terça-feira, 15 de março de 2011

Ecos presente no lançamento da campanha da fraternidade 2011


Estivemos no lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, no ginásio Castelinho, no último sábado (12/3).

Lá, junto com os outros companheiros, fizemos a distribuição do panfleto do Ecos das Lutas, abordando a temática da campanha e a recepção da direção nacional do Psol a seus novos filiados.

Houve devoto graúdo incomodado com a panfletagem e que foi se reclamar ao bispo. Deu com burros n´água!

O editor deste blogue tem militância antiga nas bases da Igreja Católica, especialmente da juventude. E, do que se sabe, a corrente da Teologia da Libertação não foi expulsa da Igreja. Assim, fizemos com toda tranquilidade e legitimidade a divulgação de nossas ideias sobre a temática da campanha aos quase cinco mil presentes. Que em boa parte, por sinal, recebeu-nos muito bem.

Abaixo, o panfleto distribuído.

E o texto sobre a campanha contido no panfleto:

"CF-2011A FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA
No Maranhão, a natureza “geme em dores de parto”...

Devastação do Cerrado maranhense pela expansão da soja e do agronegócio corre solta no Baixo-Parnaíba. Na região Tocantina, eucalipto, madeireiras e queimadas devastam a Pré-Amazônia maranhense e poluem o ar. No Leste do estado, o semi-árido maranhense permanece sem políticas públicas.
Os rios maranhenses a cada dia ficam mais contaminados. O Itapecuru, o maior deles, clama socorro.
A Vale transforma a ferrovia de Carajás até o Porto do Itaqui em lucro para o capital e miséria para os trabalhadores. E ainda prometem siderúrgica, refinaria, termelétrica e exploração do gás...
O Governo do Estado em nada interfere para defender o meio ambiente do Maranhão. O melhor governo da vida de Roseana será o pior governo para o meio ambiente maranhense!

Em São Luís
Na capital, a cidade cresce desordenadamente. No solo urbano não resta espaço para parques, praças e lazer. A água é cada vez mais escassa. O parque do Bacanga não tem sido cuidado. As praias estão cada vez mais impróprias para o banho. Não há tratamento do esgoto produzido por um milhão de habitantes que a cidade já possui.
A Alumar aumenta sem qualquer fiscalização pública o seu tanque de lama vermelha. Vale e Alumar poluem o nosso ar: os casos de câncer aumentam vertiginosamente.
A Prefeitura Municipal em nada interfere para defender o meio ambiente da cidade. Em São Luís, com Castelo o meio ambiente não vai!
É o bicho homem e os seus piores políticos comprometendo a vida no planeta!
Se no Maranhão e em São Luís Roseana e Castelo não levam a natureza à sério, é bem-vinda a Campanha da Fraternidade da CNBB: vamos defender a vida no nosso planeta!"

E mais abaixo, a outra matéria que também  incomodou alguns...

"PEDIDOS DE FILIAÇÃO DE HAROLDO SABOIA E FRANKLIN DOUGLAS FORTALECEM LUTA CONTRA OLIGARQUIA, AFIRMA PRESIDENTE DO PSOL

O presidente nacional do PSOL, Afrânio Boppré, comentou o pedido de filiação, no Maranhão, de quatro militantes históricos ao partido. São eles Haroldo Saboia, deputado federal constituinte de 1988; o jornalista e professor Franklin Douglas, ex-dirigente estadual do PT; Wagner Baldez, hoje com 82 anos, que é um comunista histórico do estado e Roberval Costa, ativista do movimento popular por moradia.
“Eles bateram na porta certa. Saudamos a posição dos companheiros que decidiram entrar no PSOL, pois eles reúnem uma trajetória de vida no perfil do partido. Nascemos para ser uma alternativa de esquerda para aqueles que viram esgotar outras propostas partidárias. Somos o partido daqueles que lutam por uma sociedade fraterna, justa e igualitária e que não têm o que desabonem do ponto de vista moral e ético”, afirmou Afrânio Boppré.



Leia a matéria completa aqui

E aqui 
o conteúdo completo da carta do bispos sobre a situação do Maranhão

Nenhum comentário: