sábado, 21 de setembro de 2013

Artigo Wagner Baldez - AMBULATÓRIO FARINA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS MAIS VARIADAS MODALIDADES DE ATENDIMENTO


Wagner Baldez (*)



Localizado no final do conjunto Filipinho, logo ao lado do Instituto Farina, encontra-se citado Ambulatório destinado, exclusivamente, a cuidar de saúde mental, qualquer que seja a faixa etária. Referido estabelecimento é mantido pela Prefeitura Municipal, sendo o imóvel pertencente ao Instituto, mas alugado à Municipalidade.
            Nos dispusemos a tratar sobre tal assunto, em razão das complicações existentes, já que, à guisa de subsídio, desejamos contribuir para a solução requerida por tão importante empreendimento; pois “quem critica deve fazê-lo com ânimo de aperfeiçoar”.
            Então passemos a tratar dos fatos mais chocantes ocorridos nesse setor da Administração Pública Municipal.
a) Nos corredores, onde os pacientes aguardam chamada para consulta, apesar do calor frequente nesse ambiente, sequer existe um só ventilador, ficando os que lá se encontram submetidos a um verdadeiro sacrifício!
b) Também, uma das coisas que desperta a curiosidade dos visitantes consiste na grande demanda de pacientes (aproximadamente vinte mil por mês) atendidos por oito médicos, o que é considerado um despropósito!
c) Ainda para completar as deficiências constatadas nesse Posto - fato que se tornou trivial -, é o que também acontece com os usuários, os quais de posse da receita, recorrem à farmácia do próprio ambulatório a fim de receberem os medicamente receitados. Entretanto, tais operações deixam de ser realizadas, devido à falta dos produtos nas prateleiras, inclusive, casos de não haver um só dos remédios indicados. Ao voltar, dias após (a maioria do interior), recebem o mesmo tipo de resposta dado anteriormente. Tais medicamentos jamais poderão faltar para evitar que seja o respectivo tratamento interrompido.
d) Oportuno acrescentar mais uma dolorosa e dramática situação; esta em relação àqueles que desejam marcar a consulta de praxe: acontecendo que essas pessoas deverão comparecer somente no dia primeiro do próximo mês. Quanto à consulta requerida, terá o paciente que aguardar mais trinta dias; procedimento este que implicará em sérios prejuízos da mesma forma como vem de acontecer com a ausência de medicamentos...
Em face do presente relato, compete ao Alcaide (o responsável por tais injunções) ultimar urgente e definitivas providências; pois, do contrário, o mais recomendável é substituir o trabalho exercido no Farina, por um Entreposto para distribuição de farinha à população carente, o que, sem dúvida, se torna mais fácil de administrar.

Finalmente por uma questão de justiça, cabe-nos homenagear os servidores dessa Entidade, considerando-os verdadeiros diletantes no exercício de suas funções; embora, é bom que se ressalte, a remuneração não corresponda aos sacrifícios a que estão sujeitos!!!

(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Executiva Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: