quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ê-Maranhão - número 26

ê-maranh@o
 Boletim Eletrônico do Projeto "Nós de Rede".    Ano II  -  Nº 26  -  02 Fev 2011                                                                                                                   


Ano novo, vida nova!


Ê-Maranh@o, após merecidas férias, está de volta, dando continuidade à construção da rede maranhense de movimentos sociais, blogueiros e tuiteiros progressistas.



Está difícil saber quem  se mantém progressista na blogosfera maranhense? Ê-Maranh@o mantém seus critérios de atuação: luta pela mudança no Maranhão, defesa dos direitos humanos e democratização das comunicações. Mais claro que isso, só as águas das lagoas de Barreirinhas!


Abaixo, o primeiro boletim eletrônico de 2011, vigésima sexta edição no segundo ano de existência do
Ê-Maranh@o , a partir da blogosfera progressista maranhense.

Bom trabalho e bom ano ao Maranhão que é de todos nós!


BLOG DE ZEMA RIBEIRO
Zema Ribeiro narra sua primeira vez... no Papoético! Acontece todas as quintas, a partir das 19h, no Chico Discos (Rua Sete de Setembro - Centro). O próximo é com Wilson Marques, que conversará sobre a literatura infantil.  (leia mais).



VIAS DE FATO
O advogado Antônio Filho, ligado ao Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH), está ameaçado de morte por denunciar a violência, o crime e a impunidade tão comuns no Maranhão. Este assunto tem relação com a reportagem veiculada ontem (30/01) no Fantástico (TV Globo) sobre a situação das delegacias de polícia do Brasil.  (leia mais).



ECOS DAS LUTAS
"O Ministério Público do Maranhão investigará a distribuição irregular de bolsas de estudo entre aliados da governadora Roseana Sarney, do PMDB. A Fundação de Amparo à Pesquisa, ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, pagou bolsas de "auxílio à pesquisa" a ex-prefeitos, secretários de estado e lideranças regionais petistas. Em 2010, por exemplo, o secretário geral do PT do Maranhão, Fernando Antonio Magalhães,  levou 32.000 reais. Ele próprio admite que não esteve inscrito em curso algum, nem trabalhou em nenhum estudo no período" (leia mais).

BLOG DO JOSUÉ MOURA
Morreu no final da tarde de Domingo (30/01), o advogado, jornalista e escritor, membro da Academia Imperatrizense de Letras, Ulisses Azevedo Braga, 80 anos. Natural de Carolina-MA, cidade onde voltou a morar nos últimos dez anos, antes tendo vivido em Brasília, onde foi vice-presidente da OAB, ele defendeu perseguidos da Ditadura Militar, depois por mais de uma década morou em Imperatriz, cidade onde desenvolveu grande atividade política, tendo sido o mentor do Fórum da Sociedade Civil, entidade que congregou a sociedade organizada  imperatrizense para a tomada da prefeitura no dia 18 de janeiro de 1995, afastando o então prefeito Salvador Rodrigues e levando a governadora Roseana a decretar a intervenção no município de Imperatriz. A chamada "Revolução de Janeiro" completou este mês 16 anos.  (leia mais).

ARTIGO - FREI BETTO
Ricarte Almeida Santos, em seu blogue Rico Choro, repercute o artigo de Frei Betto sobre Dom Hélder Câmara, e confessa: "No texto, dentre tantas histórias e episódios curiosos, engraçados e marcantes da vida daquele grande pastor, que doou sua vida à defesa dos excluídos, dos miseráveis, dos oprimidos, contra a força, a violência e a opressão, uma passagem me deixou deveras perplexo: "Nomeado arcebispo de São Luís (MA) no mesmo mês do golpe, antes de tomar posse o papa Paulo VI o transferiu para Olinda e Recife, onde permaneceu até morrer".  (leia mais).


@SilvioBembem : O dep. Arnaldo Melo esteve do lado do governo do Dr. Jackson Lago, e depois com eleição de Roseana Sarney passou a apoiá-la. É um camaleão.
@wagner_cabral: Início dos mandatos legislativos no país, sem novidades em Brasília e mini-micro-"rebelião" na Assembléia Legislativa do MA

Nenhum comentário: