terça-feira, 10 de setembro de 2013

Artigo Wagner Baldez: UMA MENTIRA NO MAIS ELEVADO GRAU DE LAMENTAÇÃO


Wagner Baldez (*)





Suportar escandalosas e intempestivas mentiras sustentadas por uma autoridade, ainda mais tratando-se de uma "Governadora", como vem a ser o caso de dona Rosengana, torna-se um sacrifício para as pessoas de bom senso.

Alimentando a crença de si julgar possuidora de um forte poder de persuasão, há de chegar o dia, e não vai custar, em que ela tentará nos convencer que chifre de bode é para-raios!

Quanto à referida particularidade, temos algo pior a revelar: que dona Rosengana chegue ao ponto de querer ludibriar os pacientes do Hospital Nina Rodrigues, utilizando-se de contos fantasiosos, embora seja reconhecidamente um ato desalmado e irracional, até que vá lá, afinal, tais criaturas não entendem nada do que tenta ela transmitir... agora, admitir que conseguirá o mesmo com o corpo de funcionários do citado Nosocômio e, por extensão, à população, aí é perder a noção do ridículo!
Todos os atos aludidos são, sem dúvida, o crisol que bem define a personalidade da gestora do Estado e do que ela será capaz de cometer... Pois não é que a mesma mandou afixar, na fachada de um dos pavilhões do mencionado estabelecimento, a placa contendo os dizeres "CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL NINA RODRIGUES - GOVERNO ROSEANA SARNEY MURAD"?

A fim de desfazer tamanho despautério, solicitei a presença de alguns dos servidores, oportunidade em que mostrei-lhes a inscrição: fato que causou surpresa para os presentes, já que até então não tinham observado tais detalhes, por jamais imaginarem que tamanha imoralidade pudesse acontecer; ainda mais partindo de uma Chefe de Estado! Após a leitura, afirmara que a obra fora construída no governo do Doutor Paulo da Silveira Ramos, e tendo como diretor, a convite da citada autoridade, o Doutor Metre, capacitado psiquiatra formado pela Faculdade do Rio de Janeiro. Era o mesmo descendente de Siro-Libanês.

Portanto, não constitui surpresa atitude dessa natureza cometida por Dona Rosengana. Como exemplo podemos citar outros acontecimentos protagonizados pela mesma, como o caso do IPEM, mudado de nome para Doutor Carlos Macieira. Não que o preclaro médico não merecesse ser homenageado, dando seu nome a um estabelecimento do ramo; haja vista ostentar merecido conceito, não só pela classe médica como pela sociedade maranhense, devido ao fato de ser um cidadão sem jaça e competente profissional da área médica. Se Dona Rosengana desejasse realmente homenagear seu avô, que edificasse um hospital com a mesma grandeza e dimensão de que ele representou em vida. Entretanto, isso não aconteceu, já que, pelo contrário, levou de CARONA O NOME DO DOUTOR CARLOS MACIEIRA, em substituição ao nome de origem.

Também temos o caso acontecido no Santuário Nossa Senhora da Conceição, situado na praça do Monte Castelo. Tão logo fora concluída a restauração do logradouro, aproveitando-se da situação, colocou a placa com as inscrições de praxe na parede ao lado da porta que dá acesso ao interior do Templo. O Padre Ígor, responsável pela paróquia, por ser um religioso dedicado à fé, ordenou a retirada da placa, objeto de propaganda política.

Outra ocorrência que merece ser registrada, sobretudo pela falta de respeito às leis, trata-se da inscrição colocada na fachada do Tribunal de Contas: PALÁCIO ROSEANA SARNEY. Logo o órgão que analisa as contas do estado!

A vantagem obtida nesta particularidade é que o Maranhão se notabilizou por ser a única Unidade da Federação a possuir três Palácios: o dos LEÕES, HENRIQUE DE LA ROQUE e ROSEANA SARNEY. Sendo que o palácio com o nome dela não passa de uma pilheria de mau gosto, porém bastante divertida para quem aprecia as incríveis peripécias de Dona Rosengana, cujo domínio nessa área ela se consagrou!!!


(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Executiva Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: