quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artigo - Wagner Baldez: RUA DA MERDA (OUTRORA RUA DO PASSEIO)


Wagner Baldez (*)



Doutor Rodrigues Fernandes é o seu verdadeiro nome: lamentavelmente desconhecido pela maioria da população ludovicense. Trata-se de uma merecida homenagem prestada a tão ilustre médico e político maranhense, pelo fato de dedicar-se à causa pública. Com o tempo popularizou-se com o nome de Rua do Passeio; denominação que talvez decorresse de sua localização no Centro da cidade, com incessante movimentação de populares, muitos deles à procura de tratamento, já que ali se concentrava o maior número das tradicionais e conceituadas Casas de Saúde, tais como: Hospital Português, Santa Casa, Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, Pronto Socorro Getúlio Vargas. Além de tais unidades, existia o campo do Luso, área reservada à prática do futebol. No final da rua situa-se o Cemitério do Gavião, para onde os mortos, no seu derradeiro passeio, eram conduzidos. Portanto, todos esses detalhes concorriam para que citada via passasse a ser movimentada.

De tudo que já foi esclarecido, é de expressiva importância acrescentar algo sobre o perfil ou característica urbanística dessa rua: tanto na largura como no sentido linear destacava-se das demais existentes na cidade; inclusive não havendo edificações que dificultassem a visão das pessoas na busca do horizonte e na apreciação extasiante da lua cheia a transbordar de poesia as noites encantadas de São Luís. A simpatia e alegria deste logradouro, contagiavam a todos que para lá acorriam.

Assim, pois, era a Rua do Passeio, bem diferente dos dias atuais. Acontece que transformaram aludida via numa cloaca, cujo resíduos escorrendo pelas sarjetas se estende até o Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Mas é em frente ao prédio do SENAC onde está situada a lagoa contaminada de coliforme fecal.

Com a passagem dos veículos, principalmente dos coletivos, é que a situação se complica, pelo fato de causar sérios prejuízos aos estabelecimentos comerciais, residências e às pessoas que se encontram na parada, aguardando a chegada dos ônibus. É espantosa a gritaria por parte dos estudantes do SENAC e demais transeuntes que ocupam essa rua, na tentativa de livrarem-se do banho de merda.

Agregando todos esses detalhes é a razão da mudança de Rua do Passeio para Rua da Merda!!!

Por paradoxal que pareça, a nascente da lagoa provém da Santa Casa dos Murads: irregularidade que vem perdurando há décadas e que coloca em dúvida a competência do corpo administrativo da CAEMA. Logicamente que a responsabilidade por tão vergonhosa situação não se restringe apenas a essa repartição, mas aos demais setores da administração pública: órgãos considerados anódinos pela população!



(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Executiva Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: