domingo, 10 de maio de 2015

UFRJ x UFMA: QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA...



Trechos da entrevista de Roberto Leher, eleito reitor da UFRJ com a maior participação estudantil da história da UFRJ

              ***  RECURSOS FINANCEIROS ***
Entre 2007 e 2014, tivemos um aumento de 55% no número de alunos da UFRJ. Mas hoje nós temos metade da verba de custeio: em 2011, era R$ 230 milhões para manutenção e pagávamos 870 terceirizados. Hoje, são R$ 301 milhões para 5 mil terceirizados. Em 2014, não houve verba para investimento.


              ***  SEGURANÇA NO CAMPUS ***    
Nossos alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS) saem do Centro apavorados, por exemplo. Os seguranças precisam conhecer a realidade das pessoas, e precisamos de um corpo de vigilantes próprio da universidade.


            ***  ELEIÇÃO COM PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA DOS ESTUDANTES ***
A nossa mensagem foi capaz de encantar e estimular uma parcela muito grande da universidade. Temos muito orgulho de termos tido quase 10 mil votos de estudantes, foi a maior participação estudantil da história da UFRJ.


            ***  A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA ***
vamos mudar o perfil do estudante, ótimo! Mas vamos dar condições para eles estudarem, se não é falsa expansão. Ele entra e a universidade fala, “olha, só fica aqui se tiver dinheiro”. Assim não dá. Houve falhas no planejamento, sem falar nas questões acadêmicas.


            ***  O PAPEL DE UM REITOR DE ESQUERDA ***
Sou uma pessoa que tem formação de esquerda, no campo marxista, e historicamente a esquerda sempre foi muito generosa no campo da ciência. Einstein, Freud... São formuladores. Serei um reitor preocupado com a autonomia da ciência dentro da universidade, sem perspectiva partidária. Quem faz a afirmação de que a universidade é usada para doutrinar não tem nem a menor noção de como funciona esse ambiente.


-------
Leia a entrevista completa no saite do Jornal O Dia, aqui.

Nenhum comentário: