quinta-feira, 15 de maio de 2014

PSOL incorpora 100% das propostas elaboradas pelo Seminário Internacional Carajás 30 anos



PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL)
NOTA PÚBLICA:
 

NÃO VALE DESENVOLVER
FINANCIANDO A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL DO MARANHÃO!

PSOL incorpora 100% das propostas elaboradas
pelo Seminário Internacional Carajás 30 anos


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), por ocasião do Seminário Internacional Carajás 30 anos, realizado em São Luís, entre os dias 5 e 9 de maio, vem a público se posicionar sobre o tema, no seguinte sentido:

1. O Programa Grande Carajás foi criado supostamente para garantir infraestrutura para a exploração e transporte das riquezas minerais, no contexto de políticas desenvolvimentistas da ditadura militar, com a participação de grandes grupos econômicos privados e com o financiamento de agências multilaterais de desenvolvimento.

2. Mesmo extinto oficialmente em 1991, esse conglomerado de interesses tem financiado, com dinheiro e dívida pública, o escoamento de minério para o exterior, estando no centro da estratégia do agronegócio, conforme o modelo adotado no Estado, instalando polos siderúrgicos tecnologicamente pobres e de alto impacto ambiental.

3. Essa opção de desenvolvimento, a serviço dos interesses exclusivos da mineração e da siderurgia, ataca violentamente os direitos dos povos tradicionais da Amazônia Oriental, impactando negativamente as cidades, os biomas e as paisagens.

4. Os interesses que giram ao redor de Carajás estão profundamente relacionados à nova hegemonia do capital instalada na política, que uniu o pragmatismo eleitoral da esquerda domesticada e o agronegócio, através do explícito financiamento de campanhas. Daí a notada ausência dos pré-candidatos Flávio Dino (PCdoB) e Edinho Lobão (PMDB) no seminário: ambos estão sentados na mesma mesa do banquete oferecido pelo grande capital mínero-energético-metalúrgico!

5. Ausência que apenas confirma os interesses que dão sustentação ao programa de governo de fato das duas candidaturas (da oligarquia e de sua dissidência conservadora, agora tucano-comunista!). Com igual força e intensidade, elas representam os interesses do agronegócio, do projeto de economia de enclave que dizima populações indígenas, quilombolas, camponesas.

6. O PSOL ACOLHE NA ÍNTEGRA TODAS AS PROPOSTAS CONSTRUÍDAS PELO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CARAJÁS 30 ANOS, incorpora-as a seu Programa de Governo a ser apresentado nestas eleições de 2014 e reafirma seu compromisso com as deliberações do Seminário.

7. As propostas do Seminário Internacional Carajás 30 anos estão 100% afinadas com a plataforma política que o PSOL defende como ferramenta de luta a favor dos segmentos sociais atingidos por esse projeto autoritário e concentrador de riquezas. 

VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS, ORGANIZAÇÕES, MILITANTES, ESTUDANTES, TRABALHADORES E PESQUISADORES QUE MANTÊM DE PÉ A LUTA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MARANHÃO! 

São Luís (MA), 14 de maio de 2014.
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Nenhum comentário: