sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A NOVELA DA OLIGARQUIA E O NOVELO DAS OPOSIÇÕES

Por Haroldo Saboia

Após a retomada do Palácio dos Leões pelo julgamento não de um recurso, mas de verdadeira trapaça (ainda sujeita a apreciação pelo Supremo Tribunal Federal) e a atabalhoada ascensão de Sarney à Presidência do Senado, os donos do poder no Maranhão revelam sinais de manifesta incapacidade em ocupar e dominar os territórios reconquistados.

Parecem atores de uma estranha novela da qual desconhecem o roteiro e o local das filmagens. Ou melhor, lembram os personagens de O Anjo Exterminador, do cineasta espanhol Luis Buñuel, em que os participantes de uma fausta ceia, depois de regiamente servidos, não conseguem deixar o recinto e, dia após dia, perdem cada vez mais as boas maneiras, as máscaras de civilização e urbanidade, adquirindo o comportamento de verdadeiros animais.

Outra não estaria sendo a postura dos convidados de Roseana Sarney Murad ao rega-bofe do governo tomado no tapetão, sem qualquer legitimidade.

Os ricardo-murads versus os joão-albertos da vida aqui, os gastões-dias contra os césares-pires ali, o maridão contra o indiciado-primeiro-irmão-fernando acolá. Dizem que é um Deus nos acuda sem fim.

Tudo sob a regência da biônica governadora com seus propalados impropérios...

No Senado, em Brasília, a mesma novela. O velho coronel Sarney já não é mais capaz de circular nos espaços de poder da Presidência do Senado com a mesma desenvoltura dos idos tempos. Encurralado em investigações de familiares pela Polícia Federal, em atos secretos, nepotismos, empréstimos consignados, apartamentos de empreiteiras, mansões não declaradas ao fisco e à Justiça Eleitoral, e não sei quantas outras ilicitudes, Sarney conseguiu a proeza de transformar a crise resultante da sua eleição à presidência da Casa em uma das maiores crises da República.

Crise na Receita Federal, crise no PT, crise na bancada petista que perdeu dois de seus senadores, crise na candidatura da ministra Dilma Roussef com a entrada na disputa de Marina da Silva e a reafirmação da postulação de Ciro Gomes. Breve, crise por toda parte. Todas com a marca do senador Sarney, caríssimo aliado do Presidente Lula!!!

Enfim, Roseana e seu pai, ou se preferirem Sarney e sua filha não conseguem administrar nem a crise de lá nem a de cá. A rigor, as crises correspondem a uma só novela de tristes e perigosos personagens.

Enquanto isso, fica o Senado paralisado e o Maranhão sem governo.

O que fazer?

Face à crise do Senado, somar a nossa indignação à de toda a Nação, hoje mais que nunca, conhecedora do caráter, dos métodos e do agir de José Sarney.

E aqui se trata de desfiar o novelo que representa para as oposições maranhenses as eleições de 2010.

É ilusão pensar que poderemos reconstruir uma ampla aliança nos moldes de Frente de Libertação do Maranhão que elegeu o Dr.Jackson Lago, sem analisar os acertos e os inúmeros e gravíssimos erros de sua administração.

Como parece até mesmo infantil pensar que sem fazer a mais tímida oposição à Oligarquia Sarney, às suas figuras e ao seu (des) governo, alguma corrente política pode vir a liderar as lutas do conjunto das oposições maranhenses.

Qual a melhor tática para as oposições?

Lançar um, dois ou três candidatos, no primeiro turno, para o Governo do Estado?

E como proceder em relação ao Senado, para o qual teremos duas vagas em um único turno?

São questões difíceis, que exigem discussões aprofundadas e amadurecidas.

Acima de tudo, temos que ter clareza e coragem no enfrentamento do poder oligárquico que fará tudo para confundir, dividir, cooptar e enfraquecer as oposições.

Não podemos esquecer que, pela primeira vez em quarenta anos de mando e desmandos, a Oligarquia conseguiu cooptar e levar para o seu governo, como Secretário de Estado, um representante (bastante minoritário, é verdade) de um partido de esquerda, o Partido dos Trabalhadores.

E, ainda, temos que ter consciência que nesse embate o Presidente Lula dará as costas aos seus aliados históricos e ao povo do Maranhão, para jogar água nos moinhos da Oligarquia Sarney, como fez em 2006.

O que é lamentável, sim. Mas, de maneira alguma, vai nos tirar a vitória, se formos capazes de retomar em nossas mãos a esperança no futuro, reconquistando a confiança em nossa própria libertação!

2 comentários:

Anônimo disse...

A OPOSIÇÃO COMO SEMPRE RECLAMANDO...MAS EIS QUE O SENADO ESTÁ MORALIZANDO SIM A CASA!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Posso opinar?

Nesse novelo só novela com o Rei Grandão! Não há outra alternativa.

Não há.

Tenho dito.Em Nome de JESUS REI GRANDÃO.
zanzisca