quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Consciência Negra: homenagem à Magno Cruz e Marcha da Periferia acontecem em São Luís


Será realizada nesta sexta-feira, na Câmara Municipal, sessão solene póstuma em homenagem ao engenheiro e militante do movimento negro, presidente de honra do centro de cultura negra do Maranhão Magno Cruz,. Ele faleceu no dia 03 de agosto do corrente ano. A sessão é de autoria do vereador João Batista Mattos (PPS).

Magno Cruz era engenheiro civil, por formação, mas se descobriu no movimento negro, elevando o reconhecimento do Centro de Cultura Negra. Foram 30 anos dedicados ao movimento. Por duas vezes, ele foi o presidente da entidade e era considerado, por todos o presidente de honra do Centro de Cultura Negra, fazendo parte do grupo de diretores. Foi um intransigente lutador por justiça social e direitos humanos. Forte, mas sem perder a ternura, além de ex-presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entre outros espaços de atuação. Aguerrido e arrojado, não resistiu à luta contra um câncer no pâncreas, para cuja retirada havia recentemente se submetido a uma cirurgia. Sua morte pegou de surpresa familiares, amigos e companheiros de luta, pois a informação que se tinha era a de que a intervenção lograra êxito.

Magno José Cruz fez parte do Partido dos Trabalhadores (PT) e chegou a se candidatar, por duas vezes, ao cargo de vereador pelo município de São Luís. Magno também foi um dos fundadores do Sindicato dos Urbanitários da Caema, ativista na rádio comunitária Conquista e dos direitos humanos. (Assessoria Ver. João Batista Mattos)

Marcha da Periferia
À tarde, da praça Deodoro, sai a concentração da Marcha da Periferia. Novembro: "mês de Consciência Negra", anuncia o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes-COMAFRO.

Nenhum comentário: