sábado, 13 de agosto de 2011

Via da amargura. A vida como ela é. Super Max Barros - Abaporu seis na net!



Coluna Abaporu
Criação coletiva




VIA DA AMARGURA
Perdeu, João, perdeu!
Se fosse na gíria das classes populares, seria assim que a oligarquia zombaria do prefeito João Castelo em relação à Via Expressa.
A pá de cal foi a pesquisa da Escutec: 84% desaprovaram a ação do prefeito em embargar a obra roseanista. Nem precisa de pesquisa para saber o que pensa o povo, com ou sem carro próprio, do trânsito estressante da cidade e da autoilusão de que abrir estradas melhorará a situação... basta conversar com o vizinho, com o colega no local de trabalho, na escola, na universidade, nas paradas de ônibus.
Como que político de primeira viagem, o tucano caiu na armadilha do governo a ponto de deixá-los com o confortável discurso de que "ele não faz e não quer deixar o governo do estado fazer".
Discurso fácil justamente na boca do governo de Roseana Sarney que não faz... não  faz os prometidos 72 hospitais; não faz a prometida ponte do quarto centenário; não faz a liberação dos recursos deixados pelo governo Jackson Lago para as obras que desafogariam o trânsito da capital.
Discurso fácil justamente no governo de Roseana Sarney que não deixa fazer... não deixa fazer o Hospital de Emergência de São Luís; não deixa fazer a extensão da avenida Litorânea; não deixa fazer o novo anel viário da cidade. 
O embate foi tão favorável à oligarquia  que ela se aproveitou da onda e botou para surfar nela o balão de ensaio da candidatura do secretário de infraestrutura Max Barros (ex-PFL, atual DEM, quase PSD de Kassab, agora flertando com PMDB para ter o PT...)
No estilo mandonista da política do "eu posso, eu quero, eu mando", Roseana Sarney atropelou as licenças ambientais da Prefeitura, a análise do Ministério Público sobre o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental), a Blitz Urbana da Prefeitura. Só faltou repetir o rei francês Luís XIV e dizer: no Maranhão, "o Estado sou eu"!
Da política conciliatória em 2010 à falta de embate político com a governadora Sarney, João Castelo não passou de um tucano depenado nessa questão, ao tentar agir na mesma moeda e paralisar a obra de uma via às pressas mais para ligar os shoppings da família (do Tropical e Jaracaty ao shopping da Ilha, passando pelo shopping São Luís - todos com negócios da oligarquia), do que melhorar o trânsito da cidade. Presente para os 400 anos de São Luís? Só se for presente de Grego!
Para a população, ficou ainda a impressão de que, nessa briga, é o sujo falando do mal lavado.
Na expressão original, a frase é "perdeu, playboy, perdeu!"... significando que o malandro-bandido tomou o bem do playboizinho riquinho. Nada mais apropriado para a situação!
Mas nos 400 anos de São Luís, a oligarquia quer mesmo é tomar a cidade!

QUERO FALAR DE UMA COISA...
11 de agosto já está ficando mais conhecido como dia da televisão ou dia do advogado do que dia do estudante, pelo menos em São Luís.
Não porque estejam os estudantes desaparecendo, mas é que suas entidades representantivas estão cada vez mais longe da letra da canção de Milton Nascimento, Coração de Estudante: não renovam mais esperança, não cuidam mais do mundo, não são mais alegria e muito sonho. Pelo menos do que vemos em UMES, Unipar, MEI, DCE/UFMA e eteceteras  das entidades estudantis da ilha.
O ato de comemoração do Dia do Estudante não passou de muito axé, rebolacion e um mata-aula. Sem contestação, sem rebeldia, sem indignação contra o governo do Estado e sua política educacional ou contra a prefeitura e sua política de transportes.
Por conta das verbas das carteirinhas estudantis, o M.E, como é chamado o movimento estudantil, deixou de ser escola de lideranças para ser escola de trombadinhas dos recursos públicos. Hay govierno e tiene monedero, estão dentro!


