segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eternos Pincéis: Anita Malfatti

O Farol - fase expressionista de Anita

Nesta segunda temática da série "Eternos Pincéis", trazemos Anita Malfatti. Ela foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Filha de norte-americana de origem alemã e de italiano, Anita teve sua formação em escolas de arte da Alemanha e Estados Unidos. No primeiro país, a influência do expressionismo; no segundo, o contato com o modernismo.

Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.

Em 1922, junto com seu amigo Mário de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald Andrade e Menotti del Picchia.

MAIS SOBRE ANITA
Anita Malfatti nasceu em São Paulo no dia 2 de dezembro de 1889. Faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964. Visualize aqui telas e fases de Anita.
Paisagem de Ouro Preto (1948) - fase modernista




Nenhum comentário: