domingo, 8 de setembro de 2013

Artigo Wagner Baldez - FINALMENTE, QUEM SÃO OS VERDADEIROS VÂNDALOS?...


Wagner Baldez (*)




Temerosas, acovardadas, inclusive encurraladas, as classes dominantes assistem aos movimentos das massas (formados por trabalhadores e demais brasileiros nas diversas faixas etárias), à exigirem urgentes e profundas reformas por parte dos Poderes desta fragilizada República!

A verdade é que sempre duvidaram que em alguma época viesse acontecer cenas de tal natureza. E por nutrir essa crença, continuaram a cometer os históricos e graves delitos contra os direitos constitucionalmente assegurados à população brasileira: educação, saúde, segurança, transporte, saneamento, etc.

Entretanto, as verbas destinadas aos referidos benefícios  continuaram a ser criminosamente desviadas pela maioria da classe política, concomitantemente protegida pelo manto da impunidade, tão bem consolidada na pátria dos mafiosos.

Esta condenável e injustificada conduta vem se tornando o mais vergonhoso exemplo oferecido pelas “autoridades” aos filhos desta nação, como se mencionado procedimento se ajustasse aos princípios da ética e da moralidade.
Sem dúvida, o maior perigo que vem incorrendo neste país, consiste no fato das atividades condenáveis adquirir aparência de normalidade.

Em alusão à epígrafe da presente matéria, se torna um tema que requer acurada análise, para que possamos compreender quem realmente merece ser chamado de Vândalos.

É necessário que saibamos existir em tal movimento quatro correntes, cuja formação se diferenciam pela prática de agir: a) grupo de baderneiros que se aproveitam da situação para dela tirar proveito, a exemplo dos saques cometidos contra os estabelecimentos comerciais. Neste caso trata-se não só da plebe ignara, mas sobretudo faminta. E como diz o pensador: “A fome não tem moral”; b) ajuntamento de pessoas que , for nutrir profunda e exasperada insatisfação pela dificuldade de vida que levam, adotam como método de vingança, danificar os prédios públicos por admitir ser o executivo e o restante dos poderes os culpados e seus principais algozes; inclusive por serem os atores da corrupção, apoiadores da impunidade! c) o conjunto de idealistas formados por estudantes do nível médio e universitários, simplesmente conduzindo expressivos cartazes e usando palavras de ordens, criticando veementemente às administrações públicas de um modo geral; d) a turma formada por mercenários financiada pelos governos do PMDB/ PT (como vem de ser o caso do Maranhão), com o objetivo de desqualificar os movimentos, executando ações condenáveis!

É notório que não concordamos com práticas desse jaez usadas pelos baderneiros. Entretanto devemos tomar consciência que são eles vítimas do sistema!

Porém se a grande imprensa proceder uma avaliação criteriosa, será que exista atos de vandalismo pior do que os praticados pela maioria dos políticos brasileiros, ao desviar parte das verbas destinadas à população carente?! Já imaginaram assistirmos milhões de crianças, inclusive adolescentes e adultos, morrerem á míngua, e que poderia ser evitado caso os políticos agissem de maneira diferente ?

Se esses finórios bandidos, na definição de Bertolt Brecht, usam desse execrável expediente, o que, aliás, vem servindo de exemplo, qual a conduta que podemos esperar de um contingente social que não dispõe da mínima condição para sobreviver com dignidade?!

Mediante a presente exposição, que me responda a imprensa mercenária á serviço das classes dominantes: quem são, na realidade, os verdadeiros vândalos?...


(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Executiva Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: