domingo, 6 de fevereiro de 2011

A toque de caixa, sarnopetistas querem filiar Tadeu Palácio, encabrestar bancada e neutralizar CPI da Fapema

O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, anuncia reunião da Executiva Estadual do partido para esta segunda-feira (7/02), a partir das 9h, na sede a rua do Acapu, 26 - Renascença (??).

Na pauta: "1. Participação da Bancada de Deputados Estaduais do PT em Bloco Parlamentar da Assembléia Legislativa do Maranhão, conforme disposto na letra e) do Artigo 79 e Artigo 98 do Estatuto do PT e 2. Comemoração do Aniversário de 31 anos do PT".

O acelerado desespero em "reunir" o partido obedece a uma única lógica: está deflagrada a derradeira guerra no PT maranhense. Isso mesmo, os sarnopetistas reagem à rearticulação do campo antissarney, que se reuniu ontem (sábado - 05.02.2011), tentando avançar e ocupar espaço interno ante a avalanche de ações que os contra-Sarney iniciam esta semana no PT.

"SAdações Petistas": às pressas,
sarnopetistas tentam evitar CPI da Fapema
A toque de caixa
O clima de beligerância é tão evidente que a convocatória (veja ao lado) foi feita às pressas, encaminhada aos emails dos membros da Executiva Estadual às 23h22 de 05/02/2011, por Fernando Magalhães, SEM ASSINATURA DE MONTEIRO, SEM DATA na qual se convoca a reunião e com erros gramaticais gritantes. Coisa feita no corre-corre.

Com o mesmo argumento que os sarnoblogueiros estão questionando o documento de formalização do bloco que derrotou Ricardo Murad na Assembléia Legislativa, pode-se questionar os sarnopetistas: a convocatória está fora dos prazos partidários; pelo que se deduz do email, a Executiva só poderia se reunir a partir das 23h22 segunda-feira, e não às 9h (as instâncias deve ser convocadas para se reunir com mínimo de 48h de antecedência, com pauta amplamente divulgada, diz o estatuto partidário). Mas isso é pelo que está no horário de encaminhamento do email, porque no papel sequer há data!

Além disso, o documento não traz a assinatura do presidente do partido. E mais, convoca a reunião para uma sede que até então ninguém no PT maranhense sabia que existia, ou pelo menos nenhuma instância do partido tinha autorizado a mudança da sede situada a Fonte do Ribeirão - 213. "O desejo de tornar fato consumado a aliança com o PMDB é tanto que a "nova" sede é praticamente vizinha à sede do PMDB, no Renascença", ironiza Augusto Lobato, vice-presidente do partido.

E por que tanta pressa?

Eis a questão. Sarnopetistas querem criar uma cortina de fumaça para dois movimentos que lhe complicam a vida: (1) o fato do vice-governador Washington Luís ter ajudado a derrotar Ricardo Murad na disputa para a presidência da Assembléia Legislativa e (2) a eminente proposição da CPI da FAPEMA, proposta aprovada pelo campo do PT antissarney na sua reunião de sábado.

O efeito Murad
Com a reunião a toque de caixa, o vice-governador que aprovar na instância partidária resolução que centralize a bancada estadual na Assembléia a refluir de participar do bloco que elegeu Arnaldo Melo para a presidência da casa. Com isso, Washington e os seus querem passar a imagem de que não comeram friamente o  prato da vingança pelos maus tratos que sofreram de Ricardo Murad ao longo da campanha do ano passado. Ao centralizar a bancada, buscam efetivamente é amordaçar sobretudo o deputado estadual Bira do Pindaré. "Não se amordaça bancada no PT, nem no governo Jackson Lago, o partido amordaçou Helena Heluy na oposição que fez ao governo da Frente de Libertação que participávamos", lembra Silvio Bembem. O fato é: por que os sarnopetistas não mostraram toda essa pressa e disposição para centralizar a bancada de deputados antes da eleição na Assembléia? É quando, também, entra a segunda questão.

A CPI da FAPEMA
Em 30 dias de gestão, os sarnopetistas protagonizaram os principais escândalos do melhor governo da vida de Roseana: (1) millhões desviados na SEDUC - que levou à exoneração de Anselmo Raposo e ao rebaixamento de Fernando Xetrepa (continua adjunto da SEDUC, mas sem autorização para ordenar despesas); (2) a ação da Polícia Federal envolvendo aliado fiel de Washinton Luís nos 50 milhões de reais desviados em Barra do Corda - prefeito aliado de Roseana e (3) o escândalo da Fapema com bolsas de "pesquisa" a ex-prefeito, lideranças do grupo Sarney e ao secretário geral do PT Fernando Magalhães, assumidamente sem vínculo algum com a comunidade científica ou produção intelectual no Maranhão.

