segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Paulo Freire: 90 anos

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife(PE), no dia 19 de setembro de 1921. Morreu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997), anos 76 anos.

Paulo Freire foi um dos maiores educadores e filósofos brasileiro.

Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

“Pedagogia do Oprimido”, seu livro mais conhecido, é um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.(mais sobre a biografia de Freire aqui).

Na Revista Fórum, a republicação de dois textos alusivos a Paulo Freire. Num deles, a "passagem contada pelo professor da PUC-SP Mário Sérgio Cortella elucida um pouco tamanho prestígio. Lembra que, em março de 1986, numa aula inaugural da pós-graduação em Educação da PUC, resolveu provocar seu mestre.

Perguntou se ele se considerava um "clássico", citando a célebre pérola de Millôr Fernandes, que diz que "clássico é um escritor que não se contentou em chatear apenas os contemporâneos".

Sem titubear, Freire respondeu:

'Sou um clássico, sim. Não porque subjetiva e presunçosamente deste modo me considere, mas, porque como clássico sou considerado por todas aquelas e todos aqueles que encontram em minha obra um instrumento para enfrentar um clássico problema: a existência de opressores e oprimidos. Por isso, enquanto esse problema persistir, quero continuar chateando, incomodando e fustigando os que, contemporâneos meus ou não, defendam a permanência das desigualdades'." (leia mais na Revista Fórum)

Nenhum comentário: