sábado, 24 de setembro de 2011

Em tempo de murici...


Dos 49 anunciados como desfiliados do PSOL pelo grupo de Paulo Rios e Saulo Arcangeli, de fato deixaram o partido 29 membros. Destes, em torno de 12 filiaram-se ao PSTU esta semana...
Principal estrela dos novos filiados, Saulo Arcangeli chegou dividindo a direção do PSTU meio a meio com Marcos Silva, graças a sua boa relação direta com Zé Maria, comandante nacional do partido.
Após dois meses de discussão, negociações e curso de formação, os 12 novos filiados retiram o PSTU da condição de partido que cabia num fusquinha e de uma família só, a Durans.
Pelo teor das entrevistas de Saulo Arcangeli, dois terço de suas palavras dedicadas a bombardear o PSOL (e não a oligarquia Sarney...), tem-se delineado o cenário de alianças entre PSTU e PSOL para 2012: em tempo de murici (*), cada um cuida de si...


(*) Murici é uma fruta amarela abundante no Norte e Nordeste entre dezembro e abril. A frase foi eternizada no livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha. É atribuída ao coronel Pedro Tamarindo, membro da coluna de Moreira César na Guerra de Canudos. Depois da morte de César (2/3/1897), caberia a Tamarindo assumir o batalhão, mas, com medo, ele abandonou a tropa.
Na fuga, questionado por um soldado, explicou-se: "Em tempo de murici, cada um cuida de si". Ou seja, aproveitando a rima que a fruta da estação permitiu naquela hora, ele quis dizer que, no aperto, cada um que se vire sozinho. (Fonte: Revista Aventuras na História – agosto 2011)



Nota da Coluna Abaporu* - número 07

* Abaporu é  a tela brasileira mais valorizada no mundo (1,5 milhão de dólares). Pintada em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral, é um símbolo do movimento modernista, que propunha  deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira. O nome vem do tupi e significa aba(homem), pora (gente) e ú (comer): o "o homem que come gente".

Um comentário:

Cláudia Durans disse...

Prezado Franklin,
Apesar de nossas diferenças políticas, sempre tive respeito por você, pela sua militância. Conheço sua companheira com quem trabalho no Departamento de Serviço Social da UFMA e por quem tenho respeito acadêmico, político e pessoal.
Quando da saída de vocês do PT, fui uma das pessoas que considerou um avanço, afinal estavam deixando um partido que apesar da sua história, no governo central aplica a política neoliberal.
Considerei que reforçariam o pólo de esquerda no Maranhão, o pólo anti-oligarquia sarney.
Uma das coisas que admiro na militância verdadeiramente de esquerda é fazer política inteligente, ética e com repeito às pessoas.
Me surpreende muito essa sua nota "em tempos de murici", quando você reproduz exatamente preconceitos e calúnias que a todo momento a mídia da família sarney, reproduz contra o meu Partido e a minha Família.
Não sei se você sabe, mas entrei no Partido dos Trabalhadores com 16 anos, uma época em que jovens de 16 anos nem votavam. Militei construindo núcleo de base na Liberdade, e no Movimento Estudantil. Sou de uma família de negros e negras do bairro da Liberdade, que tem muito orgulho de sua raça, que aprendeu desde os primeiros momentos de vida com o Prof. Durans, meu Pai e Dona Maria do Carmo, minha Mãe, o significado da dignidade, da justiça, da honestidade, do humanitarismo, adquirido também na nossa participação na Paróquia de Santo Expedito, quando íamos a família inteira aos domingos à missa.
Uma família negra que aprendeu a valorizar o estudo e tudo o que tem e conquistou foi pelo esforço próprio, pela dedicação ao estudo, através de concurso público. Todos os meus irmãos e irmão que estão empregados são pela via do concurso. Assim, nada devemos a ninguém. Por isso podemos falar alto e de cabeça erguida do jeito que falamos.
No curso de Serviço Social tanto na graduação, como no mestrado e doutorado, aprimorei valores e conhecimentos marxistas. E no PSTU aprofundei conhecimentos e passei a ter maior clareza da das estratégias e táticas necessárias às lutas dos trabalhadores para a sua libertação, assim como solidifiquei uma concepção de vida e luta pela revolução socialista no Brasil e no Mundo.
Isso, com um grupo de camaradas igualmente honestos, corajosos, revolucionários marxistas como Noleto, Welbson Madeira, Marcos Silva, Claudicéa Durans, Nicinha Durans, Eloy Natan, Rielda Alves, Hertz Dias, Verck Santos, entre outros.
Tenho muito orgulho de militar com estes camaradas. Tenho muito orgulho de toda a minha família inclusive meu Pai, minha Mãe e minha filha Helena que compreendem que o capitalismo é a desgraça da humanidade e lutam por um mundo melhor. Infelizmente nem todos conseguem convencer suas famílias, não é mesmo?
Assim camarada, se você quer fazer críticas à entrada do Saulo e dos ex-militantes do PSOL, faça. Isso é natural. Mas, não envolva o nome da minha família. Não reproduza os jargões da família sarney.
Mais uma coisa: o PSTU é um Partido de concepção da III Internacional, um Partido Bolchevique. Possivelmente você não saiba o que é isso, pois sua tradição é diferente da nossa, vem do PT e avançou para o PSOL. Mas, no nosso Partido não existe isso de capa que vem determinar o que deve ou não ser feito. Zé Maria, como presidente do Partido veio prestigiar o Ato de filiação dos camaradas. Saulo Arcangeli é militante da CSP Conlutas nacional junto com Zé Maria. Eles tem amizade sim. Assim, como temos amizade com ele e com todos os demais camaradas que compõem a direção nacional do Partido. Você esquece que eu fui candidata a vice presidente da república na chapa com o Zé Maria?
Um abraço Camarada,
Cláudia Durans