segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Estado do MA briga com a realidade... Sarney e PCdoB inventam suas verdades (Drops do Abaporu - 09)


Ecos das Lutas mata a cobra e mostra o pau (e a cobra morta também):
Página 03 d´O Estado do Maranhão de 05/02/2012
O Estado do MA agora briga com a realidade
Depois de faltar às aulas básicas de jornalismo (entenda aqui), a turma do Estado Maior de O Estado do Maranhão nos revelou que também faltou à aula de ética no jornalismo. Mentiu, de novo...
Em nota em sua edição de 19/03/2012, surta:
"Porta-voz virtual do ex-vereador Haroldo Sabóia "informou" no seu blog que O Estado "lançou" o militante Jean Gaspar candidato a prefeito pelo PSOL. Mentira. A coluna informou que Jean Gaspar decidiu se inscrever para a prévia partidária fora do prazo e a direção nacional que autorizasse sua inscrição. A coluna informou também que Haroldo Sabóia foi o único que se inscreveu dentro do prazo".
 Agora leia o que publicou o jornal da oligarquia, em sua página 03 (edição de 05/02/2012):
"PSDB e PSOL já definiram os seus candidatos em São Luís - o prefeito João Castelo é o candidato dos tucanos à reeleição; o agente de saúde Jean Gaspar foi o escolhido dos socialistas".
O Estado do Maranhão errou ao publicar um notícia falsa porque não checou a informação, nem procurou ouvir o outro lado. Depois, revelada a barrigada, insiste na distorção do fato.
A fim de desinformar os leitores sobre o PSOL maranhense, O Estado atropela o jornalismo e, ao invés de admitir o erro, como orienta os bons manuais de redação, seus editores decidiram brigar não só pela versão dos fatos, mas com os fatos... quanta má fé! Esperar o que do diário oficial da oligarquia?




Bicombustível
O deputado federal Edvaldo Holanda Júnior (PTC), que votou pela privatização da Previdência Pública dos servidores, promete quebrar o silêncio sobre sua candidatura a prefeito de São Luís.
Se a montanha não parir um rato, o eleitorado da ilha saberá que combustível usará a candidatura do deputado na corrida das eleições: se o diesel da oligarquia ou a gasolina da oposição consentida, pois, até agora, sua pré-pré-candidatura tem consumido combustível dos dois lados, tipo carro flex.



O que ainda falta...
O PT estadual do Maranhão impugnou o ministro Versiani, que relata o processo de cassação de Roseana Sarney por abuso de poder econômico e político, movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).
Com isso, busca ganhar mais tempo, atrasando o julgamento... Será que essa decisão foi a voto na instância estadual? Quem votou contra? Quem se absteve? Quem se ausentou? Quem foi à favor?
O que ainda falta ao PT maranhense para se rebaixar à oligarquia?

Cada um com sua verdade... ou seria mentira?
Sarney diz que foi o único governador a combater a Ditadura Militar, foi um democrata exemplar a ponto de manter excelentes relações com os comunistas. Tinha até um entre os seus, Bandeira Tribuzi. O velho oligarca presidiu a sessão solene onde o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemorou seus supostos 90 anos de existência.
Texto do próprio Sarney o desmente: "Meu mandato trouxe a marca da luta e só foi possível graças à moralização eleitoral, às garantias surgidas e à liquidação da oligarquia política, obra, como tantas vezes afirmei, da REVOLUÇÃO* QUE EU APOIEI E POR ELA FUI APOIADO" (Jornal O Dia, 18/12/1968) 
Do outro lado, o PCdoB, buscando fazer prevalecer a sua versão da História, apresenta-se como o partido de Prestes, de 90 anos de comunismo no Brasil: quem lê um pouquinho da história dos comunistas no Brasil, sabe que não é assim.
Lembra Anita Leocádia Prestes, filha de Prestes e Olga Benária:
"O PCdoB vem utilizando de maneira indevida e inaceitável imagens de Luiz Carlos Prestes na tentativa de associar sua atuação à frente do PCB com suposta participação na história do PCdoB. Na realidade, o PCdoB foi criado em 1962, resultando de cisão com o PCB e com Luiz Carlos Prestes, então secretário-geral deste partido. Prestes jamais ingressou no PCdoB ou lhe concedeu qualquer apoio, sendo que o PCdoB durante anos o combateu com extrema virulência (leia mais aqui)".


*Revolução é o termo pelo qual os aliados dos generais denominam o golpe militar que aniquilou a democracia no Brasil, em 1964, estabelecendo mais de 20 anos de Ditadura Militar




Drops do Abaporu* (Coluna Abaporu - Ano II - número 09)
Abaporu é  a tela brasileira mais valorizada no mundo (1,5 milhão de dólares). Pintada em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral, é um símbolo do movimento modernista, que propunha  deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira. O nome vem do tupi e significa aba(homem), pora (gente) e ú (comer): o "o homem que come gente".

Nenhum comentário: