sábado, 23 de julho de 2011

Abaporu: terceira edição da Coluna já na blogosfera


Coluna Abaporu
Criação coletiva

ELE ESTÁ DE VOLTA, NO MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA

Quem não lembra da febre de compra de radinhos de pilha para acompanhar os depoimentos da CPI do Crime Organizado, em andamento na Assembleia Legislativa, nos fins da década de 1990?
Pois foi tão somente por conta dessa inesperada repercussão na opinião pública local e nacional, a partir da ação da CPI do Narcotráfico instalada no Congresso Nacional, que a pistolagem no Maranhão ganhou as telas das emissoras de TV, páginas dos principais jornais e cobertura ao vivo das rádios.
O assassinato do delegado Stênio Mendonça, do bando Bel, a figura do Luís Meres, a dramática busca de justiça de Marília Mendonça, as ligações entre Joaquim Lauristo, os deputados José Gerardo e Francisco Caíca e o crime organizado entranhado nos poderes maranhenses se cristalizaram no casal Luís Moura e Ilce Gabina.
Obstinada em viabilizar sua candidatura presidencial para as eleições de 2002, Roseana Sarney decidiu cortar na própria carne da oligarquia: entregou as cabeças da facção oligárquica que fazia o serviço sujo da operação Tigre, mexia com narcotráfico e pistolagem a céu aberto, pois sabia que tinha a proteção "dos de cima".
Pois bem, como está centrada em fazer o “melhor governo de sua vida”, Roseana Sarney não poderia fazê-lo sem devolver Luís Moura à (in)segurança pública do Estado. A sua reincorporação ao trabalho (ele não cumpriu em Pedrinhas os 19 anos de prisão a que foi condenado por alegar reconhecida debilidade de saúde...) coroa a impunidade como regra nas terras maranhenses. Estamos de volta aos tempos da pistolagem dos anos 1950 de Vitorino Freire, onde a justiça se fazia a partir da pistola pendurada no cinto da calça.
Por que a Procuradoria Geral do Estado, do “destemido” e atuante Marcos Lobo no processo de cassação de Jackson Lago, silenciou ante esse escândalo da (in)justiça no Maranhão?
À Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, ao Conselho Estadual de Direitos Humanos, à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, ainda cabe levar essa questão a debate nas instâncias do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça.
É pelo que clama a cidadania maranhense.

A CHARGE E O MOMENTO

Esquenta a primeira fase da pré-campanha das eleições de 2012. Trata-se do momento no qual os pretendentes ao Palácio La Ravardière escolhem suas armas para o pleito. Em regras eleitorais, é o prazo de filiação, necessariamente um ano antes da eleição, onde os candidatos têm que anunciar por qual partido pretendem entrar na disputa.
Fosse uma charge, teríamos assim desenhado o momento atual:
Castelo, perguntando “agora vai?”, montado num triciclo com a roda dianteira sendo lustrada pela deputada Gardeninha (PSDB), sob auxílio do professor Othon Bastos (PSB), e as duas rodas traseiras, cheias de esparadrapos, impedidas de girar para frente, por conta de uma pedra em cada uma delas colocadas pelo PDT e pelo PTC;
Roberto Rocha, mirando com um estilingue a pomba do PSB, pronto para ser arremessado do PSDB por uma catapulta armada pelos deputados Ribamar Alves e Luciano Leitoa, sob olhar descontente dos Tavares;
A deputada Eliziane, de joelhos, orando pelo milagre da candidatura própria do PPS ao "apóstolo" ateu São Roberto(Freire);
Sarney com a calculadora a mão, perguntando a João Alberto (PMDB) se, para a equação oligárquica, é melhor pulverizar ou concentrar, ante a torcida, todos sob o mesmo guarda-chuva em forma de bigode, de Waldir Maranhão-PP, Cleber Verde-PRB, Raimundo Cutrim-DEM, Pedro Fernandes-PTB, Vitor Mendes-PV, Jota Pinto-PR e Pereirinha-PSL com a faixa na mão com a frase “melhor separar agora para unir depois”;
A estrela do PT debaixo do mesmo guarda-chuva, completamente amordaçada por Washington e Monteiro, com Bira e Dutra brigando pela ponta esquerda da estrela;
Haroldo Saboia-PSOL recauchutando uma Brasília amarela, sob olhar de Marcos Silva-PSTU em seu fusquinha vermelho;
E, por fim, Flávio Dino-PCdoB tal qual Jânio Quadros naquela emblemática foto dos anos 60: pernas direcionadas para um lado, braços para outro lado e cabeça e olhos fixos no livro de Lênin “O que fazer?”.
Em dois meses, findo o prazo de filiações, a charge vira fotografia.

PSOL UM PASSO A FRENTE
Por 10 votos favoráveis, nenhum contrário e cinco abstenções, a Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade constituiu uma nova comissão provisória estadual para o PSOL maranhense.
O advogado Nonnato Masson, referência do movimento de luta contra o trabalho escravo, será o presidente da Comissão que reorganizará o partido no estado. A Comissão iniciará o processo de registro e legalização das comissões municipais, organização do III Congresso do partido e construção de sua estratégia organizacional, de atuação junto aos movimentos sociais e tática eleitoral para 2012.
Após o estardalhaço em torno da entrada dos ex-petistas Franklin Douglas, Wagner Baldez, Roberval Costa e do ex-deputado Haroldo Saboia, com a saída do grupo de Paulo Rios e Saulo Arcangeli, onde parecia dar um passo atrás, o PSOL se esforça para dar dois passos à frente em sua atuação no estado.

SAUDADES DO BRIZOLA

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi cria de Leonel Brizola. Pelas mãos do líder pedetista, alçou vôos na burocracia partidária.
Lupi, contudo, parece ter se esquecido de uma das grandes lutas da vida de Brizola: o enfrentamento à Rede Globo e ao monopólio das Comunicações.
Em sua passagem por São Luís, cumpriu a agenda oficial junto à governadora Sarney – nada de correr risco de levar pito! – e, estranhamente, foi pedir benção ao sistema Mirante de comunicação. Visitou o jornal, conheceu os estúdios da TV e reuniu, relatam os blogueiros do sistema, a portas fechadas com Fernando Sarney.
Saudades do Brizola. Fosse ele, chamava de filhote da Ditadura o sistema Mentira de comunicação, como costuma discursar Jackson Lago antes de ser cassado.

DUTRA – PREFEITO?

Se interessar à direção nacional do PT...
Se a direção estadual não atrapalhar...
Se o diretório municipal quiser, pois não disputará prévias...
Se ficar confirmado o caos político no qual a cidade está mergulhada, com os principais postulantes com ficha suja...
... o deputado federal Domingos Dutra (PT) até topa pensar em disputar a Prefeitura de Paço do Lumiar, em 2012.
É muito “se” para ser verdade... e ainda falta o se o povo quiser!

DIÁRIO OFICIAL

As nomeações da nova superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão e do novo Delegado Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) parecem confirmar que PMDB, com seu presidente João Alberto, e PT, com seu presidente Raimundo Monteiro, realmente acertaram os ponteiros quanto ao preenchimento dos cargos federais no Maranhão.
Aberta a porteira, resta saber o que dirão disso os presidentes das demais siglas da base aliada no Maranhão, especialmente os com mandato, como Cleber Verde-PRB, que controla da SEAPE (Ministério da Pesca no estado), Pedro Fernandes-PTB (controla o DNIT), Waldir Maranhão-PP, Sarney Filho-PV, dentre outros.
Em tempo: o delegado do MDA é o sarnopetista Ney Jeferson, nos planos de Washington Luis para aliançar com o PMDB de Paulo Marinho na disputa pela Prefeitura de Caxias. Seu adjunto vem da Democracia Socialista (DS), corrente ligada ao deputado Bira do Pindaré e que detém a cabeça do ministério, em Brasília.


MAL NA FOTO (I)

Pegou mal para o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) se aproveitar de um momento da vida pessoal, posando em foto pra lá de alegre no Bacabal Folia ao lado do antissarneista Márcio Jardim, no intuito de “queimar” o petista. Devidamente vazada do facebook, a foto ilustrou postagens da blogosfera maranhense.
Também bem feito para Jardim, deveria tomar mais cuidado com quem anda brincando, e tirando foto, nas folias da vida!

MAL NA FOTO (II)

    Obcecado em prestar serviço à oligarquia na ramo "mobilização de juventude", o deputado Roberto Costa também deu azar no lançamento do livro de Sarney, no shopping São Luís.
Ao cercar o velho oligarca de jovens famintos por aparecer ao lado de Sarney, Costa quis fica bem na foto, demonstrando liderança e capacidade de mobilização para o chefe do clã.
Se deu mal.
Esqueceu de treinar seus meninos para posar comportados. Um deles, segura o livro com o dedo médio (aquele que se usa para fazer sinal obsceno, do tipo vai tomar no...) bem na cara do honorável. A foto foi devidamente ignorada nas páginas d´O Estado do Maranhão.

    Não dá sorte com foto esse, Roberto!


POUCAS E BOAS...

n Do blogueiro Zema Ribeiro: “Os Sarney José e Roseana anunciaram pendurar as chuteiras em 2014. Dois bons motivos para comemorarem brasileiross e brasileiras
n Chega ao Maranhão? As investigações da Polícia Federal sobre os desvios de recursos públicos no DNIT chegaram ao Piauí. Quando será que atravessará a ponte que liga  Teresina a Timon e todo o resto do Maranhão?
n Nas duas pontas. Seminário de Comunicação do PCdoB no próximo final de semana deve resolver a sui generis situação de ter seu filiado e jornalista Itevaldo Júnior como secretário de Comunicação do partido e, ao mesmo tempo, editor de política do jornal da oligarquia, O Estado do Maranhão. A ver. 
n Quando a esmola é grande... A Resistência Petista birista, que não aglutina nem Domingos Dutra (PT de Aço), nem Márcio Jardim (Movimento PT), divulgou manifesto de solidariedade ao professor Wagner Cabral. Oligarquia e Sarney aparecem umas 13 vezes no texto. No manifesto anterior, que lançou o deputado Bira do Pindaré a prefeito, Sarney não aparece citado nenhuma vez, como observou o jornalista Henrique Bois. Agora, no novo texto antissarney, quem não aparece citado é Bira do Pindaré, nem entre os signatários...


ECOS DO TWITTER...


 FRANCISCO ARAUJO 
Tucano Alvaro Dias quer mudar LDB para criar a contratação de "notório saber" nas universidades. Imagina isso no Maranhão: UEMA e UFMA.

 rubens pereira jr 
Sarney anuncia q irá se aposentar em 2014,e eu só consigo pensar em 1 coisa:Nao deixe p/ fazer amanha o q vc pode fazer hj 

 frei betto 
Quem se beneficiará da energia de Belo Monte? O Sudeste e as mineradoras que terão energia para fazer, da bauxita, lingotes de alumínio pra exportar


 Beatles 


 Frases Literárias 


OBS: Terceira edição da Coluna Abaporu, feita às pressas e sem revisão, já devidamente corrigida em seus erros ortográficos e outros mais. Esperamos ter amenizado a dor da leitura sob tantos erros de antes (atualizada em 00h59min, de 28/07/2011).

Um comentário:

Lígia Teixeira (ligiateixeira@marrapa.com) disse...

Gostei muito da coluna. Parabéns aos que a fazem.