A VIDA COMO ELA É (I)
Abra diariamente o jornal O Estado do Maranhão, geralmente em suas páginas 8 e 9.
O que encontrará?
Geralmente de uma página e meia a duas páginas completas de comunicado do cartório de protestos. Em letras pequenas, são quase 600 protestos de dívidas não pagas.
Se tomar a atenção em ler os comunicados, constatarão que eles são em 80% de pequenas dívidas (de R$ 150,00 a R$ 400,00) não pagas junto à Lojas Gabryela.
É vida como ela é ao andar de baixo: capacidade de endividamento estrangulada, falta de emprego e comércio de varejo já sofrendo as consequências da estagnação econômica maranhense por falta de política governamental. Só não está pior por que o bolsa Família segura.
Essa situação sequer é fruto da crise econômica mundial. Essa, para constatá-la, não precisar ler os comunicados de protestos nas páginas do jornal, basta conferir a quantidade de navios ao longo da praia... de superior a 30, já minguam para menos de 20...


A VIDA COMO ELA É (II)
Agora, abra as páginas policiais dos principais jornais da cidade. Lá, a cidade que só o "Monstro Souza" de Bruno Azevedo tem noção.
Wellington Rabello, da equipe do Jornal Pequeno, sintetizou eficientemente os dados:
- o mês de julho de 2011 terminou  com 68 mortes, entre homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte). Já é o mês mais violento do ano. Superou em 29 mortes o mesmo período no ano passado;
- Cidade Olímpica, Bairro de Fátima e Pirâmide estão entre os bairros mais violentos;
- Dos 68 assassinatos, 46 foram com uso de arma de fogo, 16 com arma branca (faca, geralmente) e 06 com outros meios (tipo espacamento, uso de madeira ou pedra, estangulamento).
No dia-a-dia da periferia, a falta de segurança, o tráfico de drogas, o assalto, a violência. Não há a quem pedir socorro. Novamente, é o andar de baixo que mais sofre com a falta de política de segurança pública.
É como diz a música de Chico Sciense:
"A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobre
E o de baixo desce"


PSOL DAS BASES
O maior símbolo da nova diretoria do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em São Luís é o seu presidente: Jean Gaspar.
Ele veio do movimento de luta pelos direitos da criança e adolescente (foi "menor de rua", antes do ECA popularizar a expressão meninos e meninas), quando se dedicava a publicar o jornalzinho "A pulga".
No movimento popular, dedica sua militância comunitária ao bairro da Vila Embratel. Como Agente Comunitário de Saúde, labuta pelo direito à saúde na ilha.
Lembrada só quando os partidos buscam os votos nos tempos de eleição, a área Itaqui Bacanga tem em Jean o único presidente de partido que mora na região.
É o PSOL repetindo as boas práticas do velho PT, onde só nele um trabalhador, líder de bairro da periferia, consegue ser presidente.


Em tempo: Jean Gaspar é também fundador nacional do PSOL, saiu do PT para fundar o novo partido para manter acesa a chama do sonho e da esperança sepultada pelo pragmatismo lulista.


O SONHO NÃO ACABOU
Aconteceu em Timon a primeira reunião da frente das oposições.
Reuniu PSDB de Carlos Brandão e Gardeninha Castelo, PSB de Marcelo e José Reinaldo Tavares,  PT de Domingos Dutra e Bira do Pindaré,  PCdoB de Flávio Dino e Rubens Pereira Júnior, PPS de Elizeane Gama e Pastor Porto, o PDT de Weverton Rocha e Deoclides Macedo. 
Na pajelança organizada pela família Leitoa (o pai, Chico, e o filho, Luciano), também presente as famílias Coutinho (Humberto, prefeito de Caxias, marido, e Cleide, deputada, esposa) e Pereira (Rubens pai e Suely, mãe, prefeita de Matões).
No sonho de recriar a Frente de Libertação do Maranhão, resta saber se a primeira pajelança conseguiu iniciar os curativos da feridas de 2010 e superar as desconfianças mútuas entre seus articuladores.
As ausências notadas de Ribamar Alves e Roberto Rocha (ambos da outra banda do PSB) e de Igor Lago (do PDT) parecem indicar que não...


