quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de julho: Dia Mundial do Rock - sabia por quê.



"A comemoração do dia mundial do rock teve início no ano de 1985, mais precisamente no dia 13 de julho. Nesse dia houve um evento, chamado Live Aid (a intenção dos organizadores era a arrecadação de dinheiro para a diminuição da miséria e da fome na África), que contou com a participação de diversos artistas de todo o mundo. Entre eles: Paul McCartney, The Who, Led Zeppelin, Madonna, Queen, B. B King, Rolling Stones, Bob Dylan e U2.

O evento ocorreu de forma simultânea em dois locais: Londres (estádio de Wembley) e na Filadélfia (JFK Stadium). Foi transmitido pela BBC para mais de 140 países e alcançou uma audiência de aproximadamente 2 bilhões de telespectadores. A arrecadação, em 16 horas de evento, chegou a 100 milhões de dólares.

Impressionante né? Esse é o Rock'n Roll. Uma música simples, composta na maioria das vezes só por Guitarra, Baixo e Bateria, mas que tem uma energia diferente e sempre uma mensagem a passar.

A história do Rock começa na década de 1950. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. O destaque dessa fase do rock vai para o incrível Elvis Presley.



Na década de 1960, talvez a mais importante desse estilo, o rock produziu nomes como: Beatles, Rolling Stones e Pink Floyd.  No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin".



Leia mais sobre a história do rock, aqui

Nenhum comentário: