quinta-feira, 1 de julho de 2010

Coluna Haroldo Saboia no JP (28/6/2010)

NO FIO DO BIGODE

No PT não vale mais a máxima “no fio do bigode” quando se trata de manter a palavra empenhada em acordos internos. Por exemplo, vejamos o protocolo estabelecido entre o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra e os militantes maranhenses (Manoel da Conceição, Domingos Dutra e Terezinha Fernandes) que encetaram greve de fome contra decisão dão Diretório Nacional que impôs coligação com o PMDB local e, conseqüente, apoio formal a candidatura de Roseana Sarney ao governo do Estado.

Pelo acertado por Eduardo Dutra e o líder da bancada petista na Câmara Federal,deputado Fernando Ferro,e o deputado Geraldo Magela, coordenador da tendência Movimento PT, caso encerrassem a greve de fome Dutra,Terezinha e Manoel teriam asseguradas as seguintes “garantias”:

1) Não haveria obrigatoriedade dos petistas maranhenses em apoiar Roseana Sarney.Eles poderiam fazer campanha ao candidato Flávio Dino sem qualquer retaliação da Direção Nacional;

2) Os petistas aliados a Sarney e Roseana Murad, Washington Oliveira , a deputada Heluy e o secretário José Antonio Heluy não promoveriam novo Encontro Estadual ;

3) A Convenção Partidária Estadual seria agendada em comum acordo entre as duas correntes partidárias.

Menos de 48 horas após o protocolo - segundo importante liderança petista contrária a submissão do PT à oligarquia barrica dos sarneys - “todos estes três pontos foram para o espaço”.

Mesmo sem discutir o mérito do “protocolo” podemos desde logo concluir que no PT de hoje, pelo visto, bigode só se for dos maribondos de fogo.


GREVE COMEÇAVA A INCOMODAR

A greve de fome do deputado federal Domingos Dutra e do líder camponês e fundador do PT ,Manoel da Conceição, já começava a incomodar a direção partidária,a coordenação da campanha de Dilma Roussef e a própria Presidência da República.

Ao completar uma semana, o protestos dos lideres maranhenses (que receberam a solidariedade da ex-deputada federal Terezinha Fernandes) começava a ganhar maior repercussão.

As revistas semanais de maior circulação no país, VEJA e ÉPOCA, lançadas neste fim de semana dedicaram grande espaço a greve de Dutra e Manoel da Conceição.

A Veja estampou foto de Dutra em sua coluna PANORAMA:Veja Essa. Já a revista ÉPOCA dedicou duas páginas aos petistas maranhenses contrários a José Sarney e sua filha Roseana Murad.

Em matéria relacionada às eleições 2010, a ÉPOCA reproduz foto de Manoel da Conceição e Domingos Dutra no plenário da Câmara Federal com a legenda: militantes históricos resistiram à aliança com Sarney.

“Tudo tem limite companheiro: assim falou o fundador do PT, Manoel da Conceição. Ele fez greve de fome contra a aliança com Sarney no Maranhão e obrigou a cúpula do partido a recuar” - é como é feita a chamada da reportagem assinada pelo jornalista Leonel Rocha,da Época.

Já a Folha de São Paulo, edição de sábado,19, em matéria assinada por Andreza Matias e Nancy Dutra informa que a cúpula petista aceitou assinar acordo com os grevistas devido ao agravamento do estado de saúde dos dois e que “também pesou o protesto sofrido pela presidenciável Dilma Roussef durante viagem a Paris por conta do apoio à família Sarney. A Folha apurou - dizem ainda – que a direção do PT temia que manifestações como essa se repetissem gerando prejuízos à imagem da candidata.

O GESTO DE MANOEL... (I)

Excelente e oportuníssimo o artigo do historiador e professor da UFMA,Wagner Cabral da Costa, “O GESTO DE MANOEL DA CONCEIÇÃO” com o sub-título “ Conheça o ‘desconhecido’ maranhense que ousou desafiar a direção nacional do PT e a Presidência’ publicado pelo jornal O Estado de São Paulo,no importante caderno ALIÁS,A SEMANA REVISTA.

Wagner traça o perfil do legendário líder camponês maranhense de Timbiras, de suas lutas nos Movimentos de Educação de Base (MEB) às lutas dos trabalhadores rurais no Vale do Pindaré, das prisões,espancamentos e torturas que sofreu ao exílio que enfrentou na Suíça,do retorno à fundação do Partido dos Trabalhadores.

O GESTO DE MANOEL... (II)

O historiador Wagner Cabral lembra ainda que Manoel da Conceiçao,o nosso Mané como é tratado carinhosamente, foi lembrado pelo sindicalista Lula,o hoje presidente Luis Inácio Lula da Silva,e outros formuladores do PT e convidados entre os seis brasileiros que figuraram na ata de fundação como vinculados organicamente às diversas tradições de luta do povo brasileiro”.

Foram eles - lembra Cabral _ “seis signatários que representavam simbolicamente essas vertentes da esquerda: Mário Pedrosa, escritor, crítico e líder socialista; 2) Manoel da Conceição,líder camponês; 3) Sérgio Buarque de Holanda, historiador; Lélia Abramo, do Sindicato dos Artistas do RJ; 5) Moacir Gadoti, que assinou em nome do educador Paulo Freire; e 6) Apolônio de Carvalho, combatente na Guerra Civil Espanhola e na Resistência Francesa,um dos líderes dos movimentos da resistência popular” contra a ditadura militar brasileira.

DOM VILSON

O Padre Vilson Basso foi consagrado bispo de Caxias, sábado,9. Substitui dom Luis D´Andréa de 76 anos.

Dom Vilson, gaúcho, tem 50 anos e é membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. No Maranhão, viveu em Santa Inês, Alto Alegre, Santa Luzia do Tide e em São Luis sempre ligado aos movimentos de jovens. Foi coordenador regional e nacional da Pastoral da Juventude da CNBB, antes de seguir para o exterior onde viveu nas Filipinas.

Sua escolha foi muito aplaudida pelos movimentos sociais e pelas organizações populares de todo o Maranhão.

SARAMAGO

Elegante e bela homenagem do jornal O Estado de São Paulo ao escritor português falecido, em Espanha, no sábado:

“JOSE SARAMAGO * 1922 + 2010-06-20 10

Língua portuguesa perde uma de suas vozes universais”.

JUSTIÇA LIMPA

O Tribunal Superior Eleitoral tão rigoroso na interpretação e na orientação de como de vê ser aplicada a Lei da Ficha Limpa tem a obrigação histórica de impor aos seus membros o necessário rigor, presteza e imparcialidade em seus julgamentos.

Os maranhenses não entendem como tiveram seus votos invalidados pela cassação do diploma do governador que elegeram em 2006, Jackson Lago, enquanto as ações contra a candidata derrota

Roseana Sarney Murad continuam adormecidas nos escaninhos e nas gavetas fichas sujas do tribunal.


JACKSON FICHA LIMPA

Mesmo que o entendimento geral aponte para o fato de que a “cassação” de Jackson pelo TSE ao acatar um recurso contra a sua diplomação não o tornou inelegível, será grande o prejuízo político e eleitoral que terá que arcar por mais uma pendenga judicial.

Ainda bem que o famigerado ministro Eros Grau já foi devidamente refugado pela Academia Brasileira de Letras foi condenado,para todo o sempre, à mortalidade.

Eros Grau não passa, para muitos, de um reles “escritor pena suja”.

Nenhum comentário: