sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Saia justa na violência


Alunos vão à UFMA de saia para protestar contra morte de jornalista


Protesto é contra assassinato de Lucas Fortuna, morto em Pernambuco.
Movimento é realizado durante toda semana em vários Estados.

Protesto é realizado por estudantes de Comunicação Social, Enfermagem, Geografia e Ciências Sociais (Foto: Teresa Dias/G1)
Protesto é realizado por estudantes de Geografia,
Enfermagem, Comunicação e Ciências Sociais
(Foto: Teresa Dias/G1)
Teresa DiasDo G1 MA


Quem andou  nesta semana pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, possivelmente se deparou com uma cena inusitada: rapazes usando saias pelo campus. A atitude faz parte do "Tirem suas saias do armário", protesto nacional organizado por universitários contra a morte do jornalista goiano Lucas Fortuna, de 28 anos. Ele era homossexual e militante da causa gay, e foi encontrado sem vida em uma praia de Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho (PE), na manhã de 18 de novembro. A polícia pernambucana está em fase de investigação para saber se houve assassinato com motivação homofóbica.
Para homenagear Lucas, durante toda esta semana alunos de cursos como Comunicação Social, Enfermagem, Geografia e Ciências Sociais foram às aulas de saia, peça usada pelo goiano em encontros estudantis em que era discutida a diversidade sexual.
Nenhum dos jovens conhecia o rapaz morto, mas eles dizem ter tomado a dor dos parentes e amigos. “A intolerância é a degradação do ser humano. O mais importante aqui é levantar o respeito ao ser humano em si. É um momento de questionar o que somos como sociedade”, afirmou Anderson França, de 22 anos, aluno do curso de Rádio e TV.
A manifestação causou curiosidade entre os alunos da UFMA. “Todo mundo fica olhando e achando esquisito, mas entende quando explicamos o motivo. Sou da Igreja e minha própria família também estranhou no começo, mas creio que temos que nos engajar e chamar a atenção para as boas causas. É nossa missão”, disse Moysan Alves, de 22 anos, estudante de jornalismo.
Esta sexta-feira (30) é o último dia do protesto, que também apoia a aprovação do Projeto de Lei 122, que torna crime a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.
Estudantes de quatro cursos da UFMA utilizam saias para realizar protesto contra homofobia (Foto: Teresa Dias/G1)Estudantes de quatro cursos da UFMA utilizam saias
em protestos contra a homofobia (Foto: Teresa Dias/G

Nenhum comentário: