domingo, 28 de novembro de 2010

Luis Fernando no PT?

A CNB (corrente Construindo um Novo Brasil, do vice-governador Washington) fez questão de vazar a informação a dirigentes de outras tendências do partido, e sem pedir reservas: o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando (do Democratas - DEM), pediu filiação ao PT. Uma verdadeira hecatombe!!

Como o blogue não tem interlocutores na oligarquia, não dá para fazer o básico do jornalismo: ouvir o outro lado. Deixo a checagem da informação para blogues de melhores relações.

Em sendo verdadeira a informação, o grupo Sarney mata cinco coelhos com uma cajadada só:

1) resolve o problema da indicação da Secretaria de Educação para o PT. Afinal, para que SEDUC ao partido que já terá o secretário mais forte do governo, o chefe da Casa Civil?

2) inicia o processo de tomada do Partido dos Trabalhadores maranhense por dentro. Com Luis Fernando virão prefeitos, vereadores, lideranças neopetistas prontas a aderir ao novo PT;

3) neutraliza Washington Luis, Rodrigo Comerciário, Edmilson Carneiro, Joab Jeremias e acaba com essa perda de tempo de reuniões infinitas com as frações da CNB que a toda hora  pedem  mais cargos no Governo Estadual;

4) pavimenta a entrada de Roseana Sarney no PT, a fim de ser candidata ao Senado em 2014;

5) viabiliza Luís Fernando como candidato ao Governo do Maranhão em 2014. O PT, agora  com um dos seus, chega no poder!

Na reunião da Executiva Estadual do PT, desta segunda-feira (29/11), o pedido deve ser apresentado. Reza o estatuto do partido que figuras públicas devem ter sua filiação apreciada pela Direção partidária para confirmar sua entrada nas hostes petistas.

A questão é: ciente de seus interesses, permitirão os membros da CNB na Executiva Estadual a filiação de Luís Fernando (do DEM!) no PT? Uma vez entregue o PT diretamente aos Sarneys, que peso terão depois na interlocução do partido junto à oligarquia?

O velho MDB já passou por isso
Historicamente, nada há de novo na tomada de um partido oposicionista pela oligarquia. Nos anos 1980, o PMDB de Freitas Diniz, Haroldo Saboia, Ananias Neto, etc passou por isso. Presidente da República, José Sarney tomou por cima o MDB maranhense, a partir da capitulação de  Cid Carvalho e Epitácio Cafeteira - este feito candidato do grupo a governador, em 1986. Os autênticos do MDB resistiram até 1990. Neste ano, por exemplo, o deputado federal constituinte Haroldo Saboia deixa o PMDB e se filia ao PDT.

A novidade reside em fazer isso fora do Palácio do Planalto. Como já declarou José Sarney, hoje ele manda mais na República do que quando a presidiu...

Luís Fernando, o "nosso" Arruda...
Não deixa de ser inteligente a manobra sarneyzista. Luís Fernando é o prefeito mais bem avaliado do Maranhão. Tem ações administrativas de impacto. Governa uma das maiores cidades. É tido como gestor competente e moderno. Mesmo sendo do oposicionista Democratas, conviveu bem com a era Lula.
 
O democrata é uma espécie de José Roberto Arruda local,  aquele ex-governador  de Brasília,  também do  DEM, cassado por corrupção. Explico: não tem oposição na Câmara de Vereadores; não tem Ministério Público em seu calcanhar; cooptou quase todos os partidos de Ribamar  (a exceção é o PDT de Dr Julinho e o PT de Arnaldo Colaço); sustentou boa parte dos aliados no tempo das vacas magras, o período fora do governo estadual, entre 2007-2009, quando Jackson Lago governou; mantém ligação direta com o comando de seu grupo político a partir de amizade pessoal com  a governadora e o todo-poderoso primeiro cavalheiro, Jorge Murad. 
 
Ao contrário do amigo da Lunus, no entanto, não se deixou flagar com nenhuma ruma de milhões em notinhas de 50 reais. Opera bem os negócios. Mas há sempre vestígios dos métodos nada republicados de ganhar eleição: São José de Ribamar pode se confirmar como um dos maiores exemplos da fraude nas urnas eletrônicas. É o jeito DEM de ser, que não desencarna mesmo vindo para o PT.

Tais conjecturas, em confirmado o pedido de filiação, é realmente uma bomba no PT. Terão  mesmo os membros da CNB a coragem de apresentar e aprovar a filiação de Luís Fernando na reunião da Executiva Estadual desta segunda? Aguardemos o desenrolar dos fatos.

Um comentário:

Unknown disse...

Companheiro Franklin, quero parabenizá-lo pela capacidade de análise política. Só não tenho dúvidas de que CNB aceitará sim e o colocará no cenário de 2014 para sucessão.

O PT de Washington quer é governar e não importa com quem, apenas uma conversa, um acordo com o velho macaxeira e tudo resolvido. Desde a boquinha dele seja garantida...

Fico triste com isso companheiro, esses desgraçados não têm limites pra destruir o PT. Aqui em Imperatriz já andam cogitando entrada de figuras podres da oligarquia. Só que aqui o buraco é mais em baixo. Vamos ver até onde isso vai.