quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Adeus, PT!

     
 
        Comuniquei ao secretário-geral do PT do Diretório Municipal de São Luís, Paulo Jorge Serra, na manhã da última quinta-feira (24/02/2011), na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, meu ato de desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Oriento-me pelo que já tinha analisado na reunião do campo antissarney de tendências e correntes, ocorrida em 05.02.2011: só nos restam três caminhos no PT - (1) sair, (2) construir a saída ou (3) ser indiretamente expulsos pela entrada dos sarneyzistas no partido.
Após nossa histórica vitória pró-Flavio Dino no Encontro Estadual de junho-2010, a intervenção da maioria do Diretório Nacional no PT-MA nos colocou diante de um único cenário: ou ganhávamos a eleição com Flávio Dino e retomávamos o PT ou, derrotados eleitoralmente, os sarnopetistas nos tomariam o partido no qual somos maioria na base de filiados, em número de diretórios, na militância social e nas urnas (quando elegemos Domingos Dutra-deputado federal e Bira do Pindaré-deputado estadual e eles, ao coligar com o PMDB, acabaram por prejudicar o próprio Raimundo Monteiro, que teria sido o segundo federal eleito, se o PT tivesse saído sozinho).
As reuniões da Executiva Estadual do PT-MA a toque de caixa, o atropelo na instância, a mordaça na bancada estadual, a convocação de encontros regionais sem comunicação às demais forças, as filiações em massa a partir de agora para ganhar as prévias para 2012, a vinda de Tadeu´s e Luis Fernando´s da vida ao partido, a degradação nos escândalos de desvios de dinheiro público envolvendo os sarnopetistas (casos SEDUC, Fapemagate e desvios de recursos na Prefeitura de Barra do Corda e também no INCRA), o veto à participação do campo petista que resiste à oligarquia em cargos do governo federal (vetaram o candidato a governador que dividiu o Maranhão ao meio!), a omissão do debate sobre o enfrentamento da questão das oligarquias nos documentos das próprias tendências da esquerda do PT, antes podíamos dizer que era o Lula, agora não mais (é o PT que banca o Sarney!), apenas antevêem a dura realidade: o PT peemedebizou-se pelos bigodes do Sarney. A isso, soma-se a difícil ação unitária e articulada do campo de forças petistas antissarney.
Como cantou a Legião Urbana, "quando a esperança está dispersa, só a verdade é que liberta!". E a dura verdade é essa: o PT, jaz! Não virá por ele o projeto popular de transformação do Maranhão.
Não cuspirei no prato que comi. Há 20 anos dedico-me ao PT: do grêmio do Marista, quando entrei na juventude petista pelas mãos de Nilce, na coordenação do DCE/UFMA quando militei na articulação estudantil, na assessoria aos sindicatos e movimentos, na direção partidária em São Luís onde fui secretário de formação e na Executiva Estadual onde cheguei a Secretário-Geral, depois de ter sido secretário de organização, comunicação e agrário; estive em todos os Encontros Nacionais de Guarapari (ES)-1997 até hoje; no rompimento com a Articulação no episódio do Mensalão e na ida à Democracia Socialista/Mensagem ao Partido, na participação ativa que nos conduziu ao governo Jackson Lago, no histórico encontro em que derrotamos todos os tipos de abuso da oligarquia e vencemos com Flávio Dino. Não me arrependo de nada do que fiz no PT. Ao contrário, orgulho-me de ter vivido ao máximo a militância partidária.
Mas, para os próximos 20 anos (pelos menos!) me imponho novos desafios: mudo de casa, mas permanecerei do lado esquerdo da rua, contribuindo para reaglutinar a esperança que está dispersa.
Aos que ficam e resistem, minha solidariedade. Com eles, com certeza, nos encontraremos nas lutas e nas ruas!!

          
(*) Franklin Douglas - jornalista e professor, 37 anos. Publicado como artigo no Jornal Pequeno de 27.02.2011

(**) Alterado em 28.02.2011 para duas retificações: 
(1) onde tinha Prefeitura de Presidente Dutra leia-se Prefeitura de Barra do Corda e (2) acrescentar o escândalo de desvios de milhões de reais no INCRA comandado pelo presidente estudual do PT, Raimundo Monteiro.

5 comentários:

RICARDO FERRO SILVA disse...

HASTA LA VICTORIA SIEMPRE,
TE ABRAZA CON TODO FERVOR REVOLUCIONARIO.

RICARDO FERRO SILVA

Luiz Noleto disse...

Caro Franklin queria lhe parabeinzar por esta decisão. na minha opinião (desde 93) o PT já não representa mais os interesses dos trabalhadores. No Maranhão já um estado mais decadente, pois além de não representar mais os trabalhadores passou a ser aliado da corrupção. Espero que os que se dizem anti-sarney não demorem mais para acompanhá-lo nesta feliz decisão.

G.D. News disse...

Parabéns por sua coragem, força e determinação, pode acreditar que todas as pessoas de bem em todo este Estado aplaudem de pé sua atitude.

ALMIR BRUNO disse...

Caro companheiro. Desejo você muito sucesso no caminho que escolher e saiba que pode contar comigo pois sei que tem História e tem memória de suas lutas! Sei de sua contribuição ao partido! Para nós uma perda incalculável! Mas respeito a sua escolha! Lembro logo quando entrei na UFMA em 1998 e já ouvia falar do líder Franklin Douglas do PT!Grande abraço e que Deus lhe proteja sempre!Tem a minha solidariedade!

ALMIR BRUNO-PT

ALMIR BRUNO disse...

Caro companheiro. Desejo você muito sucesso no caminho que escolher e saiba que pode contar comigo pois sei que tem História e tem memória de suas lutas! Sei de sua contribuição ao partido! Para nós uma perda incalculável! Mas respeito a sua escolha! Lembro logo quando entrei na UFMA em 1998 e já ouvia falar do líder Franklin Douglas do PT!Grande abraço e que Deus lhe proteja sempre!Tem a minha solidariedade!

ALMIR BRUNO-PT