quarta-feira, 20 de maio de 2009

Observatório acompanhará Políticas Públicas no Maranhão

Lançado oficialmente ontem (19/5), no campus do Bacanga, o Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais. Trata-se de um grupo interdepartamental de pesquisa e extensão, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas da UFMA. O Observatório é coordenado pelas professoras Josefa Batista Lopes e Joana Coutinho.

Integram a equipe acadêmica fundadora do grupo os Departamentos de Serviço Social (Prof. Dra. Josefa Batista Lopes), Economia (Profs. Drs. José de Ribamar Sá Silva, José Menezes Gomes e Benjamim Alvino de Mesquita), Educação II (Profª Drª Adelaide Ferreira Coutinho), Enfermagem (Profª Drª Liberata Campos Coimbra) e Sociologia e Antropologia (Profª Drª Joana Coutinho).

Entre os objetivos do Observatório está a contribuição para a ampliação dos mecanismos de registros de dados, acompanhamento sistemático e a análise crítica das políticas públicas, destacando as demandas do Estado brasileiro e as particularidades do Maranhão. Pretende também acompanhar, analisar e divulgar as respostas do estado e da sociedade civil em relação às necessidades de políticas públicas no contexto regional do Nordeste e da Amazônia, no âmbito das relações nacionais e internacionais.

O Observatório desenvolverá diversas atividades, entre as quais: disponibilizar um Banco de Dados sobre as políticas sociais públicas, destacando-se o Orçamento e o financiamento, os processos de participação e as lutas sociais; criar um sistema de divulgação de informações e debates, via internet e boletim eletrônico, fórum de debates; realizar seminários temáticos na Universidade e na sociedade.

A primeira atividade do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais foi a realização do debate "A crise atual capitalista, a intervenção do Estado e os desafios para os trabalhadores", com a participação dos professores Dr. Reinaldo Carcanholo (UFES-Espírito Santo), Dr. José Menezes Gomes (UFMA) e do representante do MST, Elias Araújo.

Nenhum comentário: