terça-feira, 2 de novembro de 2010

FRANCISCO DE OLIVEIRA ABRE SEMINÁRIO NA UFMA


Colóquio debate as transformações do Maranhão na contemporaneidade


O professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Francisco de Oliveira, realiza conferência de abertura do “Seminário de estudos e pesquisas sobre as transformações contemporâneas da sociedade capitalista, o sistema de controle social e a incidência no Serviço Social”, a partir das 9h00, na UFMA.

A palestra de abertura do sociólogo será sobre o tema “As transformações contemporâneas e a expansão do capital na periferia”, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo). Esta e outras atividades estão dentro da programação do seminário e do colóquio “As transformações contemporâneas no Maranhão”.

O evento tem o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ao Departamento de Serviço Social. Ele também será um espaço de reflexão sobre a situação brasileira atualmente entre os chamados “países emergentes” e a particularidade do Maranhão enquanto unidade da federação que mais expressa a expansão do capitalismo nas regiões periféricas e, especialmente, na Amazônia e Nordeste brasileiros.

Além de Francisco de Oliveira (USP), de 03 a 05 de novembro, também realizarão palestras os professores Edna Castro (UFPA-Pará), Ariovaldo de Oliveira (USP-São Paulo), Ricardo Antunes (Unicamp-São Paulo), Paulo Alentejano (UFF-Rio de Janeiro) e Carlos Maciel (UFPA-Pará), dentre várias palestras de pesquisadores da UFMA e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Participam também como expositores lideranças de diversos movimentos sociais do estado, como representantes do Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Campanha Justiça nos Trilhos e União de Luta por Moradia Popular (ULMP). O seminário terá a participação de docentes e alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), envolvidos no Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) entre UFMA e UFPA.

Além de alunos de graduação em Serviço Social, estudantes e docentes de grupos de pesquisa da pós-graduação da UFMA, o seminário tem ainda a participação de profissionais Assistentes Sociais e de outras categorias e de militantes de movimentos sociais e partidários. O seminário prossegue até a sexta-feira. A programação completa é possível acessar no saite www.gserms.ufma.br.

Coordenado pelas professores Josefa Batista Lopes, Marina Maciel e Nonata Santana, o seminário tem o apoio da UFMA, CNPq, CAPES e FAPEMA.

Nenhum comentário: