quarta-feira, 14 de março de 2012

No Dia Nacional da Poesia, ecos da POESIA DO MUNDO


A partir deste Dia Nacional da Poesia, damos um tempo ao POESIA DE QUINTA no Ecos das Lutas, pois a querida Deíla Maia tem andado muito ocupada com seu verso mais precioso, a pequena filha nascida este ano.
Passamos então a, toda quarta-feira, publicar o que de melhor nos traz Lissandra Leite da POESIA DO MUNDO, blogue no qual a jornalista nos dá de presente uma poesia por dia no seu, como ela diz, "diário poético-visual sem Lei Rouanet".
Começamos com ELE, de Elisa Lucinda, e com PARA UMA GRANDE DAMA, dos maranhenses Nosly Jr e Fernando Abreu.

POESIA DO MUNDO (número 01)
Por Lissandra Leite


Ele - Elisa Lucinda


Para uma grande dama - Nosly Jr e Fernando Abreu




Sobre o Dia Nacional da Poesia, leia mais aqui:


"O Dia Nacional da Poesia comemora-se, não por acaso, no dia do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, 14 de março de 1847. Poeta do Romantismo que ficou conhecido como “poeta dos escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.
Uma das poesias mais conhecidas de Castro Alves é “Navio Negreiro”, na qual ele mostra indignação ao preconceito racial e a situação em que viviam os negros.  Seus poemas eram movidos por amor e pela luta por liberdade e justiça.
O termo “poesia” é aplicado a estrutura de texto que é dividida em versos. Cada linha de um poema é considerada um verso e um conjunto de versos forma uma estrofe.
Não há poesia sem ritmo, estrofe e rima, mas esses três quesitos nem sempre são apresentados juntos num mesmo texto. Outra característica do poema é a métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos.
Com o passar dos anos a poesia foi se dividindo por fases: barroco, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, até chegar à forma que se escreve hoje." (texto original aqui)

Nenhum comentário: