domingo, 1 de abril de 2012

Caiu um... restam quatro


Caiu um... restam quatro
Na nota "O nome da foto" (releia aqui), dizíamos: "Eliziane Gama - que não controla o PPS - quer o apoio de Bira, que não controla o PT, que quer o apoio de Tadeu Palácio, que não controla o PP, que quer o apoio de Roberto Rocha, que não controla o PSB e que agora faz juras de amor a Flávio Dino, que controla o PCdoB, mas sem condições políticas, não quer ser candidato à Prefeitura de São Luís ..."
Domingo passado, a votação para a eleição de delegados ao Encontro que escolherá o candidato do PT à Prefeitura de São Luís derrubou a primeira pedra desse dominó das oposições consentidas: caiu Bira do Pindaré.



Santa incompetência...
Mas o que espantou não foi a queda do Bira, foi a incompetência dos aliados do pré-candidato Washington Luiz: com o Governo do Estado, o INCRA, o MDA, a CUT, o controle do PT da capital e estadual, os gabinetes dos deputados estaduais Francisca Primo e Zé Carlos da Caixa e outras ajuda$ à disposição, a turma dos sarnopetistas mal conseguiu colocar 10 delegados à frente da resistência petista.
Mais uma semana de campanha e a turma antissarney do PT podia ter virado o jogo, mesmo Bira trabalhando contra si. Enquanto a militância buscava realçar as diferenças entre WL e Bira, soltando os panfletos "Macaxeira Honorável Bandido" (ao lado de Sarney, Roseana, João Alberto,etc), Bira evidenciava as convergências com Washington, em entrevista a O Imparcial. Parecia discurso de prefeito eleito, não de candidato em pré-convenção... 
Como o sempre disposto a negociar Jaob Jeremias vale ouro e seus delegados desequilibram o encontro, petistas da resistência ainda têm esperança de virar o jogo no Encontro Municipal do PT. A conferir.

O papelão de Zé Carlos
De outro lado, mas do que nunca ficou claro que a pré-candidatura de José Carlos da CEF não passava de um rebeldia ao acordo Washington-Bira para as eleições da capital.
Antes de pular do barco, Washington orientou Raimundo Monteiro a discursar, nas convenções dos PT´s municipais do interior do Estado, que Bira seria o candidato do PT em 2012 na capital. Iludido, Bira caiu no "conto da macaxeira" e se manteve quieto, até ser pego de surpresa pela candidatura de WL.
Mas, durante a encenação de apoio dos sarnopetistas a Bira, o deputado Zé Carlos manteve seu nome na disputa. Nada mais do que uma insubordinação ao possível acordo. Desfeito o cenário, não só abriu da candidatura como sequer se quitou para votar... o mesmo fazendo seu mentor intelectual, o ex-tesoureiro do partido, o inadimplente Henrique Souza - firme cobrador das contribuições dos secretários petistas quando do governo Jackson Lago.




Drops do Abaporu* (Coluna Abaporu - Ano II - número 09)
Abaporu é  a tela brasileira mais valorizada no mundo (1,5 milhão de dólares). Pintada em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral, é um símbolo do movimento modernista, que propunha  deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira. O nome vem do tupi e significa aba(homem), pora (gente) e ú (comer): o "o homem que come gente".

Nenhum comentário: