sábado, 24 de setembro de 2011

Enquanto uns saem, outros entram de cabeça...

Enquanto uns entram de cabeça no "novo" PT, outros vão abandonando o barco.
Entregaram suas fichas de desfiliação ao partido o professor e militante histórico do PT da região tocantina Carlos Hermes. De lá já tinha dado tchau Isnande Barros. 
Em Paço do Lumiar, sai o ex-vereador de São Luís e militante desde os tempos da Ditadura Militar Ananias Neto. Deixa o PT para continuar na luta contra a oligarquia.
De São Luís saíram também petistas da juventude atuante no "Xô, Rosengana" nas redes sociais, Sóstenes Salgado e o Hugo Freitas.

Essa leva toda seguiu ao PCdoB. Que, por sinal, perdeu, de Chapadinha, o grupo liderado por Manoel do Baturité, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, além do coordenador regional da Cáritas do Maranhão, o sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos - foram buscar seu lugar ao (p) sol.
Ainda do PT, saíram Daby Santos, de Araioses, do movimento de rádios comunitárias e o professor do IFMA Odívio Neto, de São João dos Patos. Também optaram por trilhar a luta popular no PSOL.
Enquanto isso, aderem ao “novo PT”, outra tendência do bloco dos sarnopetistas sob liderança de Eri Castro e Dimas Salustiano, gente da ex-resistência petista como a ex-presidente do Centro de Cultura Negra (CNN), Socorro Guterres, e o ex-coordenador da Associação dos Quilombolas (Aconeruq), Ivo Fonseca.
Cada vez mais estreito o espaço dos que ficam no PT para resistir à oligarquia.



Nota da Coluna Abaporu* - número 07 (corrigida às 10h17 de 26/09/2011)

Abaporu é  a tela brasileira mais valorizada no mundo (1,5 milhão de dólares). Pintada em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral, é um símbolo do movimento modernista, que propunha  deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira. O nome vem do tupi e significa aba(homem), pora (gente) e ú (comer): o "o homem que come gente".

Nenhum comentário: