sábado, 23 de maio de 2009

Chapa 1 vence e David Sá é eleito presidente do Sindicato dos Bancários

Com mais de 300 votos de diferença, deu a Chapa 1 nas eleições para o Sindicato dos Bancários. David Sá é o novo presidente da entidade para o triênio 2009-2012. Com isso, um bancário do Banco do Brasil volta a presidir o sindicato. Por sinal, estratégia que parece ter sido determinante para a vitória da chapa 1: ela expressou a base bancária dos bancos públicos (Banco do Brasil, CEF, BNB, Basa) e isolou a chapa 02 na base dos bancos privados.

A chapa 01 somou 1.526 (55,47%) dos votos e esteve na frente em todas as parciais da apuração eleitoral (confira aqui), presidida pelo juiz Douglas Martins e secretariada pelo vice-presidente da OAB, Guilherme Zagallo. A chapa 02 obteve 1.193 (43,37%) votos. A categoria bancária compareceu em elevadíssimo índice às urnas: votaram 78% dos 3.520 aptos a votar. O quórum da eleição era de 50%.

Vencem, junto com a chapa 01, o PSol, a central CONLUTAS e a liderança de Enock Vieira (CEF, ex-presidente) e Raimundo Costa (Basa, atual presidente). Perdem, com a chapa 02, a CUT (Articulação sindical-ligada ao agora deputado Washington Luiz) e a CTB (do PCdoB do deputado Flávio Dino), além do grupo de Rosário Braga e os ex-presidentes Bira do Pindaré (CEF) e Uílio Oliveira (Banco do Brasil).

Talvez tenha sido este o erro crucial da chapa 02: centrou sua estratégia na defesa da CUT - que no Maranhão tem pouca ou nenhuma expressão no dia a dia dos trabalhadores. Além de ter priorizado o apoio da banda do PT que defende a estratégia "Lula + Sarney" e vinculado sua imagem a de Artur Henrique (que defendeu a volta do Delúbio do mensalão ao PT). Certamente que, para uma categoria de setores médios e informada, como são os bancários, isto também teve lá sua influência.

Mas o que pesou mesmo foi a defesa do salário e do emprego, mote principal da chapa 1, e não o lema "socialismo e liberdade" do PSol. A chapa 01 soube diferenciar sindicato e partido. Vence, portanto, o sindicalismo classista, de esquerda e de pé no chão.

(*) Texto alterado às 18h para acréscimos

2 comentários:

Anônimo disse...

É uma derrota que a categoria impõem ao PT Sarney/washuington/Helena e aos pêndulo chamado Bira do Pindaré.
Parabéns David Sá Barros.

Fátima Silva

Ana Lucia disse...

Parabéns David Sá.