sexta-feira, 15 de março de 2024

MARIELLE SEMENTE!

 



Há seis anos Marielle Franco e Anderson Gomes foram brutalmente assassinados. Passados 2.191 dias desde a bárbara execução, persistem dúvidas acerca do mandante e suas motivações para eliminar a vereadora do PSOL do Rio de Janeiro.

Já se sabe quem matou e quem ajudou a matar dirigindo ou fazendo vigília sobre a rotina da vereadora. Mas ainda resta elucidar quem mandou matar Marielle e por quê. No percurso das investigações, evidencia-se a falência das instituições cariocas: sua polícia, seu Ministério Público, seus poderes constituídos. Marielle foi vítima de todo tipo de atraso político, do conservadorismo reacionário, da violência miliciana e da estrutura de poder que não tolera a ascensão política da mulher, dos negros, dos oprimidos, daqueles que não baixam a cabeça e não se dispõem a servir de capitães do mato da política neofacista destes tempos.

Elucidar esse crime é compromisso com a construção de um projeto de sociedade justa, que não treme frente aos poderes das organizações criminosas, do tráfico e da política, doa a quem doer!

Dessa forma, o 14 de março continua a ser um dia de luta por justiça. Mas também deve ser um dia de relembrar o legado de Marielle. Parlamentar que, em pouco tempo de mandato, aprovou 10 Leis Ordinárias, uma Lei Complementar e um Decreto-Lei.

Iniciativas na área de assistência técnica gratuita à construção de moradias populares: Marielle não esqueceu sua origem na favela!

Proposições de proteção à infância: Marielle não deixou as crianças pobres da periferia sem amparo!

Sugestões legais para o enfrentamento ao assédio sexual: Marielle não abandonou a luta em defesa dos direitos das mulheres!

Homenagens a liderança negras como Tereza de Benguela e o combate ao encarceramento da juventude negra: Marielle não baixou a cabeça para o racismo!

Eis o legado de Marielle. Essas são suas sementes que multiplicaram Marielles em todas as partes do país e do mundo. E de nada adianta quebrar as placas com o seu nome!

A luta de Marielle é como querer matar uma, duas ou três rosas, sem conseguir deter a chegada da primavera: jamais conseguirão impedir o crescimento das sementes plantadas por Marielle Franco!

(*) Franklin Douglas – professor e doutor em Políticas Públicas. E-mail: franklin.artigos@gmail.com

Nenhum comentário: