quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aliança PCdoB-Roberto Rocha desagrega resistência petista

A foto que arrepia a esquerda petista em São Luís
Começa a se evidenciar que a "tese da foto", aliança ampla defendida pelo PCdoB para as eleições de 2012 com Roberto Rocha (agora, PSB), não tem o apoio dos personagens petistas convidados ao retrato.

"Imagina uma foto eleitoral com Flávio Dino, Bira, Marcelo Tavares, Rubens Júnior, Edvaldo Júnior, Eliziane Gama, Roberto Rocha... É a foto da vitória no curto, médio e longo prazos", defende Márcio Jerry (PCdoB).

Tese equivocada, contesta o dirigente petista Silvio Bembem, líder da ala antissarney no partido:

"Analiso que, caso Roberto Rocha seja candidato pelo PSB à prefeitura de São Luís (...), terá pouca chance de ser eleito prefeito. E caso ainda queira ser o candidato da oposição, será puro oportunismo, já que em 2010 quando fora candidato a Senador pelo PSDB era uma linha auxiliar da oligarquia Sarney", bate duro Bembem, da corrente Tendência Marxista (TM).

Outro petista que alfineta é o professor e jornalista Ed Wilson, da corrente dissidente da CNB (tendência majoritária no PT nacional) no estado, "Reage PT":

"Há muito estardalhaço em torno da filiação de Rocha ao socialismo, mas é bom lembrar que o PSB está mergulhado em disputas internas, com caciques de todos os tipos. Portanto, não estranhemos se o socialismo de Roberto servir de linha auxiliar para o grupo Sarney ou mesmo tomar o caminho de volta à casa tucana."


"Há espaço, e muito, para uma candidatura de esquerda em São Luís, petista, polarizadora e mobilizadora, a ponto de ir para o segundo turno e vencer, ou, no mínimo, de não permitir que João Castelo se reeleja, para o bem da cidade. E ainda acumule forças para dificultar a vida da direita em 2014, quando então a oligarquia Sarney se veria novamente em sérios apuros. O deputado estadual Bira do Pindaré representa essa possibilidade", defende o petista João de Deus, da tendência Articulação de Esquerda.


Defensores da candidatura Bira para prefeito, tanto Bembem quanto Ed Wilson e João de Deus expressam o sentimento desse setor do partido que acreditou na sinalização do PCdoB de que ao viabilizar Bira internamente, o deputado petista seria a alternativa da aliança PCdoB-PT-PSB, preservando Flávio Dino para 2014. Ledo engano. Percebe-se, além da contrariedade, um certo sentimento nesses petistas de que lhes tiraram a escada e foram deixados com o pincel na mão.


Outros que torcem o nariz para a tese da foto são os petistas não-alinhados a ala sarnopetista do partido mas que também não tinham fechado qualquer acordo pró-Bira, como o vice-presidente estadual da legenda, Augusto Lobato (da tendência Mensagem ao Partido), o membro de Executiva Estadual, Márcio Jardim (corrente Movimento PT), e o deputado federal Domingos Dutra (do agrupamento PT de Aço).


Pelo visto, a foto está mais para os tempos do lambe-lambe: para dar certo, precisa combinar variados detalhes. Pelo menos da esquerda petista não se espere nenhuma adesão instânea própria aos tempos das fotos digitais. Clic.


Enquanto isso no Rio
Se aqui os petistas dividem-se entre apoiar o PMDB - tese já colocada pelo secretário do Trabalho, José Antonio Heluy - e viabilizar candidatura própria, no Rio de Janeiro a divisão é por quem será indicado a vice-prefeito do PMDB de Eduardo Paes.


Informa O Globo de hoje:
"Enquanto o PMDB, DEM, PR e PSOL já se articulam para a disputa pela prefeitura do Rio nas eleições de 2012, o PT carioca cobiça outra cadeira: a de vice. Petistas travam uma queda de braço interna que definirá, até outubro, o nome de quem vai compor a chapa de Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição. Quatro nomes estão cotados: o vereador Adilson Pires, líder de Paes na Câmara Municipal e que tem a simpatia do prefeito; o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, nome que tem apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB); o deputado estadual Gilberto Palmares, que trabalha seu nome entre as correntes petistas; e o secretário de Habitação Jorge Bittar, que tem entrada em áreas com grande densidade eleitoral, como os bairros da Zona Oeste".

Começou pelo Rio o abandono do tal lema "2010 foi tudo por Dilma; 2012 será tudo pelo PT"...



Abaixo:
A declaração de Silvio Bembem descartando apoio a Roberto Rocha - no blog do Carlos Leen.
A análise de Ed Wilson sobre a decadência tucana - no blog do EdWilson.
O artigo de João de Deus analisando a situação do PT para 2012 - no Blog Du Bois.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro,Bembem, Edson Vidigal alçou Roberto Rocha no PSDB, e juntos migraram para o PSB.
Esses “pássaros” realizaram essa
longa viagem sob a mira de Flávio Dino e João Castelo – por isso que o presidente da EMBRATUR mandou recado dizendo: “Só faço o acordo (Roberto/Rubens júnior,) se tiver garantias para 20114″ .Nisso, o ex-juiz- todo legalista, está claramente dialogando com João Castelo. Basta você perceber “meu BEM”.Não existe “O Homem marcado pra morrer”. É, então Rocha é marcado para virar pó. Aí, terão quatro anos para Flávio tertuliar com no “Castelo” repleto de pássaros – lá ninguém andará. É arriscado muitos ficarem pra trás.

A BEM, DO BEM, para os dois, João e Dino só pensam em 2014.
Tem que pensar ,que: a política á como nuvem…

(...) Sim! Aí Roberto Rocha poderá perder Tranquilo e calmo -, calminho também já está Rubens Júnior, ou qualquer um.

A capina do terreno ocorreu na abertura do Castelo e ventilação do nome do Filho do ex-deputado Rubens Pereira para compor o secretariado municipal. Sem contar a adubação que vem ocorrendo nesse arado ao longo da safra, como: Miosótis... Uma notícia desastrosa não poderia ter corrido à solta-a-toa. Seria uma falta de respeito com o jovem deputado Rubens Pereira Júnior.

Marco Antonio Carvalho Diniz. Fui…