CRESCENDO COMO RABO DE CAVALO
A UFMA no topo: lidera o ranking dos universitários que não leem livros.
Entre as instituições federais de ensino superior, a UFMA tem o maior percentual de estudantes que não leem sequer um livro por ano - 23,24%.
Em média, o universitário brasileiro lê de uma a quatro obras no ano, informa a pesquisa da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Enquanto 23% dos estudantes gaúchos leem geralmente mais de 10 livros por ano, menos de 6% dos maranhenses  fazem o mesmo.
Além de liderar o ranking dos estudantes que não leem nada, a UFMA também lidera o índice dos estudantes que menos vão à biblioteca da instituição: 28,5% não a frequenta.


POUCAS E BOAS...
n Muitos por nada. Pelo número de pré-candidatos, o PT ludovicense caminha para uma prévia para escolher seu candidato a prefeito, se Roseana e João Alberto deixarem. Além de Bira do Pindaré e José Antonio Heluy, apresenta-se ainda o ex-secretário de Educação Anselmo Raposo. Aposta que também é bom nessa rinha o deputado Zé Carlos da Caixa. Ao que parece, quatro pretendentes para cargo algum. A movimentação no Palácio dos Leões é para retomar a aliança PMDB-PT, com o partido de Lula na vice.
n Sem vara. A decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão em transferir as varas dos juizados especiais para o Fórum do Calhau enfrentará forte resistência. Articulação vai dos bairros onde juizados serão desinstalados a estudantes de Direito das faculdades onde os juizados servem como campo de estágio, passando por funcionários do judiciário. A grita será geral.


n Super Max. Roseana garante que unirá toda a sua base de sustentação em torno da candidatura de Max Barros à Prefeitura de São Luís. Toda a oligarquia junta com Max Barros e ... sem João Alberto ou Roberto Costa ou Tadeu Palácio - PMDB... sem Edilázio Júnior ou Victor Mendes - PV... sem Pedro Fernandes - PTB... sem Pereirinha ou Canindé - PSL... sem Cleber Verde - PRB... sem Waldir Maranhão - PP... sem Raimundo Cutrim - DEM... e sem  PT com candidatura própria... missão impossível: só vendo para crer.

ECOS DO TWITTER...
 Matheus Araujo
EUA foi pro Serasa, Grécia faliu e em Londres tem arrastão. Já que o Brasil não vira 1º mundo, o 1º mundo vira Brasil. 
 Chico Alencar 
Esta é a lógica perversa do Capital: sua autorreprodução e seus investimentos financeiros,mais valiosos q vidas humanas.
 ADITAL 
Frei Betto: ‘O mercado é um Deus que só os comentaristas econômicos sabem o celular dele’. Notícia completa em:
 FRANCISCO ARAUJO 
A marginal Roseana Sarney - MA 171 vai interligar os seguintes municípios: xopi Jaracati, xopi São Luís, xopi Ipase, xopi rio Anil.
 O Grande Niestévisky  by AyalaGurgel
Todo mundo é igual perante a lei, é perante o juiz que a coisa muda.

 Joel Jacintho 
EM CLIMA DE CARNAVAL 2012. FAVELA ABRE CONCURSO DE SAMBA ENREDO. TEMA: 'SÃO LUÍS, A MENINA DOS OLHOS DO MUNDO'

 A Branca! 
Atenção, hoje (11/8) é dia do estudante, não do aluno. Alunos há muitos no Maranhão, estudantes pouquíssimos.
 Dadá Coelho
Meuzamores,vou estrear um quadro no Fantástico sobre diversão c/ o povo brasileiro:"A Gente Ganha Pouco Mas se Diverte".
 Palmério Dória 
A seleção brasileira tem mania de grandeza. Só perde para os grandes.
 Por toda minha vida
"Você sabe que viveu um bom momento quando fica com um sorriso bobo no rosto ao lembrar-se deles."

Um comentário:

BLOG DO ELCINHO disse...

Copanheiro Douglas acabei de add sua página aos blos que leio, gostaria que o amigo retribuisse c a mesma fineza, temos ideias e ideais bem parecidos e fazendo isto estamos divulgando as vozes dos excluídos.Bom Dia!!! http://elcinhoatitude.blogspot.com/