segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Artigo Wagner Baldez - UMA SUGESTÃO COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO


Wagner Baldez (*)



É de causar profunda tristeza e justificada revolta, assistirmos ao desprezo reservado pela Municipalidade à questão da arborização de nossa Capital; sobretudo se levarmos em consideração o privilégio de pertencermos à região Pré-Amazônica, condição geográfica que não comporta seja um empreendimento de tal natureza relegado ao esquecimento, como vem acontecendo, quando é reconhecida a sua importância para o embelezamento de seu parque urbano.

Se compararmos aos demais Estados do Nordeste, localizados no Polígono da seca, aí é que a ocorrência assume conotações decepcionantes. Basta que, nessa particularidade, citemos o “Estado da Paraíba”, cuja capital, João Pessoa, é classificada como uma das mais bem arborizadas das cidades brasileiras.

Então qual o motivo dos gestores municipais não dispensarem o trato merecido a tão admirável obra?! Exclusivamente pela falta de interesse.

As espécies vegetais que compõem o nosso acervo arbóreo, visto nas praças, avenidas, inclusive no Parque do Bom Menino, além de escassas são inadequadas ao nosso meio, a começar pela sua estrutura ou formação do seu corpo orgânico reconhecidamente frágil, muitas delas não resistindo às intempéries, como aos ataques das pragas e às fortes pressões causadas pelas correntes de ventos marítimos que sopram em direção ao amplo espaço aberto que a ilha oferece.

Devemos empregar nesse sistema plantas que, além de possuírem as características requeridas, apresentem qualidades ornamentais, em condições de embelezar o ambiente com o colorido fascinante de suas flores, a exemplo dos Paus D’ arcos (Ipês) amarelo, roxo e branco. Já imaginaram a transformação panorâmica dos nossos logradouros públicos?!

Porém, o melhor seria despertar o sentimento da população para a importância de se ter uma cidade arborizada e, consequentemente, mais humanizada. Em vista do que vem acontecendo, cabe aos ecologistas encabeçarem essa campanha, tendo em vista que são os principais defensores de tudo que se relaciona à natureza.


(*) Funcionário Público Aposentado, membro da Executiva do PSOL/MA

Nenhum comentário: