terça-feira, 12 de maio de 2009

Esquenta o debate nas eleições dos Bancários

Aumenta a temperatura nas eleições para o Sindicato dos Bancários do Maranhão. E, para angariar votos, ambas as chapas concorrentes começam a divulgar os apoios pelos quais esperam mobilizar a categoria nos dias 19, 20 e 21/5.

A chapa 1 - Unidade, Resistência e Luta, com David Sá Barros (Banco do Brasil) para presidente, aposta no prestígio dos ex-presidentes Enock Bezerra (CEF) e Raimundo Costa (BNB) para ganhar a eleição.

A chapa 2 - Democracia e Unidade para avançar, com Rosário Braga (Bradesco) para presidente, traz Arthur Henrique (presidente nacional da CUT) e Bira do Pindaré (ex-presidente do sindicato) como seus principais apoiadores. Se Bira, com sua representatividade na categoria e liderança eleitoral destacada pode desequilibrar o jogo à favor de Rosário, o mesmo não se pode dizer do desconhecido presidente nacional da CUT, que, de conhecido, só tem o seu apoio à volta do Delúbio Soares (do escândalo do mensalão) ao PT... é a eleição bancária esquentando!

Abaixo, os relises das duas chapas enviados ao Ecos das Lutas:

PRESIDENTE NACIONAL DA CUT DECLARA APOIO A CHAPA 2

Em nota encaminhada aos integrantes da Chapa 2: Democracia e Unidade pra Avançar, que é presidida pela bancária Rosario Braga, o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, declarou o apoio da CUT nacional à Chapa 2 para fortalecer o projeto sindical cutista. A Chapa 2 também o o apoio nacional da Contraf/CUT e da CTB.

"A combatividade e capacidade de luta para construir relações de poder e de trabalho mais democráticas, para os bancários e à classe trabalhadora na região certamente nos colocarão juntos no próximo período, enfrentando outras grandes batalhas. Por isso, meu apoio à Chapa 2 para fortalecer o projeto sindical cutista", afirmou Artur Henrique em nota oficial da CUT.

As eleições no Sindicato dos Bancários do Maranhão acontecem nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Aproximadamente, 3.200 bancários estão filiados ao SEEB-MA. Em 74 anos de fundação, o Sindicato agora caminha para eleger pela primeira vez uma bancária na presidência. Respeitar as decisões da categoria, superar o isolamento e avançar na lua são metas da Chapa 2.

PORQUE APOIO A CHAPA 2 DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS
Bira do Pindaré

Se dependesse de mim não haveria divisão no grupo que dirige atualmente o Sindicato. Dos dois lados há companheiros (as) que fizeram parte da minha gestão como presidente do SEEB-MA, no período de 1997-2000. Reconheço, entretanto, que o plebiscito ocorrido em 2008, por meio do qual a Categoria deliberou permanecer na CUT, transformou-se num divisor de águas.
Ocorre que os signatários da proposta de desfiliar o Sindicato da CUT, que são maioria na atual direção, não aceitam de forma alguma aquele resultado. Esse foi o ponto principal que inviabilizou o diálogo e provocou a formação das duas chapas.
Sindicato, para ter força, tem que ser visto como uma frente única, do qual participam todos os trabalhadores (as). Uma central sindical não pode ser diferente. Sempre foi essa a nossa concepção, desde os tempos do MOB, o Movimento de Oposição Bancária.
Não devemos permitir que divergências políticas conjunturais fracionem a luta da Categoria. Somos parte de um movimento nacional, que aglutina cerca de 90% dos sindicatos na CUT, sendo a nossa representação principal nas mesas de negociação. Sair da CUT é ir para o isolamento e provocar o divisionismo que nos fragilizam.
Se somos contra os rumos atuais do movimento, devemos unir forças e disputar a direção. Fizemos isso no passado, inclusive no SEEB-MA. Porque não faríamos agora?
É com base nesta reflexão que apoio a Chapa 2.
Ademais, votando na Chapa 2, temos a chance de eleger pela primeira vez na história do Sindicato, que em 2010 completará 75 anos de fundação, uma mulher para presidência. Trata-se de Rosário Braga, a militante mais experiente e perseverante que há entre nós. No mesmo dia em que tomou posse no antigo BEM, Rosário assinou sua ficha de filiação no Sindicato. Já se vão aí algumas décadas. E nunca mais parou. Ela, ao lado de grandes companheiros (as) que integram a Chapa 2, tem tudo para fazer um excelente trabalho à frente do Sindicato.
Desse modo, recomendo: Vote Chapa 2!


CARTA AOS BANCÁRIOS

Raimundo N. COSTA - presidente do SEEB-MA

Colega Bancário,

Nos dias 19, 20 e 21 de maio próximo, os bancários maranhenses elegerão uma nova diretoria do SEEB MA, para o período 2009/2012. A CHAPA 1 – UNIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA concorre com 54 bancários e bancárias dos diversos segmentos da categoria.
Conforme se constata, através da manifestação espontânea de centenas de colegas, a Chapa 1 – UNIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA recebe o apoio expressivo e entusiasmado onde quer que se apresentem seus candidatos.
Na condição de atual presidente da Entidade, ao lado do companheiro de luta Enock Bezerra Silva, ex-presidente do Sindicato na gestão 2000/2003, temos a alegria e o compromisso de apoiar e integrar a Chapa 1. Pedimos o voto e o apoio dos bancários e bancárias do Maranhão em nome das propostas apresentadas para avaliação coletiva, sustentadas na coerência das nossas atitudes como dirigentes sindicais.
Nós, que participamos desta luta há anos, lembramos bem de época pouco distante, em que interesses outros que não os coletivos resultavam em contendas e brigas internas que chegaram às páginas de jornais que circulam neste estado. Vale ressaltar que dessa prática sempre discordamos, permanecendo fiéis aos nossos princípios de defesa do interesse da categoria.
Não se pode servir ao trabalho e ao capital/governo ao mesmo tempo. É imperioso que tomemos decisões claras e objetivas.
Em obediência aos nossos princípios, quando eleitos para mandato sindical, jamais nos licenciamos logo no ato de posse a fim de assumirmos cargos em governos ou para disputar eleições partidárias. Nunca nos valemos da sombra do Sindicato para reivindicar ou assumir cargos de qualquer natureza, inclusive em escalões médios ou superiores da hierarquia da administração pública ou bancária.
Residimos e trabalhamos aqui, permanentemente! Sindicato, para nós, não é, nem nunca foi, escudo nem ambiente para o culto ao personalismo.
Entendemos não ser nenhum demérito as aspirações políticas ou profissionais de quem quer que seja. Contudo, inaceitável é querer confundir os interesses da categoria com as conveniências pessoais ou de pequenos grupos.
Portanto, defendemos um Sindicato independente e autônomo, preocupado com os interesses dos trabalhadores.
Pela concretização das nossas propostas já divulgadas, pedimos seu voto na Chapa 1!

Nenhum comentário: