domingo, 28 de outubro de 2012

Wagner Baldez: A VERDADE A RESPEITO DO COMPORTAMENTO DOS CANDIDATOS DA DIREITA


Wagner Baldez (*)



O auditório dos Maristas já não comportava o fluxo de pessoas que para lá se dirigiam, movidos, exclusivamente, pelo desejo de assistirem a palestra proferida pelo Cavaleiro da Esperança, Luis Carlos Prestes, Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Sendo ele um símbolo da política nacional, lógico que a sua presença despertasse na multidão o desejo de conhecê-lo pessoalmente.

Participando do ato estavam o Freitas Diniz, Haroldo Sabóia e a comunista Dra. Maria Aragão, esta aclamada entusiasticamente pela platéia!

Tão logo iniciada a palestra, sentia-se o completo domínio como o líder comunista discorria sobre os problemas nacionais e internacionais, o que contribuiu para os reiterados aplausos por  parte da assistência!

Após a fala do palestrante, e conforme a programação agendada, seria, então, o momento reservado às perguntas; aliás todas elas respondidas satisfatoriamente. Destacou-se dentre as demais perguntas a formulada por um estudante de Direito, a qual resumiu-se no seguinte:

“Camarada Prestes, já que é bastante visível, na atual conjuntura política, o confronto entre os próprios Partidos de Direita, você não acha que citada situação favorece às Agremiações de Esquerda?

Levantando-se, com a sua calma habitual, vai o Preste e lhe responde:

“Meu jovem acadêmico, você há de convir que a briga entre os membros da Direita, historicamente, sempre se constituiu numa disputa circunstancial e jamais estrutural, voltando, portanto à articular-se tão logo haja necessidade de defender seus interesses. Portanto, é de um primarismo, acreditar que tal fato venha acontecer.

A fim de alertar o eleitorado sobre o comportamento assumido pelos candidatos de Direita, que sirva de lição os sábios ensinamentos dados pelo grande brasileiro Luís Carlos Prestes; sobretudo por sermos as eternas vítimas dos traiçoeiros golpes aplicados pelos partidários da Direita, como vem de ser o caso de Castelo, Edivaldo Holanda, Washington, Eliziane Gama, Tadeu Palácio, etc. etc.

Comprovando tais afirmativas, seja o suficiente fornecermos alguns fatos ocorridos no nosso meio político: Logo no inicio de sua gestão como Prefeito, Cafeteira sofreu as maiores ignomias por parte do Governador Sarney, quando o mesmo ordenou à Polícia que cercasse o Prédio da Prefeitura e prendesse o chefe do executivo municipal, com o objetivo de desmoralizá-lo e, conseqüentemente, desgastá-lo politicamente. Ato que não chegou a ser consumado...

Depois surge o caso Reis Pacheco, dado como morto a mando de Cafeteira, por haver aquele acidentado faltamente o vereador Hilton Rodrigues, sogro do Alcaide. Seqüenciando, vem o caso Gran-Ville, onde a imprenssa sarneysista acusa Cafeteira de ter transportado, através de um Furgão contratado, milhares de dólares e grande quantidade de valiosas jóais, cujo destino permaneceu desconhecido.

Agora cabe a pergunta: atualmente de que lado Cafeteira se encontra? Que nos respondam os simpatizantes do aludido Senador?

Também não fora diferente o que aconteceu entre Cafeteira/Castelo. Outrora ferrenhos adversários, onde os insultos faziam parte da programação de ambos. Entretanto, com o passar do tempo, se reconciliaram, e o que assistimos foi a troca de elogios no palanque instalado no Parque do Bom Menino.

Como bem disse o Haroldo Sabóia, numa de suas entrevistas dada à Radio Mirante: “O eleitorado ainda vai assistir Roseana, Ricardo Murad, juntos com os candidatos de Direita, cujo escolhido é aquele cuja probabilidade de vitória esteja antecipadamente garantida.


(*) Funcionário Público Aposentado, membro da Executiva do PSOL/MA

Nenhum comentário: