terça-feira, 22 de março de 2011

Terra... planeta água...

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, muita coisa para pensarmos para além dos blá-blá-blás repetitivos em torno do tema.

O mundo é aqui. O global passa pelo local, já anunciou Milton Santos. Pouco adianta discutir salvar abstratamente a mãe-Terra se não olhamos para os rios maranhenses que morrem pouco a pouco, para nossas praias cada vez mais impróprias para o banho, para o nosso  já ineficaz e crescentemente burro  sistema de  uso da água.

O Partido Verde maranhense dirige a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, é  de lá que não se tem notícia sobre Conselho de Recursos Hídricos, fiscalização do uso de nossas fontes de água (que de públicas vão sendo privatizadas), da exigência do tratamento de nossos esgotos. E, então, que tem o PV a mostrar ao Maranhão no Dia Mundial da Água?

Da prefeitura de Castelo, nem se fala: quem é mesmo o secretário de Meio Ambiente? Existe essa secretaria? E por aí (não) vai...

São as organizações do semi-árido o exemplo a ser seguido. A captação de água de chuva pelas cisternas da ASA configuram aos poucos mais do que um novo semi-árido, mas uma nova concepção e forma de conviver com o meio-ambiente.  Pena que avance a pouquíssimos passos em nosso estado (as casas de taipa daqui tornam nosso semi-árido mais pobre do que o do vizinho Piauí, e de difícil captação de água de chuva junto aos telhados de palha...)

Debater a questão da água é potencializar exemplos concretos e atuar ativamente na defesa de nossos rios. O ex-deputado João Evangelista tornou o Itapecuru sua bandeira. O filho bem que poderia também seguir esse exemplo... As águas dos rios maranhenses agradeceriam uma Assembleia Legislativa empenhada nessa causa!

Abaixo, Ecos deixa a DECLARAÇÃO CONJUNTA sobre o Aproveitamento de Água da Chuva, assinada por quase 50 organizações internacionais propondo ações concretas para o uso e reuso da água.

Salvemos o mundo, e também o nosso pedacinho dele! 

Dia Mundial da Água, 22 de março de 2011
 
O Conselho dos Direitos Humanos da ONU afirma o direito humano à água potável.(1)
 
Agora é a hora para os governos do mundo contribuírem para a o fornecimento regular de água potável de maneira segura, acessível e alcançável em quantidade suficiente para mais 884 milhões de pessoas.

No Dia Mundial da Água 2011, as organizações abaixo-assinadas desejam propor energicamente o uso de água da chuva: ela deve ser considerada como um importante instrumento nos esforços para minimizar os problemas relacionados com a água que já existem.

· A água da chuva é um recurso valioso que é subutilizado. Sua captação e uso podem aliviar
os desafios de água potável, água não-potável, drenagem e desafios energéticos;

· Soluções locais de captação de água da chuva melhoram a segurança da água e proporcionam importante alívio para famílias e comunidades;

· Em todo o mundo, a infiltração de águas pluviais, sua captação e armazenamento oferecem benefícios para o meio ambiente, a fauna, seres humanos e melhoram a disponibilidade de água para a indústria e a agricultura;

· É tempo de a captação de águas da chuva ser incluída nos planos de desenvolvimento de todas as agências governamentais, como parte de suas estratégias de manejo de seus recursos
hídricos integrados;

· A introdução do conceito de manejo de água de chuva - a maximização dos benefícios da chuva como um recurso vital e minimizando os riscos potenciais de enchentes – nos currículos das escolas técnicas e das universidades trará benefícios futuros para o novo planejamento urbano e projetos arquitetônicos e agrícolas

(1) UNHRC Resolution A/HRC/15/L.14, September 30, 2010

Leia aqui o documento original.

Nenhum comentário: