domingo, 4 de setembro de 2011

Ê, Maranhão! Xô, corrupção!!

Franklin Douglas

      Ê, MARANHÃO! XÔ, CORRUPÇÃO!!

Às vésperas de seu aniversário, São Luís ganhou o reconhecimento de seu bumba meu boi como patrimônio cultural imaterial brasileiro. A oligarquia tomou para si a festa que, na verdade, é do povo que, para fazer bumba meu boi, só precisa de si mesmo.

De como a oligarquia festeja preto e índio, abro aspas ao jornalista Zema Ribeiro:
Este blogue [Blog do Zema Ribeiro] recebe com alegria a notícia do título de patrimônio cultural imaterial brasileiro dado ao complexo cultural do bumba meu boi, (...) (30[8/2011]), em Brasília/DF (o que já havia acontecido anos antes com o tambor de crioula).
Roseana Sarney não perde a pose e a oportunidade e aproveita para ‘sambar’ com diversos personagens de uma de nossas mais destacadas manifestações culturais, outrora alvo de perseguição policial e da elite branca e endinheirada.
Aí é bonito posar ao lado de preto e de índio, os grandes estorvos ao ‘desenvolvimento’ patrocinado pelos governos estadual e federal. Indígenas, quilombolas e sem-terra estão, mais uma vez, acampados na sede do Incra, em São Luís. A governadora nunca se dignou a pisar por lá, nem em junho nem agora, com as mesmas sandálias que valsam toadas.
Roseana Sarney não é índia, não é Catirina e duvido mesmo que levasse algum prêmio na Dança dos Famosos do Domingão do Faustão, devendo ser reconhecida como dançarina apenas por seus fieis bajuladores de plantão. ‘Como dança a governadora!’, devem suspirar emocionados ao vê-la arriscar um passo ou outro para posar para a mídia que lhe serve e lhe ajuda a sustentar a pose.
A governadora é, ao contrário, a dona da fazenda, a dona do mar, aquela que nega a língua e outros nacos do boi a índias, índios, Catirinas, Pais Franciscos, quilombolas, sem-terra e maranhenses outros, famintos e sedentos de justiça e paz, no campo e na cidade.” [Blog do Zema Ribeiro, 31/8/2011 - grifos nossos]
Fecho aspas.
No texto de Zema Ribeiro, política, cultura e questão social nas terras da oligarquia maranhense. Bumba meu boi domesticado e "pra inglês ver". É como a oligarquia gosta de preto e índio no Maranhão!
No próximo dia 8 de setembro, parabéns aos 399 anos de São Luís. Há de sobreviver aos governantes que te dilapidam e te cobrem de falsas promessas!

Em tempo: No dia 7 de setembro, Dia da Independência, um movimento da cidadania brasileira, via as redes sociais da internet, convoca uma manifestação contra a corrupção.
Um Dia da Pátria como um dia contra a corrupção: dos deputados que livram um dos seus de cassação (Deputada Jaqueline Roriz, que recebeu propina do mensalão do DEM de Brasília); dos ministros do condomínio da governabilidade conservadora instaurada no Executivo Federal (Antonio Palocci (PT) e seu enriquecimento ilícito; Alfredo Nascimento (PR) e o aliciamento de deputados com as verbas do DNIT e do Ministério dos Transportes; Wagner Rossi (PMDB) e a propina no Ministério da Agricultura); da oligarquia maranhense que usa o helicóptero de milhões pagos pelo contribuinte para passear para sua ilha particular; do Governo Estadual que nada esclarece do escândalo nas bolsas da FAPEMA, que em seis meses de governo dispensa de licitação pública quase 200 milhões de reais...
No dia da Pátria, faça a sua manifestação pessoal no Twitter, no Facebook, na mensagem de celular aos amigos, nas ruas juntos aos movimentos de combate à corrupção. Cabe a todos nós demonstrar que a corrupção não é um valor legitimado na sociedade, mas um vício/desvio estabelecido pela velha prática patrimonialista da política brasileira.
Por isso, não deixe de dar o seu grito de “XÔ, CORRUPÇÃO!”


Franklin Douglas, jornalista e professor, escreve para o Jornal Pequeno
aos domingos, quinzenalmente

Artigo publicado no Jornal Pequeno (edição 04/09/2011 - página 04).

Nenhum comentário: