sábado, 17 de maio de 2014

Artigo Wagner Baldez - O DEPUTADO SURO


Wagner Baldez (*)

A população cordina despertou de alma festiva, ao ter notícia da visita que o dr. Henrique de La Rocque faria a essa urbe sertaneja.
Seria a oportunidade das pessoas conhecê-lo pessoalmente: desejo este nutrido há tempo, por tratar-se de um ilustre conterrâneo, cujo serviço prestado à nação – principalmente na era Vargas -, tornou-se o motivo de sua consagração como homem público.
Tão logo anoitecera, a sala de nossa residência encontrava-se completamente ocupada pelas pessoas ansiosas em cumprimentá-lo, inclusive declarando apoio à sua candidatura.
Nesse ambiente de cordialidade, tivemos a satisfação da presença, recém-chegada, de José Maria Uchôa, remanescente do fundador da cidade.
Ressaltamos, por oportuno e necessário, não se tratar apenas de tão significativo fato histórico, mas também pela dimensão de suas excelsas virtudes, inspirando-nos à produzir um breve comentário a respeito de sua pessoa: Uchôa era um desses viventes dotado de uma admirável cultura livre; sendo por nós outros tratado por filósofo. De bengala a sustentar-lhe o peso da idade avançada, dava aparência de Diógenes, sábio e filósofo grego; sobretudo nas noites, em que conduzia o seu lampião, o qual lhe facilitava na labuta de localizar e capturar insetos que infestavam a vegetação às margens do rio Corda. Citado produto era remetido para as instituições cientificas em São Paulo, sendo modestamente remunerado.
Jamais estendia as mãos à caridade pública. Só recebia oferta quando feita espontaneamente por amigos e admirados. Em tais ocasiões, tinha por hábito agradecer com palavras bastante sugestivas:
“Deus te livre do mal vizinho; da poeira do caminho e do nocivo efeito provocado pelo capitalismo!”.
Pois bem ... no momento em que se aproximava do Dr. La Rocque, saiu-se com esta tirada: “se cá me encontro é com o único desejo de conhecer o deputado suro – expressão que causou espanto geral entre os que se encontravam no recinto, por não entenderem o significado da mensagem! Alguns até admitiram tratar-se de falta de cortesia ou fina crítica; aliás, normal no procedimento do filósofo em algumas circunstâncias...
A partir desse instante, o silêncio instalou-se de forma sepulcral!
O autor da expressão, sentindo o clima desconfortável, apoderar-se dos circunstantes, procurou, de imediato, reverter a situação, usando da seguinte explicação: “se assim me manifestei, é por não ter ele “rabo” em condições  suficientes que possa alguém segurá-lo na intenção de incriminá-lo. Basta o conceito que lhe é atribuído ao nível nacional como sendo um personagem sem jaça, isento dos vícios da corrupção cultivadas pela maioria dos políticos de nosso estado e alhures”.
Mediante consubstanciado informe, ouviu-se o prorromper de palmas aclamando ambos os personagens.
Em breve pronunciamento, o Dr. La Rocque agradeceu carinhosamente a presença dos que ali se encontravam; palavras que se tornaram hóspedes das lembranças de seus inúmeros admiradores.


(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Direção Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: