quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Coluna Haroldo Saboia - JP (30.11.2009)

SERIEDADE E RESPEITO, SENHOR PREFEITO!

A julgar pela agressividade com que o Senhor João Castelo respondeu aos comentários desta coluna, edição do JP de 23, concluímos que o chefe da administração municipal continua despreparado para receber sugestões e muito menos críticas. Ressaltamos, na ocasião, as já conhecidas características fortemente autoritárias do prefeito de São Luis. Por tudo isso não surpreende a tentativa do senhor Castelo em tentar impedir que sua administração seja sequer avaliada.

A liberdade de expressão é direito de todo cidadão. (Direito que não está à venda no mercado, como não devem estar as licenças ambientais.) Para o seu exercício não pode a administração cobrar do cidadão pedágio ou coisa parecida.

O fato é que lembramos a todos que a Prefeitura Municipal recebeu da Associação Comercial do Maranhão uma proposta de PLANO DIRETOR VIÁRIO PARA SÃO LUIS. Isto em janeiro. Onze meses depois tal Plano não foi apreciado nem a população informada a respeito. O Senhor Castelo fala, agora, de um tal projeto ”Novos Caminhos” que teria sido elaborado pela SMTT, Secretária Municipal de Trânsito e Transporte de São Luis.

Pergunto: em que consiste tal projeto? Foi submetido à apreciação da Câmara dos Vereadores? Seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo? Propõe o redimensionamento do sistema viário de São Luis no seu conjunto , em interligação com os demais municípios e,ainda, com as rodovias estaduais (MAs) que cortam a Ilha ?

Quais as medidas priorizadas pela Prefeitura? Entendo que muitas intervenções exigem projetos e ações de curto e, diria até mesmo, de curtíssimo prazo.

Explico. A proposta oferecida pela ACM, em janeiro, ao então recém eleito prefeito João Castelo indica que: “alguns pontos principais do plano são voltados aos corredores de transporte de massa, as interligações entre as principais avenidas da cidade, pois o nosso eixo principal é norte-sul e propomos criar um eixo leste oeste”.

O que significa interligar as principais avenidas da Cidade, senhor prefeito João Castelo? No meu modesto ponto de vista, quer dizer construir vias (várias, no plural mesmo), por exemplo, entre (1) a av. Jerônimo de Albuquerque e a Holandeses; (2) a av. Daniel de La Touche e São Luis Rey de França; (3) entre a Guajajaras e a Santos Dumont a ser reconstruída. Para citar três entre, pelo menos, dezenas de casos, de situações concretas.

A busca, a procura de soluções para tantos problemas, Senhor Prefeito Castelo, exige antes de tudo seriedade. E respeito. Com a cidade e seus habitantes!


DESCONGESTIONAR O TRÂNSITO REQUER CRIATIVIDADE

As grandes e suntuosas obras não representam necessariamente as melhores soluções, em especial para os problemas viários.No Brasil, a mania dos viadutos teve seu apogeu no início da década de 70, no governo Médici, anos de maior repressão da ditadura militar.

Paulo Maluf prefeito nomeado de São Paulo, e Lucena, de Recife, construíram caríssimos “elevados”, verdadeiras avenidas suspensas. Obras que acabaram por configurar um colossal equivoco: o adiamento da construções dos metrôs , transporte de massa, destinado às grandes maiorias da população das regiões metropolitana.

Quando Castelo anuncia a construção de novos elevados e túneis (como no retorno do Policia Militar, no Calhau) tem todo cidadão o direito de questionar se a solução adotada terá sido a mais adequada. Por que não priorizar as ligações entre as principais avenidas, e entre bairros vizinhos muitas vezes separados pela ausência de uma ponte de dez, quinze metros, ou um pequeno aterro de menos de cem metros?

O Sr. João Castelo quando anuncia que “o Sistema Viário de São Luis tem projeto já submetido à pré-qualificação a nível nacional com editais publicados em jornais do Sul do País” apenas ilustra seu descaso em relação à Câmara, à participação popular, aos empresários e à imprensa

Respeito à democracia, criatividade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!


PT SAUDAÇÕES

Análise do jornalista e membro da Executiva do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, Franklin Douglas:

“A maioria consolidada pelo resultado das eleições do PT-MA define que o partido não vai para uma aliança com o PMDB sarneyzista.E, igualmente, não constrói uma maioria capaz de levá-lo para Jackson Lago ou Flávio Dino.

As urnas petistas apontam o caminho rumo à candidatura própria, em 2010” – finaliza.

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: 10 ANOS

Volta a Porto Alegre, onde nasceu, o Fórum Social Mundial (FSM). A edição comemorativa de 10 anos do FSM será uma ampla reflexão dos propósitos do que foi o maior contraponto ao Fórum Econômico e às idéias neoliberais no mundo. O décimo Fórum Social será de 25 a 29 de janeiro do ano que vem.


“QUEBRADEIRAS” REVIVE “TEMPO DE ESPERA”...

O documentário “Quebradeiras”, dirigido por Evaldo Mocarzel, sabida ou inconscientemente homenageia quase quarenta anos depois”Tempo de Espera “ a peça de Aldo Leite.Premiada no Brasil e internacionalmente,”Tempo de Espera” por mais de uma hora prende a atenção da platéia tão sòmente pela expressão cênica dos personagens sem que há qualquer diálogo.Experiência revivida pelo trab alho de Mocarzel.


...E VENCE FESTIVAL DE CINEMA

“Quebradeiras” venceu o 42º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Do diretor Evaldo Mocarzel, o documentário retrata a vida das quebradeiras de coco do Maranhão, Tocantins e Pará. O cineasta inovou ao produzir um documentário modificando a linguagem desse gênero de filme. Sem entrevistas ou qualquer outra forma de diálogo, a câmera capta o cotidiano das quebradeiras.



PAULO FREIRE ANISTIADO

A Comissão do Ministério da Justiça declarou a anistia de Paulo Freire. A Comissão reconheceu a perseguição política sofrida pelo educador pernambucano à época da ditadura e pediu desculpas pelos atos criminosos cometidos pelo Estado brasileiro.

Paulo Freire nasceu em Recife, em 1921, e morreu em São Paulo, em 1997. Seus livros Educação Como Prática da Liberdade, de l967, e Pedagogia do Oprimido, de l968, ambos publicados durante seu exílio no Chile, foram traduzidos em dezenas de línguas.

A importância de Paulo Freire é de tal maneira significativa que podemos dizer,com segurança,que como educador e pedagogo ele mais contribuiu com o processo de elaboração da Teologia da Libertação do que por ela foi influenciado.


PEC DO CALOTE AINDA AMEAÇA

O projeto de emenda constitucional que modifica as regras de pagamentos dos precatórios foi aprovado, em segundo turno, pela Câmara dos Deputados.
Elaborado por inspiração do ministro da Defesa, Nelson Jobim,quando presidente do Supremo Tribunal Federal e apresentado pelo senador Renan Calheiros ,a proposição segue para o Senado onde volta a ser discutido e votado.

Nenhum comentário: