.

Valeu pelos comentários.

Franklin disse...

Márcio, para comentar se identificando, tu escolhes comentar como com a opção "nome/url". Então tu preenches apenas o campo nome e desconsidera o url que o comentário segue postado.

As demais opções são para quem possui conta no google, wordpress etc.

Mas mesmo em anônimo, colocando o nome no teor da mensagem também é possível identificar.

Valeu pelos comentários.

curtidas no facebook disse...

Excelente !!