Com a mordaça em Bira do Pindaré na bancada do PT na Assembléia, Washington e seu grupo pretendem impedir que Bira apresente na próxima terça-feira, quando fará seu primeiro discurso no grande expediente da Assembléia, o pedido de CPI da Fapema juntamente com os demais deputados do bloco de oposição. Uma CPI da Fapema não só traz um estrago imenso a Washington Luís no governo quanto a sua legitimidade no controle do partido. Sem partido, a vice-governadoria não é mais do que um cabide de emprego. Daí vem  o outro movimento ou pauta da reunião: a comemoração do aniversário dos 31 anos do PT.

Tadeu Palácio no PT: novo factóide dos sarnopetistas
Sob pretexto de planejar o aniversário do partido para o próximo dia 10 de fevereiro, a atabalhoada convocatória da reunião (o diretório estadual vai completar quase um ano sem se reunir!) serve para uma outra cortina de fumaça: filiar várias lideranças ao partido, como que demonstrando agora seu crescimento. Isso visa passar à sociedade que o campo sarneyzista do PT mantém-se forte e ampliando seus espaços, quando não tem maioria na base partidária.

As filiações, então, da secretária de Educação Olga Simão e do ex-prefeito Tadeu Palácio servem a esse propósito. Os sarnopetistas anunciam que oficializarão o pedido de filiação de ambos na reunião de segunda-feira. Com Olga, retomam a estapafúrdia idéia de que o PT passaria a controlar novamente a Secretaria de Educação; com Tadeu Palácio, a sinalização da aliança PT-PMDB para as eleições para a prefeitura de São Luís ano que vem. Como se vê, tudo fumaça ante a guerra que se (re)inicia no partido esta semana.

PT x PT
A reação dos sarnopetistas está sob a lógica de neutralizar a ação do petistas contra Sarney reunidos ontem, em São Luís.

Da reunião participaram fundadores do partido (como Francisco Gonçalves, Joãozinho Ribeiro, Joiseane Gamba, Jomar Fernandes, dentre outros), membros de todas as tendências internas do PT maranhense menos o grupo CNB de Washington (PT de Aço, Movimento PT, Articulação de Esquerda, Democracia Radical, Democracia Socialista, Mensagem ao Partido, Luta Solidária, Tendência Marxista, Rebuliço, independentes, etc), membros da Executiva Estadual (Augusto Lobato, Marcio Jardim, Janete Amorim, Genilson Alves, Nice, dentre outros), os deputados Bira do Pindaré e Domingos Dutra, lideranças de movimentos sociais e de diretórios municipais.

Entre as principais ações definidas pelos integrantes da Resistência Petista (nome do novo campo de tendências no partido no Maranhão), estão:

1. pedido de expulsão de Fernando Magalhães do PT pelo envolvimento no escândalo da Fapema;

2. pedido de afastamento de Fernando Xetrepa da presidência do PT São Luís por vacância do cargo. O Diretório da capital sequer se reuniu para concluir a eleição de sua direção municipal (há um ano não se reúne!!);

3. articular a CPI da Fapema na Assembléia Legislativa, nos movimentos sociais e distribuição de ampla panfletagem nas universidades.

4. Realizar o primeiro Encontro regional da Resistência Petista em Imperatriz.

"Querem nos tirar do PT à força, não vão conseguir", rebela-se Jomar Fernandes, ex-prefeito de Imperatriz. "Vamos para a batalha com o espírito de Lampião, Negro Cosme e Osama Bin Laden contra o assalto do PT do Maranhão pela sarneyzada", reforça Domingos Dutra.

Como se vê, a guerra está instalada no partido e, como diz Márcio Jardim, dela não restará feridos: somente haverá vivos e mortos.

Um comentário:

Unknown disse...

Companheiro me reanimo com essa resistência organizada e atuante, eles pensam que nos venceram, mas as trincheiras estão armadas...

Imperatriz será uma base forte dessa resistência.

Estou repercutindo tuas notas no meu blog que é um dos mais lidos aqui na cidade.

abraço Franklin...